Kadh0 02/04/2023
Story Brand - Donald Miller
Story Brand – Donald Miller
O autor Donald Miller embarca na carona do storytelling para sugerir um roteiro sobre posicionamento da sua marca de uma forma simplificada.
O best-seller explica a razão que leva os clientes a comprarem e fazerem sua empresa crescer e lucrar.
O conceito de story brand se aplica a qualquer tipo e tamanho de negócio, em cada uma das etapas de seu roteiro surge uma sessão de brainstorming que geram insight e conteúdo para você aplicar.
Nosso cérebro se identifica com histórias, e é por isso, que, contar histórias transmite tão bem as mensagens de marketing.
O autor usa sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar o leitor a aprimorar o modo como se conecta com seu cliente.
São eles:
1 – Nunca presuma que as pessoas vão entender como sua marca pode mudar suas vidas.
2 – Todo ser humano tenta evitar um final trágico.
3 – Os clientes não agem, a menos que sejam estimulados para isso.
4 – Os clientes confiam em um guia que tem um plano.
5 – Os clientes não estão procurando outro herói; mas um guia.
6 As empresas tendem a vender soluções para problemas externos, mas os consumidores compram soluções para problemas internos.
7 – O cliente é o herói, não sua marca.
O segredo está em influenciar as pessoas a usarem a sua marca.
É preciso saber o que sua marca ou produto fazem pelas pessoas, ou seja, qual o poder transformador.
Donald Miller explica que toda marca ou negócio deveria ser capaz de resumir seu propósito em 5 segundos, respondendo a três perguntas:
O que você oferece?
Como isso melhora a minha vida?
O que preciso fazer para comprar isso?
Você deve se posicionar como guia e sempre tenha um plano para auxiliá-lo, este plano é o que você vende.
Uma vez que você se posiciona como guia e apresenta um plano, irá convidar o herói para sua ação, gerando a venda.
Mostre sempre o que você tem a oferecer, onde quer levá-lo.
Nunca presuma que seu cliente sabe o seu benefício ou onde pode levá-lo.
O plano que ele sugere que façamos com o Story Brand é o seguinte:
Personagem (cliente) – Problema – Guia (empresa/marca) – Plano (produto/ serviço) – Ação (venda) – Fracasso (o que pode acontecer se não contratar) – Sucesso (onde isso irá me levar) – Transformação (como vou ser depois que contratar/ comprar).
1. Um Personagem
Centre sempre a história em seu cliente, ele passará a ser o foco da solução do problema. Uma empresa que foca em si tenderá ao fracasso.
2. Tenha um problema
Transforme o problema no vilão. Saiba o que o cliente quer. É preciso entender as demandas internas e externas para conseguir propor algo de valor.
O problema pode ter três natureza, externo, interno e filosófico.
3. Encontre um guia
O guia deve demonstrar empatia e autoridade. Você apresenta empatia quando deixar claro que compreende a dor do seu cliente, já a autoridade pode ser manifestada através de depoimentos testemunhais.
4. Quem tem um plano
O plano serve para entender um produto ou serviços, tenha ele sempre bem escrito, para que seu cliente consiga chegar à solução.
Anule as objeções de seu cliente. Demonstre que você sabe o que faz e que seja de fácil interpretação.
5. Chame para ação
Agora seu cliente está convencido que precisa de você, é necessário chamá-lo para a ação.
Quando você não deixa claro o que precisa ser feito pode parecer que você está pedindo um favor e não que você está seguro e tem a coisa certa que ele precisa.
6. Evite o fracasso
Mostre o que seu cliente perde se ele não comprar seu produto. Mostre a importância de realizar a compra.
7. O sucesso
Ao realizar a compra, ele percebe que se transformou.
Conseguindo a solução para seu problema, ele conquistou seu objetivo. Isso gera sentimentos de felicidade ao cliente, e com isso pode divulgar a mais pessoas seu produto e serviços.
Gere transformação, como você pode mudar a vida de seu cliente?
Para poder levá-lo?
Os desejos são psicológicos e internos. Gere sempre uma ótima experiência para seu cliente.
O Livro nos apresenta de uma forma simples e eficaz, apresenta técnicas para transformar a comunicação da empresa.
Os fatores desta obra é mostrar que, com uma boa história, uma comunicação bem construída pode gerar muito mais vendas.