Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

bardo 15/01/2024

A despeito de ser provavelmente uma de suas coletâneas de contos mais conhecidas essa não me parece ser a melhor obra para começar a ler Clarice. Em comparação o Felicidade Clandestina apresenta uma Clarice muito mais acessível e que não vai assustar o leitor num primeiro contato.
Aqui à semelhança do que ocorre com quem lê o primeiro romance temos uma Clarice mais crua, mais hermética, que recorre mais a subterfúgios. Em mais de um conto o leitor vai terminar a leitura se perguntando afinal o que leu.
Cabe ressaltar também um certo anacronismo, que se sente principalmente no conto A Menor Mulher do Mundo, que pode soar bem indigesto, é preciso ter em mente a época em que o conto foi escrito, para não mal interpretar o que Clarice quer dizer. Ainda dentro desse espírito o papel da mulher nesses primeiros contos talvez pareça para alguns um tanto limitado. Novamente é preciso se ater ao tempo histórico.
Por mais que a obra de Clarice seja transgressora em muitos aspectos, a forma como ela entendia os papeis feminino e masculino pode soar um tanto antiquada para o leitor de hoje. Ao mesmo tempo esses papéis não se prendem exatamente aos gêneros e sim a ideia de polaridades. Aqui nem tanto, mas em outras obras percebemos a autora “invertendo” essa dinâmica de poder.
Temos aqui uma das mais importantes obras de Clarice, mas que será melhor compreendida pelo leitor já habituado a escrita Clareciana, que já tenha alguma noção de suas simbologias e de sua mística particular. Apesar disso dos contos aqui contidos destacam-se: Uma Galinha, Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, A Menor Mulher do Mundo, Preciosidade, Os Laços de Família e O Crime do Professor de Matemática.

Impressões dos contos:

Devaneio e Embriaguez Duma Rapariga
📚📚📚
Um primeiro conto estranho, demora um pouco para se entender o que está acontecendo, se é que se pode dizer que algo externo de fato acontece. Ainda assim Clarice consegue com poucas linhas nos envolver e nos fazer se interessar pela sua protagonista

Amor
📚📚📚📚
Impressiona a capacidade de Clarice de falar tanto com tão pouco, a despeito da estranheza do detonador da epifania, o que ela descreve é identificável a quase todo mundo.

Uma Galinha
📚📚📚📚
Provavelmente um dos contos mais conhecidos e inesperados de Clarice. Com mais camadas do que deixa parecer, a julgar pelo final abrupto e inesperado."

A Imitação da Rosa
📚📚📚📚📚
Talvez um dos contos mais perturbadores do livro, cheio de entrelinhas ao falar ao mesmo tempo de uma doença mental e da perfeição impossível.

Feliz Aniversário
📚📚📚📚
Impressiona a forma cruel e absolutamente precisa com que Clarice escancara o rancor e o ressentimento das relações familiares, bem como o medo e o horror da velhice.

A Menor Mulher do Mundo
📚📚📚📚
Num conto que provavelmente é lido com certo desconforto hoje em dia, Clarice da conta de descrever o profundo incômodo da diferença por meio do absurdo.

O Jantar
📚📚📚📚
Um pequeno conto onde a autora se propõe a nos mostrar o exercício que fazemos ao tentar decifrar os enigmas alheios por suas expressões e os julgamentos que fazemos equivocados ou não.

Preciosidade
📚📚📚📚
Um conto estranho e perturbador, sobre a perda da inocência. A ambiguidade porém lhe dá traços mais sombrios do que os talvez pretendidos pela autora.

Os Laços de Família
📚📚📚📚📚
Mais um conto onde interessam mais as entrelinhas do que o que é dito, a maneira como a autora capta as minúcias da relação familiar. Os complexos amor e ódio entrelaçados.

Começos de Uma Fortuna
📚📚📚
Um conto que meio que retoma o tema do Preciosidade mas agora sob a ótica de um rapaz e o dilema de deixar a infância.

Mistério Em São Cristóvão
📚📚📚📚
Algo que chama a atenção nos contos de Clarice é o não diretamente dito, o que talvez deixe algum leitor frustrado, principalmente numa leitura rápida e desatenta.

O Crime do Professor de Matemática
📚📚📚📚
Mais um conto estranho, cheio de entrelinhas e coisas não ditas, ao mesmo tempo aqui e ali verdade sendo lançadas pra o leitor pensar.

O Búfalo
📚📚📚📚
E encerrando a coletânea temos um conto simbólico, um tanto exasperante na sua beleza aparentemente ausente de significado.

Nescaw 15/01/2024

Como esse livro é dividido em pequenas histórias diferentes, eu posso dizer que gostei de algumas e outras não. Talvez eu só não consegui entender o que estava acontecendo (eu não senti). Foi meu primeiro contato com Clarisse Lispector e sim, é uma escrita simples mas complicada. Você só entende quando lê. Mas em resumo, algumas histórias eu pude sentir e absorver o que Clarisse colocou no papel.

Edu Carvalho 14/01/2024

Simplesmente, Clarice!
Não tem muito o que dizer desse livro! São contos de uma das maiores escritoras que já existiu. Sou suspeito a falar de Clarice, há um amor platônico de minha parte! Apenas leiam, saboreiem esses escritos!

Isabelle.Prall 13/01/2024

Uma leitura agradável, são vários contos cada um traz para o leitor uma sensação diferente. porem devido a escrita extremamente formal é mais complicadinho de ler

mari ana 12/01/2024

Eu amo a clarice e tudo que ela escreve, isso é fato. Por mais que alguns contos eu não tenha entendido de primeira (e por isso a nota 4) eu pretendo ler de novo junto de algumas análises. Mas a arte dela em descrever os locais incluindo na história, em alguns contos mostrando que até nosso modo de perceber essas pequenas coisas mudam, mostram como estamos tão incluídos em nosso meio e como absolutamente tudo nos afeta. A epifania que temos no cotidiano, olhando pra uma árvore balançando ou vendo crianças brincando, tudo trazendo as pessoas a fazerem uma reflexão tanto interna quanto externa é simplesmente divino e eu fiquei completamente apaixonada.

hafronita 10/01/2024

Tramas afetivas e reflexoes presentes em Laços de Família
Felicidade ilusória que dança ao ritmo de um lirismo intenso. Não subestime, é um universo que permeia o seu dia a dia, onde você pode descobrir, reconhecer e abraçar as características ? talvez perceba que alguém próximo a você compartilha desse cenário. Navegando e preenchendo mentes persuasivas, Clarice Lispector penetra em um ambiente repentino, súbito, revelando como a vida real, ao longo de seis décadas, permanece inalterada. Entre os vínculos de famílias burguesas, desfavorecidas e solitárias, a tensão se entrelaça no cotidiano, infiltrando-se imperceptivelmente na alma.

A escrita de Clarice é um fio perigoso e persuasivo. À medida que se aventura nas profundezas do oceano dos pensamentos passados, é como se estivesse perdido em um labirinto marinho, mas, magicamente, os parágrafos subsequentes agem tal como correntes de maré que o trazem de volta à luz do protagonismo, revelando a verdade escondida nas entrelinhas do conto. Nessa dança de palavras, a escritora pertencente à terceira geração do Modernismo emerge como uma tapeçaria rústica, tecida com fios psicodélicos, enquanto narradora, como uma observadora íntima, sussurra segredos igual um vento inebriante no seu ouvido. É sobre estar imerso em um caleidoscópio de narrativas e de entendimentos, subjetivo, julgo, com um conto dentro de um conto, onde cada frase é uma pétala solta flutuando no terror do cotidiano brasileiro, desdobrando-se em múltiplos cenários como um jardim botânico cinza.

Da mesma maneira de uma dança complexa, Clarice nos conduz por Laços de Família. Desde a mulher-esposa, uma dançarina cujos passos são uma submissão silenciosa na sinfonia do matrimônio, e avançando para a solidão, até a uma solista desejosa de degustar as notas amargas do ódio, onde cada virar de página é uma mudança de cenário, como cortinas em maio. Nestes 13 contos, a escrita é uma aliada, a qual entrelaça experiências femininas à semelhança de fios quebrados, revelando conflitos nas altas esferas da sociedade e a vulnerabilidade nua, pintando um retrato vívido. Sua linguagem é um jardim de metáforas desafiadoras, onde cada flor, com traços psicológicos, desafia a compreensão imediata. É sobre deixar a leitura fluir como um rio, pois as palavras guiarão você através dos véus da compreensão, cada frase ecoando como uma nota melancólica da própria alma da autora.

Muitas frases irão ecoar na calada da noite, pois as histórias são apenas a ponta do iceberg visível, enquanto a profundidade da narrativa se estende muito além das palavras que se combinam.

?Considerou a ferocidade com que queremos brincar e o número de vezes em que mataremos por amor?;
?Não ser devorado é o objetivo secreto de toda uma vida?;
?Não, não se podia dizer que amava sua mãe. Sua mãe lhe doía, era isso?;
?Se sentia frustrado porque há muito não poderia viver senão com ela. E ela conseguia tomar seus momentos ? sozinha?;
?A morte era o seu mistério?.

cobengrita 09/01/2024

Detalhado, descritivo
"Num gesto que não era seu, mas que pareceu natural"

Gostei muito como a Clarice descreve as coisas, como ela sabe explicar momentos rotineiros mas indicando o que as pessoas em volta estão pensado, anotei algumas frases muito legais desses apontamentos que ela faz durante os contos. Ela consegue passar de certa forma os sentimentos das personagens, de desespero à alegria, mesmo melancólico foi uma leitura muito interessante, e como primeiro contato com obras da Clarice Lispector foi bem positivo.

Diego Vertu @outro_livro_lido 08/01/2024

Laços de Família
No livro temos 13 contos que se ligam de forma sutil. Clarice mostra a realidade e o cotidiano através da perspectiva feminina já que grande parte desses contos o protagonismo é feminino. Dentro de uma escrita genial da autora, ela debate o machismo, a solidão, os devaneios, os amores, as desconfianças entre outros temas, o interessante é que as narrativas que faz jus ao título "Laços de Família" nos leva a refletir situações que acontecem no nosso contexto familiar.
Os contos que mais gostei foi: Amor, O crime do Professor de Matemática, O Búfalo, Feliz Aniversário e A galinha.

Acho que foi uma porta para o mundo de Lispector quero ler mais da autora.

emi 31/12/2023

Laços de família
Nada melhor do que terminar um ano com Clarice. Laços de família é uma coleção de contos que entrelaçam famílias, pessoas, animais e sentimentos lá do fundo do nosso ser. Extremamente interessante, mais uma maneira de podermos espiar um pouco como a mente de Clarice Lispector funciona.

venusy 31/12/2023

Reunião de contos clássicos atemporais
Se fosse para ser justa, eu deveria escrever detalhadamente sobre cada conto nessa resenha, mas isso seria impossível, especialmente porque não gostei de todos. Foi muito "8 ou 80", alguns contos não me marcaram em nada, achei sinceramente uma perca de tempo e de páginas, enquanto outros foram para mim o ápice da genialidade dessa mulher. Destaco aqui, A Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, O Crime do Professor de Matemática, Preciosidade, Laços de Família e O Búfalo.

Nesse livro, que na minha opinião, é muito melhor que A Hora da Estrela para quem quer começar a ler Clarice, e muito mais que isso, é bem superior mesmo, não sei se porque eu já estava adaptada a escrita peculiar dela quando comecei Laços de Família ou se porque eu busquei análises sobre os contos durante a leitura. De todo modo, gostei muito mais desse e se tornou não só meu favorito da Clarice, mas um dos melhores que li até agora.

Nesse livro, a autora explora o que se tornou sua marca registrada: a epifania que surge nos momentos banais do cotidiano, que envolve a trama de praticamente todos os contos da coletânea, e a linguagem metafórica e que se desenrola conforme os pensamentos da autora e dos personagens. Tudo isso Clarice executa com maestria, como só alguém que possui conhecimento elevado sobre a psique e os laços humanos consegue fazer.

Os temas explorados nas narrativas se encontram na esfera familiar do cotidiano e simples, e vai desde as relações parentais à dinâmica patriarcal. Clarice tem um jeito único de nos fazer perceber aqui coisas que passam despercebidas no dia a dia, trazendo a beleza, ou a tristeza, de coisas que as vezes não nos damos conta. Me senti inúmeras vezes tocada por alguns contos e maravilhada pela maneira como eles me fizeram perceber nuances diferentes a cada interpretação. Clarice nos permite explorar diferentes perspectivas, interpretações e realidades e eu acho que é isso que torna essa coletânea diferente de outros contos que já li.

Laços de Família me fez repensar sobre desistir dessa autora que é uma dádiva para a literatura nacional, vou persistir lendo outros dela e quebrando a cabeça tentando entender o que se passava na cabecinha genial dessa mulher por quem nutro tanta admiração e identificação.

aline 31/12/2023

Contos que valem a pena
Cada conto desse livro é uma experiência maravilhosa, trazendo varias reflexões sobre a natureza humana. Uma obra impecável e cativante.

?E, se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia.?

JosA225 30/12/2023

Laços de Família
Contos escritos por Clarice Lispector não são contos simples, ao contrário são estórias cheias de metáforas, várias camadas de ideias não expressa. Uma reunião de família não é uma simples reunião de família mas tem por trás toda uma radiografia de cada membro da família.

Malu Alves 29/12/2023

Gênia.
Livro com 13 contos da Clarice lispector, meus favoritos foram: "Uma galinha"; "Feliz aniversário"; "O jantar" e "O crime do professor de matemática"

edwarda79 26/12/2023

"Família é..."
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações humanas.

Com uma prosa introspectiva e poética, Lispector explora as nuances da vida cotidiana, revelando a fragilidade das conexões familiares. Os contos que compõem o livro são como janelas para a alma, abrindo-se para revelar as inquietudes, anseios e silêncios que permeiam os personagens.

A autora utiliza uma linguagem rica e simbólica, desafiando o leitor a refletir sobre a essência da existência e os laços que nos unem. "Laços de Família" é uma obra que transcende o tempo, convidando-nos a explorar as intricadas teias emocionais que formam nossas relações mais próximas.