O Poeta Amargo

O Poeta Amargo Rui Sampaio

Resenhas - O Poeta Amargo

Ronnayse 15/05/2022

Sabe chocolate que é amargo e gostoso ao mesmo tempo? rs É assim a poesia escrita por Rui nesse livro. Amei essa poesia ácida.

Vane 09/11/2021

Cada vez mais apaixonada por poesias.
A escrita do Rui não é novidade pra mim, já li outros dois livros dele.
As poesias desse livro são tocantes e reais e me identifiquei muito com algumas delas.
A divisão em quaro partes deixa a leitura mais fluída. Em cada uma das partes encontramos poesias ácidas e poesias amáveis.
Depois de ler 'Poemas de ressaca, juras de amor eterno e outras bobagens', as expectativas para 'O Poeta Amargo' estavam bem altas, assim como a expectativa para todos os outros livros do Rui Sampaio, e ele me surpreendeu positivamente. Adorei demais e super recomendo

capitu 01/10/2021

É bem interessante, gosto desse tipo de livro, algumas poesias me tocaram bastante, outras nem tanto.

fany_agustd 01/08/2021

3,5 ?
Poesia pra mim se resume em exposição da intimidade do autor para com o leitor, eu gostei muito da escrita e vários poemas me tocaram profundamente já outros não funcionaram tanto assim. Mas isso faz parte da minha bagagem literaria e pessoal.

Cibele 24/01/2021

Muito sentido envolvido
Já faz um tempo que quero ler esse livro, o título sempre me chamou a atenção. Mas estava aguardando a madrugada certa, onde conseguisse sentir as palavras.
E nesta madrugada eu devorei o livro, me vi tomada por suas palavras. Não é a primeira vez que leio os poemas do autor, mas esses foram diferentes.
O livro é dividido em 4 partes, ele tem uma introdução mas eu pulei a explicação por que gosto de descobrir o que as palavras vão me fazer sentir.
O livro é uma montanha russa de emoções fale a pena sentir.
Eu recomendo.

Camila.GraAas 10/10/2020

Extremamente maravilhoso
? O livro é dividido em quatro partes, que são: Penumbra Poética, Trindade Poética, Evolução e Exaltação dos Sentimentos Inúteis.

? Cada parte traz poesias que você acaba refletindo sobre tudo que leu.

? Sou completamente apaixonada por poesias, e as minhas expectativas pra ler esse livro estavam muito altas, e me surpreende, logo nas primeiras páginas do livro.

? O autor conseguiu deixar os poemas muito impactantes. E confesso que esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Ivo 01/04/2020

algumas poesias tocantes, mas outras não funcionaram comigo.

jailxon 09/02/2020

O POETA AMARGO
As poesias são um tanto reais e tocantes, me identifiquei com boa parte delas. Além disso, o livro é dividido em quatro partes. Quatro vertentes que recheiam a obra de sentimentalismo e reflexões.

Eu amei, sério. Depois dessa leitura eu fiquei me perguntando o motivo de eu nunca ter pego nenhuma obra de poesias ou poemas para ler antes.

Jojo 19/09/2019

Poesias de sabedoria e desabafo...
As poesias contidas em algumas páginas de certa forma, é fiel ao título, o livro é dividido em quatro partes, onde cada um tem seus temas, mas não tem apenas poesias tristes e amargas, encontramos também alegria e palavras amáveis. O autor soube trazer em suas poesias a realidade e os sentimentos que temos diantes de grandes questões do dia a dia. Parabéns Rui, sua escrita vem com muita sensibilidade mesmo quando aborda temas adversos.

Aline.Goettems 27/06/2019

O melhor do ano
Em O Poeta Amargo encontrei várias poesias ácidas, ao mesmo tempo que também encontrei várias poesias amáveis.
O livro é dividido em quatro partes, que são: Penumbra Poética, Trindade Poética, Evolução e Exaltação dos Sentimentos Inúteis; não consegui escolher uma parte favorita, todas tiveram alguma poesia que me tocou de alguma forma, o autor conseguiu escrever muito bem sobre assuntos do dia a dia, desde alienação, problemas cotidianos até amor e gratidão.

Eu sou apaixonada por poesias, e as expectativas em ler O Poeta Amargo estavam muito altas, mas claro que o autor conseguiu me surpreender e fazer esse livro se tornar um dos meus favoritos.
Ele escreve com maestria, sabendo usar as palavras a seu favor, transmitindo mensagens em poucas palavras, tornando os versos ainda mais impactantes e reflexivos. Senti muitas emoções lendo, desde nostalgia, até anseio e ternura.

Faz tempo que não falo isso por aqui, mas quero ler até a lista de compras do autor agora. O Poeta Amargo é um livro com poesias tocantes, que dominam o leitor de forma inerente.

Poesias favoritas: Gaveta de Utilidades, Aquí, Salve-me, A Perfeição, Café com Melancolia, Anjo Bom, Salas Vazias, Uma Canção para mim e Exausto.

Leitura mais que indicada, terminei o livro querendo mais!

site: www.lostwords.com.br

twitter: @PromocoesPA 24/06/2019

O Poeta Amargo, de Rui Sampaio
"O Poeta Amargo" é um livro que reúne uma coletânea de poesias por vezes amargas e tristes, mas também por vezes amáveis e alegres.

As poesias são divididas em quatro partes ou temas: Penumbra Poética, Trindade Poética, Evolução e Exaltação dos Sentimentos Inúteis. Desses, o meu favorito foi "Evolução", poemas dedicados a destacar problemas e caos sociais e também, incluindo entre esses, a demonstração de gratidão.

"Somos poeiras do universo
Redentores do progresso
E mesmo em torno do caos
Posso enxergar o bem além do mal."

O amargo das palavras vem na insegurança, na dúvida e no embaraço do sentimento denominado amor. Confesso que sou mais fã das palavras doces e da felicidade exalada por elas, mas não se pode ignorar a amargura de alguns momentos da vida, algo na maioria das vezes destacado pelo poeta. Suas críticas à alienação da massa nas entrelinhas me agradou bastante.

"Na rua, quem vê os "invisíveis"?
Em casa, quem ora pelos miseráveis?
São tantas histórias que contam
E qual delas é de verdade?
Quem são os inimigos?
Talvez nossa própria incapacidade."

As poesias de Rui Sampaio provocam e incitam o pensamento e a crítica do convívio diário. Nelas, podemos conversar com o escritor, pois ele expressa os sentimentos, frustrações e questionamentos existenciais em suas páginas. Se você gosta desse tipo de poesia, amarga, mas também em certos pontos suave, é uma boa pedida e uma recomendação.

"À noite tem fogueira, versos a recitar
Risos, abraços, chuva para lavar
A nossa alma que está em celebração
À vida, ao Criador, à obra, ao amor, à perfeição."