Mochila

Mochila Rennan Andrade

Resenhas - Mochila

Gabriela 24/05/2020

Gostei bastante, abordou questões reais e difíceis de elaborar.

@biasweetlullaby 18/08/2019

Simplesmente perfeito
O conto é composto por 9 capítulos, mais Prólogo e Epílogo.
André acabou de terminar seu relacionamento com Patrick, um dia voltando para casa após um longo dia, ele se oferece a segurar a mochila de um estranho que quase lhe fez derrubar o celular no ónibus. Ele acaba por dormir e acordar no ponto final com a tal mochila.
André perdeu o pai a um tempo e ficaram algumas questões não resolvidas, ele acaba por derrubar a mochila no chão revelando vários cadernos coloridos e o primeiro tem a palavra: Música. ?
Ali começamos a conhecer a história de Jackson, um garoto que também perdeu o pai e é gay.
Através dos cadernos, André se sente próximo a sua dúvida: será que seu pai teria orgulho dele sendo o que é?
A vida dos dois não foram flores, e através dos cadernos elas foram conectadas.
Pra descobrir o desfecho dessa história, vocês teriam que ler.
Opinião:

Sou pouco suspeita a falar sobre contos LGBT e contos em geral, porque amo muito.
Quando o autor me convidou a ler, aceitei de prontidão pois sabia que gostaria.
Lendo a história de Jackson e André mesmo que diferentes e iguais ao mesmo tempo, trouxe uma tristeza ao lembrar do meu pai também.
Pude sentir na leitura o que um filho homossexual sofre quando não tem o apoio paterno ou quando um filho quer seguir outra profissão.
A escrita do autor é leve e sutil e é impossível não sentir compaixão pelos personagens.
Só digo que já quero um próximo conto dos dois!

Taize @viagemliteral 11/06/2019

"O amor é algo capaz de te abalar e, quando nós amamos em uma intensidade diferente da outra pessoa, é normal que você se sinta um tanto sem chão."
Após uma decepção amorosa, André está sentado em um ônibus com destino a sua casa, quando um desconhecido se choca com ele, causando não apenas um susto por sua distração, mas também olhares constrangidos e curiosos.
Ao se oferecer para levar sua mochila até seu ponto de descida, ele nunca imaginou que aquele desconhecido acabaria deixando para trás seus pertences o talvez a respostas que ele tanto buscou desde a morte de seu pai.
Movido pela curiosidade, e tentando encontrar o contato do desconhecido para devolver sua mochila, André resolve vê o que existe no interior dela, mas o que encontra são apenas cadernos, de diversas cores e com anotações que mais pareciam com um diário.
Todas as angustias, medos, experiências, preconceito e desolação de Jackson estavam escritas naquelas páginas, como forma de externalizar tudo que lhe fazia mal, tudo que fazia com que sua vida fosse questionada.
"Às vezes tenho medo de morrer quando saio de casa, mas paro, penso e descubro que minha coragem de viver é maior do que meu medo de morrer."
Rennan, nos descreve de forma breve, porém precisa, todos os medos, anseios e dúvidas que um jovem homossexual passa durante todas as fases da vida. É possível perceber a diferença entre os personagens quanto a aceitação e a não aceitação no seio familiar. São comportamentos diferentes, sentimentos diferentes, mas que geram amor próprio independente da opinião alheia, porém, para isso acontecer existe um percurso longo e doloroso.
André e Jackson tem duas coisas em comum, coisas que deixam saudades em um e revolta no outro.
É um conto lindo que te causa empatia logo de cara, e está disponível em formato digital na Amazon, vocês não podem perder essa história!

@livrosepinceis 11/06/2019

Resenha Mochila
É um livro muito lindo, com uma escrita maravilhosaa que te prende do início ao fim! Não tem como parar de ler! Um livro fofo e romântico capaz de apaixonar qualquer um! Um dos melhores contos que já li!

@livrosdeanna 11/06/2019

Bom esse conto conta a história de um menino que tinha acabado de terminar um relacionamento e enquanto está pensando na vida no ônibus um outro menino entra e pede pra ele segurar sua mochila e acontece que ele acaba esquecendo essa mochila com ele.
Chegando em casa com a mochila do estranho do ônibus ele abre a mochila e vê que tem varios cadernos dentro e ele abre um para ver se tem alguma informação para contatar o dono. Mas a curiosidade fala mais alto e ele acaba lendo o caderno que acaba sendo um diário. Neste diário está escrito varias coisas de sentimentos desde da infância, de como ele descobriu sua sexualidade de seu relacionamento conturbado com o pai.
Lendo esse diário ele acaba se identificando com o estranho do ônibus fazendo varios questionamentos também sobre sua sexualidade, se o pai dele teria orgulho dele mesmo ele sendo gay.
Se os dois vão ficar juntos no final quando eles se encontrarem para devolver a mochila vocês vão precisar ler para saber!!
Os contos do Rennan foram meus primeiros Contatos com literatura lgbt e eu amei saber mais sobre essas pessoas, que sofrem tanto preconceito simplesmente por amar.
Esse conto mostra bastante sobre isso, sobre os pensamentos, sentimentos e o que essas pessoas pensam sobre si mesma.

Maíra Marques | @literamai 17/06/2019

Siga: @literamai
❝Não há mais nada a perder, uma vez que já morri de curiosidade.❞

Este é um conto que pertence a antologia "Uma Vez Era", e se você gosta de textos que abordam temas LGBTQ+, com toda certeza você vai querer ler.

Nosso narrador-personagem é o André, um adolescente que perdeu o pai muito cedo, antes mesmo de se assumir homossexual. Sua mãe e irmão mais novo são amorosos e vivem em plena harmonia.

A história dá-se início quando, em um breve retorno para seu lar de ônibus, André se oferece para segurar a mochila de um jovem. Este permite, mas acaba esquecendo de pegar de volta e André percebe que ficou com a mochila do rapaz apenas quando chega em casa. Decide procurar o telefone de Jackson na mochila e, após conseguir contato, repara nos cadernos coloridos que o jovem carrega consigo. A curiosidade fala mais alto e ele começa a ler os cadernos do garoto, descobrindo e refletindo sobre um mundo semelhante ao seu, porém divergente em alguns pontos que o fazem refletir em como seria ter passado pelo o que Jackson passou se seu pai estivesse vivo.

Nunca havia lido um conto neste formato (que para descobrir, será preciso ler haha), foi algo inusitado! O texto foi muito bem construído e o Jackson é um personagem impossível de não sentir compaixão. André conhece uma outra versão de como é se assumir homossexual e encarar essa barra, o que mostra também a nós, leitores, os dois lados da mesma moeda, ensinando a não comparar histórias, mas respeitá-las. Foi um imenso prazer do início ao fim, venham conhecer também!

site: https://www.instagram.com/literamai

Thattiani (Ebooks) 27/06/2019

Mochila é um conto curto, em torno de 15 páginas, mas que vale por um livro de 300. A maneira como Rennan, autor do livro, escreve é incrível. Li o conto indo para o trabalho e fiquei tão envolvida com a estória que quase perdi minha estação no metrô.
O conto é tão rico em sentimentos e emoções que fica difícil não se envolver com o momento que os personagens vivem. André, ao ler o caderno do garoto desconhecido se vê envolvido como nós e por um acaso do destino, acaba conseguindo aliviar uma dúvida que carrega em seu peito por anos. O autor conseguiu expressar sentimentos e sensações através da escrita como poucos conseguem. Meu coração apertou em alguns momentos que ambos passaram, principalmente nas escritas do até então garoto desconhecido. É de doer o coração a dúvida que o André sentia em seu peito e me coloquei no lugar dele diversas vezes.
Quem procura uma estória para sair de uma ressaca ou alternar entre uma leitura mais pesada, leia Mochila. Estou mega ansiosa pela parte dois do conto e não vejo a hora de poder descobrir o que vai acontecer com ambos.
Agradeço ao Rennan por me procurar e por me presentear com essa estória emocionante. É difícil fazer essa resenha sem dar algum spoiler, mas posso adiantar que preparem seus corações, porque o autor consegue mexer com nossos sentimentos de maneiras inexplicáveis.

site: https://www.instagram.com/p/By8aO_NDCel/

Rafaela.Locatelli 01/07/2019

+ impressões em @meulivrodepapel
Eu não sou grande fã de contos, como já disse várias vezes, tenho a sensação de estória inacabada, então quando o Rennan me chamou pra fazer a parceria eu fiquei com o pé atrás, mas aceitei pq estou na vibe de enaltecer e valorizar os nacionais (como eles merecem), e não me arrependi por um minuto sequer.
Comecei o conto e não conseguia parar de ler, na metade me forcei a largar pra não devorar tudo de uma vez só.
🗞️Vamos contextualizar então!
André após o fim de um relacionamento estava triste e desacreditado do amor, mas o destino logo tratou de resolver isso.
Uma mochila em um ônibus mudaria toda sua vida.
Quem já andou de ônibus sabe que é um inferno ficar de pé no corredor com uma mochila, Jackson estava nessa situação quando André se ofereceu para segurar a mochila dele, porém o que eles não contavam era que Jackson esqueceria aquela mochila, e nem que nela continha sua alma.
🗞️Ao chegar em casa e se dar conta que estava com duas mochilas, André procura as informações para devolvê-la ao seu dono, só que como ele mesmo diz "a curiosidade matou o gato" e ao ver os cadernos dentro da mochila, não resiste em lê-los.
🗞️Dois desconhecidos, mas com história, medos e tantas coisas mais em comum.
🗞️Um conto que em poucas páginas me fez refletir, me alegrar, acompanhar a trajetória dos dois por aceitação, enfim é uma história cheia de sentimentos com personagens bem construídos que o Renan conseguiu expressar bem em poucas páginas.
Recomendo fortemente a leitura 😊

site: https://www.instagram.com/meulivrodepapel/

Mundo da Vavah 04/07/2019

"Sinto que as vezes nos apegamos tanto a ideia de viver um amor que abale nossas estruturas que acabamos ignorando o quão simples amar pode ser."
Seria mais um dia comum na vida de André, retornando ao seu lar, ainda saudoso de sua mais recente decepção amorosa, se não fosse um par de olhos castanhos mais distraídos que ele próprio, onde um oferece ajuda para com a mochila do outro. Porém André só se percebe com as duas mochilas quando chega em casa e o belo par de olhos quando chega na faculdade. Se isso não foi o destino trabalhando na vida desses dois, só me resta acreditar em coincidências.
André consegue contato com Jackson através das coisas de sua mochila, mas até na próxima manhã é muito difícil conter a curiosidade de abrir todos aqueles cadernos coloridos, com capas sugestivas, coloridas e com seus desenhos peculiares. E se isso não foi o destino, só me resta acreditar que o ser humano é muito curioso.
Nunca seria possível imaginar que a vida dos dois fosse tão diferente e tão idêntica de mesma forma. Jackson enfrentava muitos problemas, preconceitos, constrangimento e nesse momento de sua vida o que lhe restava era escrever, mesmo que a contra gosto, ele nunca imaginaria que essa seria a melhor atitude já tomada em sua vida. Como o próprio garoto diz, "me sinto obrigado a escrever isto, algo que nem eu mesmo sei definir. Um diário? Um confessionário? Uma carta para mim mesmo? Não sei dizer." Ao se deparar com aqueles escritos, cheios de emoção, sentimentos, episódios horrendos, momentos felizes e descobertas, Andre começa a refletir sobre seus próprios medos, sobre as dúvidas que pairam em sua cabeça e em seu coração.
Em uma escrita envolvente e emocionante o autor nos insere nos pensamentos e dificuldades que algumas pessoas enfrentam na sociedade preconceituosa, machista e homofóbica em que vivemos. Atitudes típicas de animais irracionais mas que infelizmente acontecem. Um conto leve e denso ao mesmo tempo, curtinho mas cheio de reflexão. Não tem porque você não conhecer a história desses meninos e deixar a emoção tomar conta desse momento.

Elaine - @narealidadedasletras 07/07/2019

Às vezes faz bem se desmontar para depois se reerguer. "
Em uma ida de ônibus de volta do trabalho pra casa,André se oferece para segurar a mochila de um belo estranho. E o que lhe seria um ato rotineiro acaba por mudar totalmente sua vida,quando percebe que o par de olhos castanhos esqueceu sua mochila com ele.
Em busca de uma forma de encontrar o seu dono André acaba descobrindo cadernos coloridos dentro da mochila,que servem como uma espécie de diário do desconhecido.

"O amor é algo capaz de te abalar e,quando nós amamos em uma intensidade diferente da outra pessoa,é normal que você sinta um tanto sem chão. "

André um jovem homossexual que acabou de sofrer sua primeira decepção amorosa,sabe disso melhor que ninguém. E é através dos cadernos coloridos que consegue ,contato com Jackson e é até vir buscar sua mochila André é levado pela curiosidade descobrindo através do que ali estava escrito que como poderia ser possível que duas vidas fosse tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas de mesma forma.

Jackson com sua luta diária com constrangimentos, preconceitos encontrou na escrita uma forma de "desabafar",mesmo contra sua vontade instruido pelo seu terapeuta,porém não sabia que essa seria sua melhor atitude na vida.Ele não sabia definir se o que escrevia era:Um diário?Um confessionário?Uma carta para si mesmo?Não sabia dizer.
André ao se deparar com os relatos escritos cheios de sentimentos e emoções começa a refletir sobre seus medos e suas aflições.

Com sua escrita super envolvente e fluída, Renan nos remete ao questionamentos e dificuldades que algumas pessoas enfrentam na sociedade preconceituosa e machista em que vivemos.
Um conto tão rico em sentimentos e emoções que fica difícil não se envolver,por mais que seja curto, o autor conseguiu através da sua escrita expressar tamanha sensações e sentimentos. Um linda história pra ser lida em um tarde.

Quero agradecer ao Renan por me procurar e me presentear com essa história emocionante e por deixar meu coração quentinho.

Recomendo para quem procura uma história rápida, mas de muita reflexão, pra sair de uma ressaca ou alternar entre leituras mais densas.

Thaís carvalho 25/07/2019

Resenha postada no Instagram literário @estantedaleticia
Resenha postada no Instagram literário @estantedaleticia

Livro : Mochila
Autor : Rennan Andrade
Editora: Independente
Páginas: 40
Nota : 4,5/5 ?

? André é um jovem Homossexual de 21 anos que perdeu seu pai muito cedo e que tem uma convivência feliz com sua mãe e seu irmão mais novo Pedro.
? No ônibus André estava triste pensando no fim de seu relacionamento com Patrick quando do nada aparece um jovem e esbarra nele e André pede para segurar a mochila deste belo desconhecido , porém ele termina dormindo no ônibus e levando a mochila do desconhecido para casa.
? Em casa André procura uma forma de encontrar o dono da mochila, então ele decide abrir a mochila e lá tem vários cadernos , para descobrir alguma informação sobre o dono da mochila ele abre um caderno mas termina lendo todos os cadernos que são uma forma de diário onde essa pessoa relata como foi sua infância, conflitos com seu pai , a descoberta da sexualidade, entre outros assuntos.
? Ler esses diários faz com André tenha vários questionamentos sobre sua sexualidade, se seu pai teria orgulho dele mesmo ele sendo gay .
? É emocionante o conto, com uma narrativa bem construída, uma linguagem fluída, e que traz reflexões sobre os preconceitos sofridos pelos homossexuais, como essas pessoas se sentem, os conflitos familiares que eles passam quando não são aceitas a sua sexualidade. E o leitor pode entender mais como o preconceito reflete de forma negativa na vida de um gay, o medo que eles sentem. Esse foi o segundo livro que leio sobre essa temática e gostei muito.

Miih @girafinhaliteraria 03/08/2019

Encantador e tocante!
Sempre me surpreendo como palavras têm o poder único de nos curar, amo quando conheço histórias que me fazem repensar e entender melhor o outro!
O autor nos faz sentir tantos sentimentos e sensações em poucas páginas que é impossível não sentir aquela sensação gostosa ao ler! Mochila é uma história linda que traz boas reflexões sobre amor próprio e sobre tudo aceitação!
“Será que ele teria orgulho de mim, mesmo eu não sendo aquilo que ele queria que eu fosse? Será que ele me aceitaria por aquilo e aqueles que amo? Ou será que ele quebraria nosso tabuleiro de xadrez ao meio quando soubesse que eu sou incapaz de amar de uma forma diferente?”
Sentado no banco de um ônibus intermunicipal, aguardando o ponto final próximo a sua casa, André reflete sobre o amor e tudo que o trouxe até ali, quando um estranho esbarra e quase acaba derrubando seu celular, o tal estranho chamava-se Jackson — um garoto charmoso que possuía uma beleza singular da qual atraía atenção!
Como André seguia a viagem sentado, ofereceu-se para segurar a mochila do misterioso garoto, ao longo do caminho notou discretamente suas formas e os contornos do seu rosto. Ironicamente Jackson vai embora esquecendo sua mochila com André, que ao chegar perto de casa mergulhado em pensamentos notou a bagagem a mais.
Nosso protagonista resolve então vasculhar a mochila em busca de algum contato ou informações que o levasse até o seu dono e no seu interior descobre vários cadernos coloridos que revelam mais da vida de Jackson, mesmo com peso na consciência, é levado pela curiosidade! André folheia os cadernos e entre uma folha e outra, acaba mergulhando na vida e história de Jackson!
A obra se trata de uma romance gay, mas vai mais além do que isso, ela nos mostra que cada pessoa enfrenta suas próprias batalhas e que muitas vezes não podemos compreender, e apesar de todas as diversidades da vida, o amor sempre vai ser o caminho!
“Sinto que às vezes nos apegamos tanto à idéia de viver um amor que abale nossas estruturas que acabamos ignorando o quão simples amar pode ser.”

site: https://www.instagram.com/girafinhaliteraria/

Abraão.Lincon 12/08/2019

Poucas palavras, porém fortes palavras!
Um conto de aquecer o coração, e nos fazer parar pra refletir.
Amor, amizade, incertezas, e família. Sim sim, um conto curtinho mas que nos faz pensar sobre diversos assuntos. Confesso que parei a leitura duas vezes, por devaneios do meu passado, acontecimentos que a muito não lembrava mais, mas vieram a tona e sem pedir licença. Conto fluido, e que dá pra ler em alguns minutos, com uma história linda de André que acabou de sentir a primeira decepção amorosa. E se pega admirando o rapaz, que está ao lado dele no ônibus por ter se oferecido a ajudar com a mochila. Porém André acaba cochilando, e ao acordar percebe que o rapaz esqueceu a bolsa com ele. Na tentativa de buscar contato com o dono da mochila, André encontra pequenos cadernos, que com sua curiosidade vai nos apresentando algumas aflições que um adolescente homossexual pode sofrer.
Já chega, acho que já falei de mais. Kkks. Leiam! Recomendo Muito!

Ley 18/09/2019

Como uma simples mochila trás tantos ensinamentos
Mochila tem um título bem diferente, né? Foi essa a impressão que tive quando conheci esse conto. Me perguntei do que se tratava e quando enfim soube me interessei imediatamente. O conto pode até possuir um nome diferenciado, mas o principal ponto é a mensagem que ele trás.

Toda leitura é válida, portanto, mesmo um conto contendo apenas 50 páginas trouxe um ensinamento do qual eu já conhecia mas que se agarrou ainda mais em mim. A história é bem simples. André é um rapaz gay e na sua ida de ônibus rotineira para casa, ele esbarra em um homem que carrega uma mochila extremamente pesada. Como ato de boa atitude, ele se oferece para carregar sua bagagem para que o outro possa ter um equilíbrio melhor dentro do ônibus.

Como eu já esperava alguma coisa acontecer, não fiquei surpresa que no desenrolar da história. André acaba dormindo no ônibus e o estranho dono da bolsa foi embora e esqueceu a mochila com ele. André vai para casa e procura em meio aos cadernos soltos na mochila, uma forma de contactar o estranho. Ele então descobre que o nome do rapaz é Jackson e marca de devolver a mochila no dia seguinte.

Mas não acaba por aí, André acha bem interessante aqueles cadernos que viu na bolsa de Jackson e por pura curiosidade, acaba lendo alguns. Acontece que os tais cadernos são diários bem pessoais do outro, e quando percebe o que está fazendo, ele quer imediatamente guardar tudo, mas é levado pela sinceridade das palavras de Jackson e pela familiaridade delas também.

Jackson conta alguns pontos importantes e piores da sua vida através dos cadernos. Ele também é gay, tem problemas familiares e trás uma bela lição por meio de suas palavras. Até mesmo eu, mera leitora, que estava apenas lendo, achei bem impactante pela sinceridade que o personagem pôs em seus relatos, então por isso talvez eu entenda a avidez de André querer ler todos.

Mas a lição dos cadernos também serviram para André, que se beneficia delas e aprende um ótimo exemplo, como amor próprio, viver bem, aceitação e ensinamentos que acho importante para todos aprenderem. Claro que essa simples obra do acaso mudou a vida dos dois personagens. Achei lindo e bem significativo a forma criada pelo autor de se expressar.

Ele criou um conto ao mesmo tempo com um início de romance, mesmo que tenha sido curto e não muito desenvolvido, mas também trouxe uma espécie de troca de experiências com ótimos resultados.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/08/mochila-4-em-1.html#more