Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

lispectoreana 17/07/2023

Laços de Família
Gostei, porém acho que Clarice tenha obras melhores e que, pelo menos para mim, sejam mais cativantes. Ainda, é sempre um prazer te contato com a escrita dela. Não vejo a hora de poder ler mais.

Larissa Guimarães 17/02/2021

Não sou muito adepta aos contos mas confesso que me surpreendi, alguns me prenderam bastante e outros achei de difícil interpretação. Adoro a linguagem de Clarice, vida cotidiana, personagens comuns e ela faz da trama uma verdadeira poesia.

joaoggur 20/01/2022

Contos macambúzios e reflexivos.
Em Laços de Família, Clarice discorre sobre alguns contos, todos bem desenvolvidos e interessantes. Com abordagens vezes simples, vezes profundas, todos são bem desenvolvidos, nos fazendo pensar durante certo tempo.

Essa é uma das melhores habilidades de Clarice: fazer um texto do qual temos que refletir e refletir para chegar em conclusões.

Para mim todos os escritos que não entendo são de enorme interesse e admiração: como alguém escreveu algo, e eu que sou alfabetizado não entendi?

Matheus656 04/05/2021

Laços de Família
Acho que o Livro é muito bom para ter um contato inicial com Clarice, no começo custei a acostumar com sua escrita e profundidade, mas os contos foram ficando cada vez mais interessantes e bonitos
O texto no geral é realmente sobre laços de família, relações no cotidiano, mas com uma profundidade imensa e com as recorrentes epifanias despertadas por situações comuns no dia a dia

Gabriela 30/10/2023

Laços de Família ?
Laços de Família é uma obra de Clarice Lispector que contém Vários contos curtos.
Mas ao mesmo tempo elaborada,pois a mesma utiliza uma linguagem poética e introspectiva para explorar as emoções e o choque cultural de cada personagem que ela trabalha.

Ela desafia o leitor a questionar sobre muitos assuntos, inclusive o senso moral e ética é envolvente. ??

Gabrielle 16/04/2023

Laços de família
O conto que mais me marcou me remeteu à época que eu tinha a idade da personagem principal- justamente a época que tive meu primeiro contato com a autora. Levei metade da minha vida pra ler Clarice novamente, mas não quero demorar tanto para lê-la de novo.

Os contos me trouxeram muitos sentimentos e reflexões, com certeza alguns destes contos vão ficar na minha mente por muito tempo.

Frankcimarks 06/01/2022

Contos memoráveis, não todos.
Essa coletânea de contos é com certeza marcante. Clarice sabe construir bem as imagens necessárias para a tornar memorável: uma mulher num bonde vendo um cego mascar chiclete, ( AMOR), tem uma epifania; um antropólogo que cataloga A MENOR MULHER DO MUNDO num país da África; uma galinha que escapa de virar refeição de uma família graças a própria maternidade ( UMA GALINHA); um professor que enterra um cão morto e acredita estar fazendo um "acerto" de contas com seu passado, em que abandonou seu próprio cachorro numa mudança de cidade ( O CRIME DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA); uma mulher num zoológico buscando um animal que desperte ódio em seu coração que sofre por amor ( O BÚFALO).

Ao meu ver esses são os melhores contos, exatamente por serem, para mim, os mais memoráveis e significativos.

r3adelle 21/09/2022

fui obrigada parte 2
esse aqui pelo menos foi bom, a escrita da Clarice que achei q fosse ser insuportável na real é incrível e sensível q vc consegue se identificar um pouco com cada um dos personagens dela, enxergar a sua família em cada um desses contos

13marcioricardo 20/07/2021

Livro de Contos
O primeiro livro que li da autora " Água Viva " era realmente diferenciado. Deste eu esperava mais, uma desilusão.

Alessandro81 30/03/2024

Uma leitura complexa como sempre
Devo começar dizendo que eu esperava uma leitura de história única, mas o que recebi foi um compilado de cenas únicas e histórias diferentes. De toda forma, eu recebi oque eu sempre espero das leituras de Clarice: a complexidade da sua escrita e o deleite do belo uso das palavras. O livro em si fala de diversos contextos, como a fuga de uma galinha vista pela visão da galinha, um homem velho sendo admirado por alguém enquanto come e bebe num restaurante, uma festa de aniversário de uma senhora de 89 anos que ninguém acreditava ter consciência do momento, entre outros... O importante é que a leitura é sempre gostosa de ser lida.
Leitorconvicto 30/03/2024minha estante
Os contos que mais admiro estão nesse livro

Bruna 17/07/2022

Como sempre maravilhoso ler Clarice. Os melhores contos dela são sempre com crianças.
Agora que tenho o livro físico da coleção da Rocco, quero todos, são muito gostosos de ler e são lindos, com as próprias artes da autora nas capas.

Fulana Leitora 23/04/2013

Em Laços de Família, Clarice Lispector nos apresenta treze contos: Devaneio e Embriaguez duma Rapariga, Amor, Uma Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, A Menor Mulher do Mundo, O Jantar, Preciosidade, Os Laços de Família, Começos de Uma Fortuna, Mistério em São Cristóvão, O Crime do Professor de Matemática e O Búfalo.

Contos que nos revelam a essência do ser humano, suas dúvidas, medos, ambições, anseios, limitações, segredos... Clarice, nesses contos, nos mostra o que há de mais íntimo no ser humano. E tudo pelos meios mais corriqueiros e banais. Através dos atos mais comuns, das palavras mais faladas. Do ir ao mercado a sair para jantar. Do preparo da comida ao limpar da casa. Clarice nos mostra que tudo que fazemos e falamos esta impregnado pela nossa essência, mas, estamos sempre com muita pressa para parar e perceber essas sutilezas.

Como sempre, a escrita de Clarice nos leva a reflexão. O que há por trás das palavras? O que há por trás desse gesto? E desse sorriso?... Após essa leitura você se vê mais suscetível a perceber essas pequenas coisas. A se questionar, a se interessar pelo comum, corriqueiro, pelo cotidiano; que está repleto de sentimentos e carregado de emoções prontas a serem desvendadas.

“Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem.”

Bruna 18/07/2023

Laços de Família
Tudo que a Clarice escreve é de uma qualidade imensas. Não gostei de alguns contos, mas adorei a grande maioria.

Sue 28/09/2021

Poesia em prosa
Até porque é poesia em prosa, é mais difícil de entender, mas é mais encantador também. Navega em águas profundas dos sentimentos das pessoas, flerta com as alucinações muitas vezes para explicar, para ilustrar, sentimentos, agonias, tristezas, medos, aflições. É um livro de contos e tem contos de todos os tipos, tudo é enredo para Clarisse, andar sozinha, uma visita num zoológico, visita de parente, abandono de um cachorro, o dia a dia de uma dona de casa, mas em todos um ponto em comum: a profundidade de sentimentos, o mergulho fundo, até onde a pressão já é muito alta e tudo é muito confuso e não se sabe mais para onde nadar... infelizmente é um livro curto.