Storybrand Donald Miller

1 | 2 | 3 | 4

Kadh0 02/04/2023

Story Brand - Donald Miller
Story Brand – Donald Miller

O autor Donald Miller embarca na carona do storytelling para sugerir um roteiro sobre posicionamento da sua marca de uma forma simplificada.

O best-seller explica a razão que leva os clientes a comprarem e fazerem sua empresa crescer e lucrar.

O conceito de story brand se aplica a qualquer tipo e tamanho de negócio, em cada uma das etapas de seu roteiro surge uma sessão de brainstorming que geram insight e conteúdo para você aplicar.

Nosso cérebro se identifica com histórias, e é por isso, que, contar histórias transmite tão bem as mensagens de marketing.

O autor usa sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar o leitor a aprimorar o modo como se conecta com seu cliente.

São eles:

1 – Nunca presuma que as pessoas vão entender como sua marca pode mudar suas vidas.

2 – Todo ser humano tenta evitar um final trágico.

3 – Os clientes não agem, a menos que sejam estimulados para isso.

4 – Os clientes confiam em um guia que tem um plano.

5 – Os clientes não estão procurando outro herói; mas um guia.

6 As empresas tendem a vender soluções para problemas externos, mas os consumidores compram soluções para problemas internos.

7 – O cliente é o herói, não sua marca.

O segredo está em influenciar as pessoas a usarem a sua marca.

É preciso saber o que sua marca ou produto fazem pelas pessoas, ou seja, qual o poder transformador.

Donald Miller explica que toda marca ou negócio deveria ser capaz de resumir seu propósito em 5 segundos, respondendo a três perguntas:

O que você oferece?

Como isso melhora a minha vida?

O que preciso fazer para comprar isso?

Você deve se posicionar como guia e sempre tenha um plano para auxiliá-lo, este plano é o que você vende.

Uma vez que você se posiciona como guia e apresenta um plano, irá convidar o herói para sua ação, gerando a venda.

Mostre sempre o que você tem a oferecer, onde quer levá-lo.

Nunca presuma que seu cliente sabe o seu benefício ou onde pode levá-lo.

O plano que ele sugere que façamos com o Story Brand é o seguinte:

Personagem (cliente) – Problema – Guia (empresa/marca) – Plano (produto/ serviço) – Ação (venda) – Fracasso (o que pode acontecer se não contratar) – Sucesso (onde isso irá me levar) – Transformação (como vou ser depois que contratar/ comprar).

1. Um Personagem
Centre sempre a história em seu cliente, ele passará a ser o foco da solução do problema. Uma empresa que foca em si tenderá ao fracasso.

2. Tenha um problema
Transforme o problema no vilão. Saiba o que o cliente quer. É preciso entender as demandas internas e externas para conseguir propor algo de valor.

O problema pode ter três natureza, externo, interno e filosófico.

3. Encontre um guia
O guia deve demonstrar empatia e autoridade. Você apresenta empatia quando deixar claro que compreende a dor do seu cliente, já a autoridade pode ser manifestada através de depoimentos testemunhais.

4. Quem tem um plano
O plano serve para entender um produto ou serviços, tenha ele sempre bem escrito, para que seu cliente consiga chegar à solução.

Anule as objeções de seu cliente. Demonstre que você sabe o que faz e que seja de fácil interpretação.

5. Chame para ação
Agora seu cliente está convencido que precisa de você, é necessário chamá-lo para a ação.

Quando você não deixa claro o que precisa ser feito pode parecer que você está pedindo um favor e não que você está seguro e tem a coisa certa que ele precisa.

6. Evite o fracasso
Mostre o que seu cliente perde se ele não comprar seu produto. Mostre a importância de realizar a compra.

7. O sucesso
Ao realizar a compra, ele percebe que se transformou.

Conseguindo a solução para seu problema, ele conquistou seu objetivo. Isso gera sentimentos de felicidade ao cliente, e com isso pode divulgar a mais pessoas seu produto e serviços.

Gere transformação, como você pode mudar a vida de seu cliente?

Para poder levá-lo?

Os desejos são psicológicos e internos. Gere sempre uma ótima experiência para seu cliente.

O Livro nos apresenta de uma forma simples e eficaz, apresenta técnicas para transformar a comunicação da empresa.

Os fatores desta obra é mostrar que, com uma boa história, uma comunicação bem construída pode gerar muito mais vendas.
AndrAa58 23/01/2024minha estante
Parabéns pelo resumo. Adorei

polianabraga 21/03/2024

Storybrand
Amei! Muito bom, algumas coisas são básicas para quem já estuda marketing mas no geral um livro ótimo!

Mateus 30/09/2023

Storybrand
"StoryBrand" de Donald Miller é uma verdadeira pérola para quem busca insights sobre branding e marketing. A leitura foi uma grata surpresa e eu realmente gostei do livro. Miller utiliza comparações com enredos de filmes de forma genial para ilustrar a importância da clareza e simplicidade na comunicação.

O livro nos mostra de maneira prática como criar narrativas envolventes para divulgar nossos produtos ou serviços, mantendo a atenção do público. Cada ensinamento sobre posicionamento de marca é cirurgicamente abordado, e acredito que todo profissional deve absorver esses conhecimentos.

"StoryBrand" é mais do que um livro, é um tutorial essencial para aprimorar a comunicação empresarial, tanto em campanhas de marketing quanto nos processos internos. Recomendo sem hesitar, pois traz um arsenal valioso para impulsionar qualquer negócio.

Kel59 15/02/2022

Você precisa ler esse livro!
Você nunca mais assistirá filmes, séries, comerciais com os mesmos olhos! O autor resume a jornada do herói e coloca de uma forma que podemos aplicar em nossa empresa. Se você trabalha com marketing, deve ler esse livro.

Pedro.Mazetti 15/05/2021

O livro da Clareza
Como já dissera Ludwig Von Mises: "No capitalismo de livre mercado, rei é quem serve"

Acredito que esse livro traz isso na prática. Quem quer se destacar nos negócios, ter sucesso, precisa transformar as histórias dos seus clientes.

Nós temos o dever de guiar nosso clientes para que resolvam seus problemas e alcancem o sucesso.

kathrein.oliveira 17/02/2022

Um dos melhores do gênero.
Que livro maravilhoso!

Mudou a minha visão sobre muita coisa na minha empresa.

Eu recomendaria esse livro pra todo empreendedor de olhos fechados. O livro vai direto ao ponto, diz o que tem que s e dito e achei que o mais incrível é que ele não é mais um daqueles livros que vende uma ideia na capa e quanto se abre é só enrolação e não ensina nada. É um livro muito prático!

Do pouco que já apliquei já vi muitas mudanças.

E o mais interessante é que depois de lê-lo você nunca mais vai enxergar os grandes influencers de branding, empreendedorismo e etc da mesma forma hahahahha parece que a gente simplesmente descobre o segredo deles.

Marlon.Rocha 26/03/2021

Excelente!
Este livro mostra o quão importante é a criação de uma boa historia para agregar valor a empresa e gerar muito engajamento. Sua narrativa te prende e cativa.

Aprendi muita coisa que com certeza irei usar na minha vida profissional, valeu cada centavo!

André Goeldner 14/05/2021

ÚTIL, MAS...
O livro é bastante útil, pela didática e pela metodologia apresentadas.
Porém, é preciso lembrar que esta é uma metodologia criada por ele, o autor é dono de uma empresa que oferece justamente o trabalho descrito no livro. Por isso, em alguns momentos, há muito ênfase em quão maravilhoso e eficaz é o método. Parece que o livro torna-se, inoportunamente, material de prospecção de novos clientes.

Além disso, quem trabalha na área observa muitas simplificações de alguns assuntos e a quase exclusão completa da criatividade do processo, em uma excessiva repetição de que a clareza por si só resolve tudo.

Enfim, vale sim a leitura, mas com ressalvas. Claro, essa é só a minha opinião.

Ju Castanheiro 01/06/2022

Muito bom!
Esse livro é perfeito para todos aqueles que querem entender como aplicar um marketing que funcione. Ele nos mostra como contar uma história e capturar a atenção do cliente. Uma leitura que vale a pena!

Rai 01/07/2022

Perfeito, didático e direto ao ponto!
O livro te ensina a vender através das suas histórias e se preocupando diretamente com a dor do seu cliente, a sua persona! Esquecer do seu produto e focar em quem vai usá-lo!!

Aprendi muito e quero aplicar tudo que Miller ensinou!!
Perfeito!!

Guri Sonhador 13/01/2020

Livro cheio de dicas valiosas sobre marketing, storytelling e empreendedorismo.
Nesse livro ele explica 7 passos da jornada do herói, que é na verdade a jornada do teu cliente, uma vez que os roteiros de cinema são escritos para prender nossa atenção, seu roteiro de marca também deve seguir essa linha. Vale a pena demais, leitura rápida e gostosa.

Junior.Silvestre 07/12/2021

Livro muito bom para quem gosta de contar ou criar histórias, principalmente para pessoas divulgarem o seu trabalho ou a sua empresa.

Mariana113 08/09/2023

Livro foda.
Eu amei esse livro tanto pelo conteúdo quanto pelo fato de que o livro em si é o exemplo perfeito do que ele ensina. Muitas coisas que são simples, mas você nunca tinha parado pra pensar da perspectiva certa e ler isso foi um grande BOOM. Recomendo muito ler esse livro e ainda mais se for de maneira física para rabiscar e marcar partes importantes, pois é um verdadeiro manual para consultar sempre que precisar.

Andressa 24/09/2022

Aprenda o método SB7
É o melhor livro sobre marketing e venda que eu já li (e nem é exagero).

Se você trabalha com venda de produtos ou serviços, precisa ler esse livro, o autor deixa muito claro que pra você vender QUALQUER COISA, é preciso entender muito sobre seu público e fazer com que seu produto ou serviço mude a vida dele de alguma forma?

Afinal, por que você vende? É pra ganhar dinheiro ou mudar a vida das pessoas?
Fica aí o questionamento e se você quiser aprender sobre vendas/marketing e sobre o arquétipo ?herói? só mergulhe nesse livro e pratique tudo o que é orientado, sua visão vai mudar completamente, consequentemente, seus resultados!

Edu 04/01/2023

O cliente é o herói e sua marca o guia
O conceito da jornada do herói aplicado ao mundo dos negócios foi muito perspicaz. Assim, dentro de um planejamento, é possível identificar os atores, os desafios, o objetivo e a solução para alcançar os objetivos de uma forma muito clara.

A primeira grande lição é enxergar o seu cliente como o herói que busca resolver alguma dor / desfio. Dentro dessa lógica, sua comunicação inteira deve ser pensada em contar uma história que fale do seu cliente e não de você.

Isso muda uma chave interessante e pode ser exemplificada em estratégias de SEO, Inboud, institucional ou copy de anúncios. Outro ponto positivo é a existência de um "canva" que permite que você crie na prática o roteiro para a sua estratégia de acordo com o método SB7 - com os setes passos para o sucesso.

Um ponto negativo é a demora na leitura até iniciar, de fato, a explanação dos conceitos com os exemplos aplicados. Basicamente isso acontece a partir da página 40.

Também senti uma necessidade gigantesca de vender a própria consultoria nas menores oportunidades. Como se estivesse evidenciando que todos os conceitos do livro só faça sentido se acompanhado de um consultor SB7 certificado para avaliar a sua empresa. Claro que vale se vender, mas não precisava exagerar, afinal, os leitores são clientes que buscam resolver uma dor. Foco na jornada do leitor.

No geral, é uma leitura que vai ajudar muito em repertório e aprendizado prático.

1 | 2 | 3 | 4