Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Let 12/04/2024

Olhos atentos da clarice
eu só nn dei cinco estrelas pq alguns contos eu nn consegui entender. mas é aquilo né, qnd se trata da clarice vc nn tem q entender, vc tem q sentir.
alguns contos bateram em mim e eu senti demais, mexeram em algo dentro de mim e me fizeram refletir. já outros nn fizeram sentido algum pra mim.
uma coisa q eu gosto muito nos contos da clarice é que ela tem um olhar muito atento sobre o cotidiano, ela faz coisas simples do dia a dia se transformarem em experiencias profundamente transformadoras. e eu acho isso muito interessante, ela era uma pessoa muito profunda, muito cheia de conhecimento e de emoções. admiro demais isso nela

meslivres 07/04/2024

A imitação da rosa
?Devaneio e embriaguez duma rapariga?, ?Amor?, ?A imitação da rosa?, ?Preciosidade? e ?O crime do professor de matemática? são meus favoritos dessa coletânea.

lau.zi 06/04/2024

Gosto demais desse livro, não é a primeira vez lendo ou relendo.
Mexe com você as escritas da Clarice Lispector

oniias_c 03/04/2024

Clarice escreve pra sentir e como é bom sentir Clarice.
"Laços de família" leva o leitor a reflexões profundas. Ler Clarice Lispector é entender que você precisa fugir do óbvio, sobresaltar as próprias palavras. Ela não escreve de uma maneira comum, de rápido entendimento ou reflexão. A beleza de ler algo que Clarice escreve é pensar, é ir além, é tentar decifrar que metáforas ela usou para construir sua narrativa, é pensar como alguém angustiado e com necessidade de ser livre.Contos marcantes e com mil possibilidades de análises e construções de interpretações e futuros artigos. Essa mulher sabia o que fazia!!

Beatriz 02/04/2024

Para desembrulhar
Laços de família é um livro de contos da nossa grande e inigualável Clarice Lispector. Por conter poucas páginas pode enganar os desavisados, que podem pensar que se trata de um livro leve para um fim de domingo. Não é, afinal de contas estamos falando de Clarice Lispector... Cada conto de Laços de Família te leva a um mundo completamente único. Cheios de crueza, tensão, mistério, subjetividade. E muitas vezes difíceis de acessar e compreender. Mas com paciência vamos desbravando os universos que a autora compõe e ora nos abismando, ora perdidos, terminamos com muito o que pensar. Me peguei inclusive lendo artigos no final de alguns contos para ampliar a interpretação...
É difícil até de resenhar, mas em resumo aconselho calma para desatar cada um dos contos individualmente. Clarice sempre vale a pena!

Débora 31/03/2024

Tá, pode ser só impressão minha, uma intuição ou preconceito, mas a Clarice é diferente e uma das causas disso é por ela ser mulher.
Li homens demais e, por mais criativos que sejam, eles não entendem nem saberiam descrever com tamanha precisão certas dores femininas.

A Clarice, então, sabe dar voz a muitas "impressões de mulher" que nunca encontrei antes num livro.

O livro é cruel e ri de si mesmo, mesmo quando dói. Muito sensível e muito muito bom.

Meus contos favoritos foram o Preciosidade, o da galinha e o do cego.

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Clarice Lispector: uma iniciação
Laços de família já deve ser o quinto ou quarto livro que estou lendo da Clarice este ano? dos contos todos gostei de Feliz aniversário, Amor e Preciosidade.

Alessandro81 30/03/2024

Uma leitura complexa como sempre
Devo começar dizendo que eu esperava uma leitura de história única, mas o que recebi foi um compilado de cenas únicas e histórias diferentes. De toda forma, eu recebi oque eu sempre espero das leituras de Clarice: a complexidade da sua escrita e o deleite do belo uso das palavras. O livro em si fala de diversos contextos, como a fuga de uma galinha vista pela visão da galinha, um homem velho sendo admirado por alguém enquanto come e bebe num restaurante, uma festa de aniversário de uma senhora de 89 anos que ninguém acreditava ter consciência do momento, entre outros... O importante é que a leitura é sempre gostosa de ser lida.
Leitorconvicto 30/03/2024minha estante
Os contos que mais admiro estão nesse livro

iwhendria 17/03/2024

A arte de Clarice.
Clarice é pura arte e pra entende-la é preciso de sensibilidade. Pra mim os livros dela não são apenas o que está escrito, e sim, o que não está escrito, o que está subentendido. Entendo que muitos podem não entender a clarice de primeira, nem eu entendi. Mas se quer começar a ler ela, recomendo começar por esse livro. A maioria dos contos se passaram em situações monótonas mas que com a linguagem e imaginação da Lispector se tornaram contos incrivelmente bons e ?extraordinários?. Os contos Devaneio e embriaguez duma rapariga, Uma galinha, A imitação da rosa, Preciosidade e O jantar foram os melhores contos para mim. Recomendo a leitura.

Nicole.Delfrate 15/03/2024

Um livro de contos
Esse foi meu terceiro contato com uma obra da Clarice, sendo a primeira vez com os contos dela. Particularmente gostei muito da leitura, é um livro que necessita que você se permita afogar na leitura, para que compreenda a complexidade dos contos. Assim como o nome do livro os contos giram em torno da temática familiar e todas as entranhas que o relacionamento sanguíneo traz a humanidade, amor, tristeza, pertencimento, falta e todas as sensações que alguém pode sentir.

ga-bi 14/03/2024

Ter achado a maioria dos contos ruins, pra mim, foi uma tristeza. claro que tem muitos que vou carregar comigo por um tempo, e são muito bons. mas tem uns esquecíveis demais
BrunoFiladelfo 14/03/2024minha estante
Fiquei curioso em saber, poderia dizer o porquê achou eles ruins?

Sofidajaca 14/03/2024

Clarice revolucionária ?
O livro "Laços de familia" foi meu primeiro contato com a autora (influenciada pela minha professora de literatura) e amei desde o principio ao fim.
A estrutura dele é feita em contos, a escrita da autora é direta e dinâmica, o que torna a leitura fluida e chocante ao msm tempo. Clarice aborda questionamentos sobre os eixos familiares e a relação entre eles. Até que ponto elas são reais? Até que pontos elas são frágeis?
O livro me emocionou no conto de uma dona de casa acomodada com sua função e com o sentimento de não pertencer a nada. A descrição direta dela rodeando a cozinha tentando manter os pensamentos sólidos enquanto eles estão esgarnicados, me comoveu. Sem contar com o conto da galinha, que fez o meu queixo cair.
Só não dou 5 estrelas, pq tive problemas em alguns momentos de fluir o livro.
Obrigada Prof, por me fazer ter contato com essa escritora incrível. ??

Manurr 14/03/2024

Eu não sei
Nunca demorei tanto pra fazer uma resenha. Basicamente eu não tenho uma opinião enraizada pra comentar essa leitura, além do fato de que eu aprendi na marra que a própria trama fica em segundo plano, sendo o sentimento a força-motriz de cada conto.

Alguns poucos contos foram de fácil compreensão. Sobre outros, eu nem sei do que se trata, mas o sentimento foi passado. É indescritível, mas está aqui, nas lembranças que tenho desse livro.

Não sei se esse era o objetivo da Clarice ou se é só minha experiência. Quando eu me aprofundar na leitura da autora, quem sabe volto aqui pra uma releitura.

Korvus 09/03/2024

A Rosa em Meio ao Estresse
Desejava intensamente realizar a leitura de alguma obra da tão famosa autora de fascinantes frases como "A palavra é meu domínio sobre o mundo" e do livro A Hora da Estrela, do qual trechos vi diversas vezes em questões no colégio. Além de suas outras obras das quais ouvi falar, porém nunca li. Meu primeiro contato com Lispector ocorreu através deste exemplar, assim que o obtive fiquei pensando em como seria a experiência.

No fim das contas, o livro acabou sendo confuso em alguns momentos e maçante em outros. Os fatores de caráter crítico foram identificados por mim, provavelmente não todos, apenas após a leitura, uma vez que acabei focando no retrato da ansiedade e das preocupações da mulher na sociedade da época. Lispector descreveu com um peculiar êxito o estresse pelo qual as mulheres em destaque na obra passaram.

Entretanto, um conto em particular nessa coletânea chamou muito a minha atenção: A Imitação da Rosa. Não consigo descrever ao certo os meus pontos de vista acerca desse conto. Porém, afirmo que toda a revolta que envolve o cotidiano de Laura é justificada por uma realidade monótona à qual ela nada deve. Ela, indubitavelmente, merece aquelas rosas.

Mano Beto 07/03/2024

Surpreso
Fique muito surpreso com Laços de Família, segundo livro de contos que leio da Clarice Lispector. O primeiro que li foi Felicidade Clandestina, que também é bom, mas em Laços, Clarice me deixou algumas vezes sem palavras. O livro foi lançado em 1960, porém, alguns contos foram escritos bem antes disto (por volta de 1946), o que me deixa ainda mais boquiaberto diante da visão que a autora tinha do mundo num período de pós guerra.

Aqui ele aponta o dedo na ferida de uma sociedade burguesa que tem certas benesses estruturais, mas por vezes sem amparo nenhum em suas almas.

Gostei de todos os contos, mas os meu preferidos foram:

Devaneio e embriaguez duma rapariga
Amor
A imitação da rosa
Feliz aniversário
A menor mulher do mundo
O crime do professor de matemática

Alguns trechos marcados:

"Pois ainda não haviam inventado castigo para os grandes crimes disfarçados e para as profundas traições"

"No peito que só sabia resignar-se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter a doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar"

"Quem sabe a que escuridão de amor pode chegar o carinho"

O livro me despertou para conhecer também os contos os contos de Clarice Lispector (Onde estivestes de noite e A via Crucis do corpo)

Me tornando — se é que já não virei — fã de Clarice Lispector.