O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno Cornelia Maria Funke
Guillermo del Toro

Resenhas - O Labirinto Do Fauno

Nado 17/06/2020

Conto de fadas direto do cinema
Ao contrário de filmes que são baseados em livros, esta obra foi escrita após um grande sucesso do cinema, público e crítica. A autora soube passar com perfeição os detalhes do filme para as páginas. Por muito pouco não dei 5 estrelas, eu daria se os 10 contos que ela criou ao longo da obra se ligassem melhor com a história original. Recomendo viamente essa prazerosa leitura.
edu basílio 17/06/2020minha estante
um dos filmes mais lindos a que tive a oportunidade de assistir.

Nado 18/06/2020minha estante
Sugiro ler a obra também. Foi um dos filmes que mais gostei e um dos livros mais prazerosos de se ler. Sabe aquele livro que faz você se desligar do mundo por uns momentos e viajar de uma maneira deliciosa pelas palvras? Esse título tem essa capacidade.

edu basílio 18/06/2020minha estante
valeu pela dica, nado! suas palavras realmente motivam! o "coloquei na mira" aqui sim =)

Nado 18/06/2020minha estante
Depois me conte o que achou. Boa leitura!

KakauSoares 31/08/2021minha estante
Eu já achei completamente o contrário sobre os contos... Ele ligou perfeitamente a história, deu detalhes que vc não enxerga no filme. Se eu só tivesse assistido o filme, chegaria a conclusão que tudo não passou de imaginação da Ofélia. Os contos me fizeram acreditar na história e ter uma percepção mais mágica, digamos assim.

Leila 03/10/2021minha estante
Qual filme é baseado?

Merci0 04/10/2021minha estante
Gente! Eu já amei os contos, achei que ele contextualizou e deu vida aos personagens secundários, mostrou que a história era muito maior do que só a vida da Ofélia, que aquela alma estava presa naquele mundo e interferindo nele a muito mais tempo que se lembrava.

Iarlys 04/10/2021minha estante
Merci, concordo com você.
Eu achei que os contos combinaram encaixaram-se super bem ao longo do livro.

Ainda não tive o prazer de ver o filme mas um dia o verei.

Mah 20/04/2022minha estante
Terminei o livro em 5 dias e vou reler de novo,a história é tão gostosa de ler

Emylle.Isabelle 12/08/2022minha estante
Esse livro é perfeito. Você se afunda na história de Ofélia, começa a entender a torcer pela menina. Esse livro me passou diversas sensações, raiva, tristeza, apreensão, felicidade.

hellen 09/01/2023minha estante
o livro e o filme são perfeitoooos!!!

Gabriel 11/01/2023minha estante
Amava o filme na infância, e agora amo o livro!!

lilice 26/01/2023minha estante
esse livro é surreal de bom!!JURO, vale mto a pena!!

Layza! 11/03/2023minha estante
Eu nunca assisti ao filme e nem li o livro. Você me recomenda ler ou assistir primeiro?

Nado 11/03/2023minha estante
Ler e depois assistir

Rosangela Max 27/07/2022

Um conto de fadas sangrento.
Uma história encantadora, mesmo que a tristeza e a crueldade predominem.
Os personagens foram muito bem construídos e deixaram a sua marca. Gostei especialmente da Ofélia e da Mercedes. No enredo, elas simbolizaram a bondade e a coragem na luta contra um tirano.
Gostaria que houvesse uma participação maior dos rebeldes na história.
Recomendo a leitura.
Keila 27/07/2022minha estante
Ofélia ? uma história doce e amarga ao mesmo tempo.

Rosangela Max 27/07/2022minha estante
Verdade. ?

Mirna20 28/07/2022minha estante
Eu amo esse livro,ele é extremamente lindo e ao mesmo tempo muito triste,é um livro que vale muito a pena ser lido por todos. Eu acho O Labirinto Do Fauno um livro fascinante! ?

Camila 07/11/2023

Um belo conto de fadas sombrio, que mostra as agruras da vida. Eu sorri, chorei, amei, odiei... Não conseguirei esquecer alguns personagens. Agora quero assistir o filme.
Santos de Cristo 07/11/2023minha estante
Eu só consegui assistir o filme, preciso ler o livro.você não vai se arrepender de assistir.

Gabriela 10/11/2023minha estante
Pronto amo livros que tenho emoções diversificadas. Irei ler, assistir talvez...

Raphael L. 04/12/2023minha estante
O filme é excelente. Vale a pena

-Koraline 27/01/2023

O Labirinto do Fauno é um dos meus filmes preferidos, e devo dizer que é bastante fiel. O livro é ótimo, a escrita é bem fluida e a narração é um tanto poética e bastante bonita. Para mim, a única decepção é que o Fauno e tudo o que o cerca é bem menos abordado do que eu gostaria, afinal, é a parte mais interessante do livro.

Ana Lee 27/02/2022

Pesado...
O livro é absurdamente lindo, a história é muito boa, mas é bem pesada, cenas violentas e acontecimentos tensos. Mistura fantasia e a crueldade do mundo real.
O filme é muito bom também.
Gabriela Vianna 27/02/2022minha estante
Estou lendo? bom saber que deu 5 estrelas!

Ana Lee 28/02/2022minha estante
Mereceu as cinco estrelas

Aline MSS 13/04/2022

Obra de arte em forma de livro!
Amei tudo! A edição é linda, as ilustrações magníficas, a historia triste e emocionante, e ainda te garante a experiência de ler um livro escrito APÓS o filme ter sido publicado.

Guilhermo Del Toro tem uma escrita q me conquista pela simplicidade e pelo talento em descrever a fantasia. Gostei tanto q até procurei outros livros da autora q escreveu em conjunto com ele essa obra, pra acrescentar na minha wishlist.

É um livro rápido de ser lido e q te faz desejar assistir ao filme o mais rápido possível. Vale cada centavo gasto! Um dia irei reler com crtz! ??
Dragarians Geek 13/04/2022minha estante

Maravilhoso esse livro!

Aline MSS 18/04/2022minha estante
Sim, virou favorito! ??

Elaine 29/05/2022minha estante
Adorei o filme e o livro. São maravilhosos! Já tinha lido outros livros da autora Cornélia Funke que são ótimos também.

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

isis 13/04/2020

Simplesmente Mágico!
Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra: mágico.
Brilhantemente escrito, edição linda, história envolvente e personagens interessantíssimos, cativantes, misteriosos e instigantes.
Eu não sabia em quem confiar. Que livro incrível. Me manteve desperta desde a primeira página, nunca ficando chato ou cansativo. Peguei e não consegui largar até que tivesse acabado. Amei de paixão. Um dos melhores do ano, com certeza.
Lucas.Emanuel 12/06/2020minha estante
Ai, seu comentário foi super motivador. Obrigado! Vou por na minha lista de leitura.

eduarda 10/03/2021

o labirinto do fauno
livro magnífico do início ao fim (aspectos narrativos e físicos)!
a história de ofélia me deixou muito instigada e despertou minha curiosidade de uma forma inenarrável. apesar de nunca ter visto o filme, tenho certeza que cornelia não deixou a desejar nessa transcrição. um ponto que me prendeu muito no livro é a ponte criada entre a ficção e a realidade, que é excelente e foge de um padrão por apresentar outra visão. definitivamente, um dos melhores que já li na vida.
Pollyana Camilo 10/03/2021minha estante
Amo essa história

FRAN329 02/08/2020

O Labirinto do Fauno
“"Os mortais não entendem que a vida não é um livro que você fecha só depois de ler a última página. Não existe última página no livro da vida, pois a última é sempre a primeira página de outra história."” (P. 266)

Fiquei maravilhado com essa edição linda da editora Intrínseca. A diagramação é perfeita, e a arte não se discute; da todo o charme ao livro, tornando-o ainda mais prazeroso de tê-lo em mãos. "Nesta edição, Cornelia Funke tece em palavras a inesquecível obra-prima de Guillermo del Toro. A narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno."”

A história acontece em uma floresta no norte da Espanha, no ano de 1944. Ofélia, uma menina de treze anos, carregava em seus braços seus melhores amigos, seus livros de contos de fada. A única coisa que ela sabia naquele momento, durante a viagem, era que sua mãe estava grávida de um homem que ela não conhecia, e que estavam indo morar com ele em busca de proteção e cuidados com o bebê que estava por vir. Capitão Vidal era o padrasto de Ofélia, homem malvado, fascista, violento e torturador, que causava medo em qualquer criatura vivente.

Mas, o destino de Ofélia foi traçado por outro caminho, ao chegar na casa do Capitão, ela foi conduzida por uma fada até um antigo labirinto em ruinas. Lá, encontrou uma criatura estranha, "Leão, cabra, homem, ele era tudo e nada disso. Ele era... o Fauno."” Que confessou a menina que ela não nasceu de um útero humano, que a lua lhe deu à luz, e que era filha do rei subterrâneo. Logo, ela foi designada a cumprir três tarefas antes da lua cheia. Entregou-lhe o livro das encruzilhadas que iria lhe mostrar o futuro conduzindo-a a um destino que ela não esperava.

Gostei muito dessa narrativa cheia de emoções e aventuras. Vale muito a pena conhecer os personagens e viver essa história incrível.

Simplesmente perfeito!
Gabriela.Melo 02/08/2020minha estante
Já tinha assistido o filme e fiquei encantada também. Mas sua resenha, inclusive a forma como fala da estrutura do livro (uma coisa que nem sempre é comentado nas resenhas) me motiva ainda mais a ler (mesmo conhecendo o desfecho da história na cinematográfica). Gostei da sua resenha!

FRAN329 02/08/2020minha estante
Owmmm... Fico muito feliz que tenha gostado, Gabriela. Obrigado! ;)

sophyz!! 21/12/2023

"Nós nos sentimos imortais quando somos jovens. Ou talvez ainda não nos importemos tanto com a morte"
Chorei muito quando eu terminei e sofri por cada personagem! Esse livro tem uma história muito boa e os contos que tem me fez entender muito mais o mundo dele. Cada conto e capítulo era interligado e isso é muito legal e me fez ter uma visão mais ampla comparada a primeira vez que eu li. Enfim, super recomendo e até agora eu tenho ódio do Vidal e de todos que trataram mal a Ofélia

Delam 04/04/2021

"Todos nós inventamos nossos próprios contos de fada"
Primeiramente gostaria de dizer que me arrependo por ter demorado tanto tempo para ler este livro. Esse era um dos vários livros que já estava há um bom tempo em minha estante, e, por não ter visto o filme, ficava receosa de lê-lo por achar ser um título infanto-juvenil. E como eu estava enganada!

O livro aborda a trajetória de Ofélia, que tem sua vida transformada após da morte de seu bom pai e do novo casamento de sua mãe, com Vidal, um capitão espanhol perverso. Assim a narrativa também mostra de perto as crueldades do franquismo espanhol, contando com cenas um tanto pesadas de tortura e morte. Ademais, vi muito no livro sobre o papel que a mulher exerce perante o patriarcado e o simbolo de resistência que cada personagem representa: a protetora Carmen, a revolucionária Mercedes, a destemida Ofélia.

Dessa forma, a narrativa crítica criada por del Toro e escrita por Funke, junta História e fantasia com maestria. A escrita da autora é leve e fluída - mesmo nas cenas violentas -, os capítulos são curtos e fazem com que o leitor queira continuar lendo e lendo, afinal o próximo capítulo só tera poucas páginas rs.

A história com o fundo de guerra é super envolvente, e fez com que eu não soubesse se queria saber mais sobre a trama de Ofélia ou de Vidal com os rebeldes. Os contos nas quebras de partes se encaixam com a história central, deixando tudo mais completo.

Enfim, eu me apaixonei pela história do inicio ao fim. Eu adorei com facilidade certos personagens e temi por eles, ao mesmo tempo que odiei outros com ainda mais facilidade.

É impossível fechar esse livro sem refletir sobre a nossa sociedade atual, sem querer saber mais sobre todas essas pessoas que a História esqueceu, como o próprio epílogo do livro ressalta. É um livro que ganhou um espacinho especial no meu coração e que eu recomendo demais a leitura.

Ricardo.Borges 19/10/2021

Um conto de fadas sombrio, para adultos
Em uma linda edição da Intrínseca, essa adaptação do filme proporciona uma leitura rápida, mas perde o encanto para quem já viu o filme?

am â 19/06/2021

esperava conto de fadas e ganhou assassinato
muito bommmm adorei
A história é mais pesada do que eu achei que seria, tem alguns momentos que são bem tenebrosos, ainda mais quando são retratadas críticas ao fascismo espanhol. Todos os personagens são bem construídos e fazem total sentido a trama, e ver todos esses acontecimentos envolvendo a fantasia de uma criança vivendo ao meio de tantos conflitos é genial. A única coisa que tenho a "criticar" é o fato de que eu achei que poderiam ter feito mais ligações entre os contos e o enredo da história, que em alguns momentos ficam desconexos.
As ilustrações no livros estão PERFEITAS, essa versão é esteticamente impecável e faz total sentido parabéns a todos os envolvidos

Brubs 29/12/2021

Grande livro
O Labirinto do Fauno que livro mais intrigante e incrível. Uma história que mistura contos de fadas horripilante e a dura realidade.

Se passando na guerra civil da Espanha com um regime fascista, Ofélia tenta sobreviver ao caos diário que a cerca, até encontrar o Fauno que mostra um novo mundo a ela, O Labirinto.

Uma leitura rápida que se desenrola com facilidade. Apesar de seu final um tanto trágico e chocante, é um livro que te encanta do início ao fim.

Recomendo este maravilhoso livro, nada voltado para crianças pela sua tamanha gama de horror.