Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

GabyyAlmeida 01/05/2021

Laços de Família
Nos apresenta as relações familiares como elas são, mas que não nos damos conta. A rotina e sua quebra por acontecimentos inesperados que fazem os personagens dos contos repensarem totalmente sua vida.
Precisarei amadurecer mais para compreender os contos de Clarice Lispector.
Francisco240 01/05/2021minha estante
Meus parabéns pela nova conquista.
Obs: ainda tô amadurecendo?

GabyyAlmeida 01/05/2021minha estante
Obrigada!
Obs: estou no início?

Francisco240 01/05/2021minha estante
Correção: nós estamos

Dark_moon.ii 29/03/2022

Clarice Lispector é uma excelente escritora isso não nego. Mas acho que não esperava um conto com um ar tão... Arrastado. Eu estou mais acostumada com os "contos perfeitos" da Lygia Fagundes Telles, acho que por isso não me acostumei com essa diferença drástica. Mas mesmo assim eu recomendo a leitura.

bardo 15/01/2024

A despeito de ser provavelmente uma de suas coletâneas de contos mais conhecidas essa não me parece ser a melhor obra para começar a ler Clarice. Em comparação o Felicidade Clandestina apresenta uma Clarice muito mais acessível e que não vai assustar o leitor num primeiro contato.
Aqui à semelhança do que ocorre com quem lê o primeiro romance temos uma Clarice mais crua, mais hermética, que recorre mais a subterfúgios. Em mais de um conto o leitor vai terminar a leitura se perguntando afinal o que leu.
Cabe ressaltar também um certo anacronismo, que se sente principalmente no conto A Menor Mulher do Mundo, que pode soar bem indigesto, é preciso ter em mente a época em que o conto foi escrito, para não mal interpretar o que Clarice quer dizer. Ainda dentro desse espírito o papel da mulher nesses primeiros contos talvez pareça para alguns um tanto limitado. Novamente é preciso se ater ao tempo histórico.
Por mais que a obra de Clarice seja transgressora em muitos aspectos, a forma como ela entendia os papeis feminino e masculino pode soar um tanto antiquada para o leitor de hoje. Ao mesmo tempo esses papéis não se prendem exatamente aos gêneros e sim a ideia de polaridades. Aqui nem tanto, mas em outras obras percebemos a autora “invertendo” essa dinâmica de poder.
Temos aqui uma das mais importantes obras de Clarice, mas que será melhor compreendida pelo leitor já habituado a escrita Clareciana, que já tenha alguma noção de suas simbologias e de sua mística particular. Apesar disso dos contos aqui contidos destacam-se: Uma Galinha, Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, A Menor Mulher do Mundo, Preciosidade, Os Laços de Família e O Crime do Professor de Matemática.

Impressões dos contos:

Devaneio e Embriaguez Duma Rapariga
📚📚📚
Um primeiro conto estranho, demora um pouco para se entender o que está acontecendo, se é que se pode dizer que algo externo de fato acontece. Ainda assim Clarice consegue com poucas linhas nos envolver e nos fazer se interessar pela sua protagonista

Amor
📚📚📚📚
Impressiona a capacidade de Clarice de falar tanto com tão pouco, a despeito da estranheza do detonador da epifania, o que ela descreve é identificável a quase todo mundo.

Uma Galinha
📚📚📚📚
Provavelmente um dos contos mais conhecidos e inesperados de Clarice. Com mais camadas do que deixa parecer, a julgar pelo final abrupto e inesperado."

A Imitação da Rosa
📚📚📚📚📚
Talvez um dos contos mais perturbadores do livro, cheio de entrelinhas ao falar ao mesmo tempo de uma doença mental e da perfeição impossível.

Feliz Aniversário
📚📚📚📚
Impressiona a forma cruel e absolutamente precisa com que Clarice escancara o rancor e o ressentimento das relações familiares, bem como o medo e o horror da velhice.

A Menor Mulher do Mundo
📚📚📚📚
Num conto que provavelmente é lido com certo desconforto hoje em dia, Clarice da conta de descrever o profundo incômodo da diferença por meio do absurdo.

O Jantar
📚📚📚📚
Um pequeno conto onde a autora se propõe a nos mostrar o exercício que fazemos ao tentar decifrar os enigmas alheios por suas expressões e os julgamentos que fazemos equivocados ou não.

Preciosidade
📚📚📚📚
Um conto estranho e perturbador, sobre a perda da inocência. A ambiguidade porém lhe dá traços mais sombrios do que os talvez pretendidos pela autora.

Os Laços de Família
📚📚📚📚📚
Mais um conto onde interessam mais as entrelinhas do que o que é dito, a maneira como a autora capta as minúcias da relação familiar. Os complexos amor e ódio entrelaçados.

Começos de Uma Fortuna
📚📚📚
Um conto que meio que retoma o tema do Preciosidade mas agora sob a ótica de um rapaz e o dilema de deixar a infância.

Mistério Em São Cristóvão
📚📚📚📚
Algo que chama a atenção nos contos de Clarice é o não diretamente dito, o que talvez deixe algum leitor frustrado, principalmente numa leitura rápida e desatenta.

O Crime do Professor de Matemática
📚📚📚📚
Mais um conto estranho, cheio de entrelinhas e coisas não ditas, ao mesmo tempo aqui e ali verdade sendo lançadas pra o leitor pensar.

O Búfalo
📚📚📚📚
E encerrando a coletânea temos um conto simbólico, um tanto exasperante na sua beleza aparentemente ausente de significado.

Jumacerra 09/06/2021

Quem sou eu para criticar Clarisse Lispector?
Única coisa q me fez dar a nota q eu dei: eu ODEIO livro de contos, gosto de seguir uma história com os personagens e Nn ficar trocando a cada 5-10 páginas acho um saco

est.0 28/09/2021

meu segundo contato com a autora já a bota no pedestal das minhas favoritas.
suas palavras servem de água, na qual mato minha sede e logo sinto o impulso de mergulhar, me afogando na sua abundância de provocações.
treze contos que me fizeram sentir. entender o que se passa no conto, nem sempre é possível, mas, sem exceção, me vi imerso no lado sensorial da narração, sendo acometido verdadeiramente por todas as emoções que ali descrevem os fatos com mais importância do que verbos descrevem as ações.

Terra 16/05/2022

? Laços de família
"Recomeçou então a andar, agora apequenada, dura, os punhos de novo fortificados nos
bolsos, a assassina incógnita, e tudo estava preso no seu peito. No peito que só sabia resignar-
se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter a
doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar. Imaginar que talvez nunca
experimentasse o ódio de que sempre fora feito o seu perdão, fez seu coração gemer sem
pudor, ela começou a andar tão depressa que parecia ter encontrado um súbito destino. Quase
corria, os sapatos a desequilibravam, e davam-lhe uma fragilidade de corpo que de novo a
reduzia a fêmea de presa, os passos tomaram mecanicamente o desespero implorante dos
delicados, ela que não passava de uma delicada."

Lucas 04/09/2022

Laços de Família
Meu primeiro contato com a obra de Clarice Lispector, um livro de contos da autora, 13 (confirma?) ao total.
Impressionante como a escrita se pauta pela introspecção das personagens, muito interessante também que a maioria dos contos possui uma mulher como protagonista. Em razão da introspecção profunda, nota-se claramente as questões existenciais da personagem, visto o foco na sua mente, nos pensamentos
A linguagem dos contos é um português mais elaborado, extremamente culto.
Não é à toa que Clarice é tão celebrada, pra quem quer começar a ler a autora, eu acho que vale a pena, visto que os contos não possuem ligação, portanto, não se trata de um história corrida. Também é possível ter uma noção de como se pauta a escrita da autora.
Eu garanto: não é fácil, mas vale a pena.

Rose.Hirasike 12/03/2021

Laços ou nós ?
O feminino sempre presente na escritura de Clarice está presente nestes contos. As personagens gritam seu desejo de liberdade, por seus fluxos de pensamento, pela corporeidade e pela atualidade dos enredos. Em cada conto uma epifania que as leva para a imensidão do sentimento que as conduz, para fora de si e de volta para suas vidas sempre transformadas pela maravilhosa pena de Clarice Lispector. Leitura sempre atual, sempre acolhedora...

amarogusta 13/03/2022

quantos anos levaria até envelhecer de novo?
treze textos de aparente simplicidade trazem uma gigantesca, e inconfundível, capacidade de exploração dos mais complexos comportamentos humanos, nesse livro, principalmente femininos. não existe, na escrita da clarice, algo de relacionável que conceda a humilhação da comparação, mas isso não a torna difícil, mas um tanto desagradável e desconfortável. como ela disse, não fez concessões.

essa coletânea traz como tema central uma relação fundamentalmente familiar, mas também as relações periféricas à essa. laços são aquilo que nos prendem e clarice vai explorar bem isso, sua construção das personagens femininas, majoritárias, é iningualável, se tornando o registro das mulheres em um tempo.

os contos a menor mulher do mundo, preciosidade, laços de família, o crime do professor de matemática e o búfalo me atravessaram de forma que os outros não conseguiram, as mensagens da autora parecem claras e tácitas, sem necessidades de palavras a mais. me surpreende sua habilidade em tornar tanto sentimento e pura existência em tão pouquíssimas palavras.

não conseguia parar de pensar em como seria enxergar e compreender o mundo à partir do entendimento íntimo da realidade que essa mulher possuía.

@acmochetti 26/07/2023

Clássicos contos
Acredito que esta seja a primeira vez em que público uma resenha sobre um dos clássicos de Clarice Lispector, brilhantemente foi perfeito começar falando de seus contos.
Não lembro de ter me interessado tanto pela autora em minha adolescência, um espanto já que compartilhamos de muitas coisas em comum. Sorte minha ter a encontrado em um momento tão propício. Ou talvez ela quem tenha me encontrado.
Suas palavras caem em minha mente como uma reflexão quase silenciosa. Adoro completamente a forma como a melancolia seja quase sua marca registrada, pois sabemos que pessoas geniais são assim. Quem mais poderia escrever um livro como estes senão Clarice Lispector?
Tenho desde muito nova a incrível sensação de que mulheres são ótimas em escrever, em sentir, em se expressar, principalmente por serem mulheres. Homens podem ser brilhantes em tudo isso, ou mais, porém ninguém transmite total sentimentalismo como uma mulher faz.
Esta impressão só se fortificou quando li 'A Hora da Estrela', grandíssimo livro da mesma que venho falando desde o princípio. Cada palavra, cada parágrafo e capítulo são pensados de forma tão natural. Tudo que veja dela parece extremamente natural, o que mais nós faz amar sua escrita e forma de pensar. Clarice da voz à todas nós; mulheres. Uma mulher nada mais do que genial e extraordinária.

Marina 29/02/2020

Adoro a escrita livre e fluida da Clarisse, não vejo como algumas pessoas podem não gostar.
Os contos são ótimas, meu favorito foi o "A imitação da rosa"

Bernal 11/08/2022

Os ?laços de família? estão presentes de forma sutil durante toda a obra, uma vez que existe um certo tipo de prisão doméstica nos cotidianos descritos. Aqui os protagonistas são em geral pessoas comuns, a maioria mulheres, que passam algum tipo de abalo abrupto durante suas dinâmicas familiares rotineiras, abordando o tema da solidão, domesticação da natureza, sentimento de culpa, morte, dentre outras ?lições de vida?. A feminilidade está sempre presente, de forma discreta, para nos fazer pensar sobre o lugar da mulher na sociedade.

Resenha completa no IG @be.thereader

Marlane 07/02/2020

Clarice Lispector, sem palavras...
Eu demorei pra terminar o livro, mas foi algo bom, porque eu li os contos pouco a pouco, alguns me tocaram bastante, e outros eu não entendi totalmente. Marquei tantas frases que o marca texto perdeu a tinta ( tons de exagero). Mas esse livro é muito recomendável para quem gosta da escrita da autora, como primeira leitura pode ser um tiro no pé.
Fairyne 08/02/2020minha estante
Sempre quis ler Clarice Lispector, mas não sei por qual livro começar kk

Marlane 13/02/2020minha estante
Comece com A descoberta do mundo, é recomendável para iniciantes. Comecei com A hora da estrela e ele é carregado de melancolia e como é um dos últimos que ela escreveu não fiz certo em começar por ele, e é diferente de Laços de família.

Fairyne 13/02/2020minha estante
Obrigada pela ajuda :)

camilabonse 24/04/2023

Clarice queen
Adorei os contos. Algumas histórias eu já conhecia por ter visto em aulas de literatura, outras nunca tinha ouvido falar. Todas vieram acompanhadas de um sentimento de inquietação para mim.

A linguagem não é difícil, mas o conteúdo, apesar de abordar temas cotidianos e familiares, é complexo (talvez por isso mesmo). Não dá pra ler tudo de uma vez, a não ser que o objetivo seja apenas o de passar pelas páginas.

Gostei muito mesmo, e fiquei com vontade de conhecer histórias mais "desenvolvidas"/ compridas da Clarice. Sou muito grata à Ziminha pelo empréstimo e a paciência.
Sofia 24/04/2023minha estante
? simplesmente a maioral!

Mari 26/04/2023minha estante
queen!

Guilhermo del Toró 08/05/2021

O livro apresenta contos com diversos focos envolvendo rotina familiar, o preconceito, a mente humana e outros focos.