Deu Match!

Deu Match! Cris Soares

Resenhas - Deu Match!

thai 13/02/2020

Bom!
Gostei bastante, história curta e leve. Me envolvi muito e dei boas risadas. Mas, gente... não usem comida na hora do sexo, olha a candidíase ai hein
skuser02844 14/02/2020minha estante
Hahhaaha obrigada pela dica! E por ter lido a história de Lia e Júlia, que bom que deu match com a leitura :)

Madu 17/12/2021

Sem match
Demorei pra fazer a resenha, porque precisei pensar muito em como fazer dela muito clara. Procurei nesse livro uma leitura leve e dinâmica, uma forma de escapar da densidade dos outros livros que já li, expectativa atingida?. Ele foi um desafio, porque não gosto de histórias de amor e muito menos das que passam na atualidade tão explicitamente.

"Deu match" é a história de uma moça tentando superar seu último relacionamento, se envolvendo com outra moça que conheceu em um aplicativo, Tinder.

Eu tenho muitas observações. Senti uma tentativa de levar a história pro famoso caso de uma aposta entre amigos que acaba resultando em uma paixão, em outras palavras: "eu fui só uma aposta pra você?". Não tem nenhum problema nisso, só achei que não deu certo, pareceu forçado. Também pude notar o quão esteriotipadas as personagens são. Do casal, uma é bissexual e a outra, lésbica. A bissexual era retratada feito uma princesa, "a mulher do casal", enquanto a lésbica era retratada como figura protetora, ciumenta e masculinizada, "o homem da relação". Além disso, também houve um episódio de bifobia, o que normalmente já é imperdoável, mas como li no mês da representatividade lgbt, foi ainda mais absurdo e desrespeitoso.
Não achei as personagens cativantes, talvez por estarem resumidas ao interesse amoroso. Elas também não só reforçaram como também intensificaram o esteriótipo de que "mulheres LGBT são emocionadas". O que me deixou mais preocupada é a forma como a narradora personagem se apaixonava a cada atitude tóxica da outra, principalmente com o ciúme em excesso.
A escrita da autora tem muito potencial, mas está realista demais. É difícil explicar isso, mas o leitor(ou ao menos eu) se entedia com a ideia de uma conversa com cada mínimo detalhe, da espécie do
"Oi, tudo bem?
Tudo sim, e com você?
Tudo bem também! O que você tá fazendo?"

Não gosto muito da escrita baseada em chats virtuais, mas se você gosta, com certeza deveria dar uma olhada em "Deu Match".
Minha intenção com essa resenha não é dar hate na autora, e sim expressar a minha opinião e contribuir com ela pro crescimento da escritora, que tem muito potencial.
Madu 17/12/2021minha estante
tô começando a fazer as resenhas atrasadas por conta da imensa ressaca literária que peguei depois de HP5

skuser02844 26/12/2021minha estante
Oi! Fico feliz por vc ter dado uma oportunidade para minha história, ainda que tenha dito que não curte histórias de amor que se passam na atualidade, o que é exatamente o caso de Deu Match;) Obrigada por tentar, de alguma forma, me ajudar a evoluir minha escrita com sua resenha! Sinto muito pela experiência negativa, estereótipos não devem mesmo ser reforçados, mas vale lembrar que se trata de uma obra inspirada em algo real (Que aconteceu comigo e minha namorada) e, caso a narrativa fosse diferente não expressaria o que e como as coisas aconteceram de verdade. Fazer o quê, acabou que nos encaixamos em um estereótipo; apesar de não ser regra, existem muitos casais como nós, e como essa obra foi um presente pra minha namorada, eu não poderia ficcionar a personalidade delas, entende? Bifobia infelizmente é uma realidade, e precisamos falar sobre para tentar mudar nossa realidade. Julia evoluiu, assim como minha namorada e eu, também. Nós, seres humanos, não somos perfeitos, não existe ninguém que seja, e meus personagens estão longes disso também. Gratidão por partilhar seu ponto de vista, com toda certeza vou tentar tirar o máximo de proveito dele para me tornar uma autora melhor

Lmjbissex 25/01/2022

Pura perfeição!
Gostaria de começar agradecendo à autora, porque mulher, que conto maravilhoso! A escrita e a história me prenderam de um jeito que só! Saí de um relacionamento abusivo e que não podia ser eu, minha história era quase a mesma da Lia, e posso dizer, com todas as letras que encontrei uma Júlia na minha vida! Especificamente, encontrei uma Anna, que têm me tirado o fôlego desde nossa primeira conversa, e tira ainda hoje, que somos casadas! Amei, adorei e recomendo à todos. Pretendo ler mais livros seus, com toda a certeza do mundo!

liaramoss 19/08/2020

Amei!
Simples, lindo e apaixonante. Um conto sáfico muito gostoso de se ler, com personagens cativantes e uma história muito fofa! Amei!
skuser02844 22/08/2020minha estante
Que bom que gostou :)

sam | @msamlima 02/08/2020

Queria que tivesse sido parte da minha adolescência
Aos 24 tô descobrindo contos, livretos, grandes e pequenas histórias de meninas/mulheres que se relacionam com meninas/mulheres e sigo dizendo que o sentimento que bate é o de "poxa, queria tanto que essa história tivesse feito parte da minha vida lá atrás".
Cris Soares escreve muito bem, as vezes me pareceu (nos diálogos e algumas cenas) que a consciência das personagens não fazia jus a idade que elas tem, mas de modo geral é um bom livro no que se pretende!
skuser02844 02/08/2020minha estante
Obrigada por ter lido e por compartilhar suas impressões :) Espero ter outras oportunidades de te contar mais histórias sobre mulheres que amam mulheres S2

Grazielly 01/09/2021

Nesse livro,nos deparamos com o dilema de Lia Costa.

Uma jovem mulher, bissexual,que está tentando superar o término de seu último relacionamento. Que,por sinal, já acabou faz tempo.

Como já está cansada disso,decide experimentar algo novo. Ela não quer mais ter algo sério com alguém,tudo que quer é ficar com alguém e pronto. Ela vê no Tinder,uma oportunidade de achar alguém para sair,mas claro,sem gostar de ninguém.

Logo ela conhece Júlia. De cara,ela se encanta por Júlia,mesmo sabendo que isso não deveria passar de uma brincadeira. Mas é inevitável. Depois de muitos dias conversando,decidem se encontrar pessoalmente. E,depois disso,ambas já sabem o que está acontecendo.

Lia não queria mais do que um casinho,mas encontrou o amor de sua vida. Apesar da insegurança que sempre teimava em aparecer,com Júlia,ela se tornou uma nova pessoa. Pôde finalmente,ser ela mesma,sem medo.

Esse foi o primeiro livro que leio,com uma protagonista bissexual. No livro,Lia tinha vergonha de demonstrar a pessoa que ela realmente era,por causa de sua ex,e isso faz com que ela queira se esconder,se envergonhar de ser como é. Acredito que esse tipo de preconceito também exista no fato de muitas das vezes repensarmos se queremos ler um livro com um personagem LGBTQIA+. E,para mim,foi uma experiência muito interessante. Foi bom entender o que se passa na cabeça de alguém que sofre por não poder ser quem é. E o desfecho é tão lindo. Depois de toda insegurança e medo,ao final,as duas estão felizes e sendo quem querem ser.

Laura.Cunha 18/03/2021

Deu match!
Lia, uma mulher bissexual aos 31 anos, que um ano após o término de um relacionamento decide que vai se tornar uma mulher menos sentimental e que usará um aplicativo para conhecer pessoas novas. Sua melhor amiga sem acreditar nessa mudança faz uma aposta, Lia tem que dormir com alguém até o Dia dos Namorados.

Mii 02/04/2022

Lia é uma mulher de 31 anos, bissexual e desiludida com o amor. Apesar da romântica que sempre foi, decide se tornar uma mulher mais desprendida da vida sentimental para agarrar-se com a carnal. Uma aposta com sua melhor amiga surge, fazendo-a resolver a se aventurar em um famoso aplicativo de encontros, a forma mais fácil para conseguir adentrar no mundo do sexo casual. Porém, após dar match com Júlia, Lia perceberá que, às vezes, pegar uma direção oposta nem sempre te leva para longe do que se quer fugir.

Lane 26/04/2021

Muito atual
A história é fofa e rápida de ler, as personagens tem suas nuances e o livro mostra muito bem a construção de relacionamentos modernos
skuser02844 10/05/2021minha estante
Obrigada por ler e compartilhar suas impressões;)

Julianaaires 03/09/2021

Vergonhoso, pra ser honesta
Li achando que ia gostar, me decepcionei muito kkkkkkkkk as duas personagens são chatas demais, os diálogos são extremamente datados (usam memes e tal) e como já passou da época desses memes fiquei com vergonha deles praticamente em todas as conversas que tinha ali, em muitos momentos parecem duas adolescentes no início da vida amorosa, e não duas mulheres de 30 e poucos? Além de reproduzir alguns esteriótipos e usar umas palavras que precisam ser repensadas. Enfim, não acho que vale a pena

Dora 07/07/2020

Das minhas leituras mais recentes, talvez seja a que eu menos gostei. Eu entendo que é uma história relativamente curta, que não cabe um grande desenvolvimento. Também entendo que não existe só um padrão comportamental quando a gente fala sobre vida adulta, mas em muitos momentos eu fiquei me perguntando se eram mesmo mulheres adultas que estavam se relacionando ou se eram duas garotas que recém fizeram 20 anos.
Um excesso de gírias e palavrões que, por vezes, não pareciam espontâneos, só forçados mesmo. Sem contar que essa troca de mensagens me desagradou. Sei que era a proposta da história, afinal de contas a Lia tava procurando alguém no Tinder, mas se transformou em algo em demasia, sabe? Deu a impressão que eu estava lendo prints do Twitter ou sei lá de uma maneira aleatória, não uma história.
Não tenho certeza se recomendaria à alguém...
skuser02844 07/07/2020minha estante
Obrigada por ter lido :) Então, existem alguns problemas em escrever histórias inspiradas em pessoas reais rsrsrs essa é praticamente minha história com minha namorada, foi um presente pra ela. E aqui em Fortaleza, pelo menos a galera com a qual convivo, fala mesmo muitas gírias e palavrões :/ Mas fico feliz por seu feedback :)

Dora 11/07/2020minha estante
Espero que sua namorada tenha gostado do presente! Como uma mulher que também se relaciona com mulheres e que, por vezes, se arrisca em escrever algumas coisas (poesias, contos, matérias), acho que eu entendo um pouco da dimensão de presentear alguém com algo tão singular.
Mas, de verdade? Pra mim não foi uma questão das gírias em si. Acho que me expressei mal. Eu jamais me incomodaria com as gírias de alguma região do país - ainda mais de uma região que já é estigmatizada de uma maneira tão negativa, sabe? Eu realmente sou muito aberta a isso. Pra mim foi mais a excessividade dos xingamentos em si. Não é como se eu nunca xingasse e nem nada disso, mas o excesso me deixou meio "... ok, né".
Mas esse não foi o meu único problema, por assim dizer, com essa história. Isso não significa que, em breve, eu não vá dar outra chance às suas obras, muito menos que seu trabalho não merece ser valorizado. Eu imagino que você, Cris, mais do que ninguém, saiba como é difícil ser uma mulher LGBT na literatura brasileira.
Eu a admiro por isso. E torço pelo seu sucesso!

Gio Munaro 06/12/2021

Deu match
A leitura é bem fluída, o conto é levinho e legal, apesar de conter alguns estereótipos e repetir incontáveis vezes as mesmas frases/características das personagens. Também acho que faltou um pouco de maturidade nas personagens, pois parece que estou lendo um livro com adolescentes, e não duas mulheres adultas.

Lua 02/10/2021

Representatividade
Fico muito feliz em ver personagens mais velhas bi, com dúvidas e questões que já vivi ou vivo. Muito mais que somente a descoberta da sexualidade, é falar sobre a vivência e as questões de se relacionar com outrem.