Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

EsterMds 25/04/2024

Clássico para voltar à literatura brasileira
Sempre temos um preconceito com clássicos, por achar difícil, confuso, chato. A leitura desse livro flui, os devaneios dos personagens se assemelham aos nossos hoje em dia, sentimentos profundos são revelados. Difícil não se identificar com algum personagem. A leitura em conto facilita, pois logo chega-se à conclusão.

Chandler_bing 23/04/2024

Simplesmente espetacular!
Alguns desses contos são meu império romano. Já perdi a conta de quantas vezes os li.
Clarice era uma contista genial e através dessas histórias ela conseguiu capturar de forma magistral diferentes facetas da consciência humana. Esses contos abriram novos caminhos de pensamento em mim que eu nem sabia que existiam.
Deem uma chance e leiam, não vão se arrepender!

Leticia 22/04/2024

Meu terceiro livro da autora é confesso que esse foi o que eu menos gostei, não por ser ruim pelo contrário é um livro incrível mas eu me senti incrivelmente burrakkk sei que algumas leituras é para ler com o coração mas nesse não me conectei tanto, apesar de alguns me prenderem tanto que uma semana depois ainda pensava neles, pra quem vai ter o primeiro contato com clarice não recomendo esse mas pra quem já está acostumado sim.

Missrae 22/04/2024

Isso é tão um subúrbio carioca nos anos 60
Eu tenho esse livro a um ano.E a um ano atrás eu tentei lê-lo,mas talvez pela época em que eu estava,ou o tipo de linguagem que ele apresenta eu não consegui passar dos dois primeiros contos.

A escrita da Clarice é um charme.É tão elegante,tão fina,tão bossa nova e anos 60 que nossa,é fácil você se ver ali.Nesse livro,ela explora bastante a bolha social média-alta que existia no Rio,fazendo todo um arranjo pra ser visto,e que não necessariamente é a realidade da cidade.

É bonito,é polido.E é problematico.Pra 🤬 #$%!& .O conto da pequena flor é um desses casos.Foi absolutamente nojento ler alguns dos comentários ali presentes que me deram muita vontade de abandonar a história e o livro em si.Em compensação tem contos FODAS como laços de família, preciosidade e a imitação da Rosa.

Esse três contos que eu destaquei foram o ponto alto da coletânea.Eles são inteligentes,brilhantes em seu cotidiano de uma forma tão crua que nossa.Muito,muito bom.

Eu obviamente vou dar outra chance pros escritos da Clarice,mas esse é um que eu tenho mais críticas do que elogios,mas ainda assim tem textos brilhantes.

fabb1998 21/04/2024

Laços de família
A graça em ler a autora é a arte de tentar desvendar tudo aquilo que ela nos traz em palavras: beleza e dor. Ler laços de família foi isso, tentar desvendar a poesia cotidiana vista pelos olhos e pelo imaginário de Clarice.

Emily153 21/04/2024

Primeiro livro
Esse foi meu primeiro contato com a Clarice e me apaixonei bastante pela escrita única dela. acabei comprando outro livro dela e espero que seja tão bom quanto esse.

mariah andery 21/04/2024

Clarisse eu te amo
Amei demais todos os contos, o jeito que ela descreve as coisas simples é incrível
o melhor conto foi o do matemático, lindo e triste

tefa.alves 18/04/2024

Lindo! lindo! lindo!
Terceiro livro da clarice que eu leio! segundo de contos, o livro possui treze contos e em cada um deles podemos tirar uma reflexão filosófica da vida e dos sentimentos dos personagens, aborda os mais diversos tipos de famílias (podendo elas serem unidas ou não) e sempre tendo como principal cenário a burguesia carioca.
contos favoritos: amor, preciosidade e o búfalo.

Igor.Banin 16/04/2024

Ok
Coletânea de títulos mediana. Os primeiros contos valem bastante a pena, mas da metade para frente a obra perde força.

Let 12/04/2024

Olhos atentos da clarice
eu só nn dei cinco estrelas pq alguns contos eu nn consegui entender. mas é aquilo né, qnd se trata da clarice vc nn tem q entender, vc tem q sentir.
alguns contos bateram em mim e eu senti demais, mexeram em algo dentro de mim e me fizeram refletir. já outros nn fizeram sentido algum pra mim.
uma coisa q eu gosto muito nos contos da clarice é que ela tem um olhar muito atento sobre o cotidiano, ela faz coisas simples do dia a dia se transformarem em experiencias profundamente transformadoras. e eu acho isso muito interessante, ela era uma pessoa muito profunda, muito cheia de conhecimento e de emoções. admiro demais isso nela

meslivres 07/04/2024

A imitação da rosa
?Devaneio e embriaguez duma rapariga?, ?Amor?, ?A imitação da rosa?, ?Preciosidade? e ?O crime do professor de matemática? são meus favoritos dessa coletânea.

lau.zi 06/04/2024

Gosto demais desse livro, não é a primeira vez lendo ou relendo.
Mexe com você as escritas da Clarice Lispector

oniias_c 03/04/2024

Clarice escreve pra sentir e como é bom sentir Clarice.
"Laços de família" leva o leitor a reflexões profundas. Ler Clarice Lispector é entender que você precisa fugir do óbvio, sobresaltar as próprias palavras. Ela não escreve de uma maneira comum, de rápido entendimento ou reflexão. A beleza de ler algo que Clarice escreve é pensar, é ir além, é tentar decifrar que metáforas ela usou para construir sua narrativa, é pensar como alguém angustiado e com necessidade de ser livre.Contos marcantes e com mil possibilidades de análises e construções de interpretações e futuros artigos. Essa mulher sabia o que fazia!!

Beatriz 02/04/2024

Para desembrulhar
Laços de família é um livro de contos da nossa grande e inigualável Clarice Lispector. Por conter poucas páginas pode enganar os desavisados, que podem pensar que se trata de um livro leve para um fim de domingo. Não é, afinal de contas estamos falando de Clarice Lispector... Cada conto de Laços de Família te leva a um mundo completamente único. Cheios de crueza, tensão, mistério, subjetividade. E muitas vezes difíceis de acessar e compreender. Mas com paciência vamos desbravando os universos que a autora compõe e ora nos abismando, ora perdidos, terminamos com muito o que pensar. Me peguei inclusive lendo artigos no final de alguns contos para ampliar a interpretação...
É difícil até de resenhar, mas em resumo aconselho calma para desatar cada um dos contos individualmente. Clarice sempre vale a pena!

Débora 31/03/2024

Tá, pode ser só impressão minha, uma intuição ou preconceito, mas a Clarice é diferente e uma das causas disso é por ela ser mulher.
Li homens demais e, por mais criativos que sejam, eles não entendem nem saberiam descrever com tamanha precisão certas dores femininas.

A Clarice, então, sabe dar voz a muitas "impressões de mulher" que nunca encontrei antes num livro.

O livro é cruel e ri de si mesmo, mesmo quando dói. Muito sensível e muito muito bom.

Meus contos favoritos foram o Preciosidade, o da galinha e o do cego.