Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Lucelly 07/04/2024

A capa juntamente com o título chama muita atenção e acabei achando que era mesma vibe do ?medicina macabra?, porém tem alguns capítulos bem chato que me fizeram retardar a leitura, deixando o livro de lado por meses. Quando o capítulo fala realmente dos métodos da medicina na época, eu achei super interessante, mas pega um capítulo comprido falando apenas da vida pessoal, é bastante entediante. Mas a culpa foi minha que imaginei ser outra coisa (me deixei levar pelo título ?medicina dos horrores?) e não prestei tanta atenção na hora da compra.

booksdaemy 24/03/2024

??
Com uma conclusão satisfatória, o livro deixa uma marca indelével na mente do leitor, instigando reflexões duradouras. Uma obra-prima que transcende gêneros e permanece atemporal.

Elô 22/03/2024

Que livro magnífico.
Aqui nós vamos acompanhar a vida do cirurgião Joseph Lister, que foi o responsável por desenvolver e disseminar o método antisséptico quando os hospitais eram vistos como um local ligado a morte.
A autora foi muito feliz ao contar a história de maneira bem clara e direta mas ao mesmo tempo interligando vários acontecimentos que estavam acontecendo simultaneamente em outros ramos da ciência.
Por fim vale ressaltar que esse livro vai além da história da evolução dentro da medicina, é sobre como novas ideias precisam de tempo e dedicação para serem elaboradas e que, não importa a natureza do assunto tratado por elas, todas no começo vão receber um certo estranhamento da sociedade.
Recomendo demais a leitura e com certeza vou ler o outro livro da autora pra ontem.

Sthefany.Ambrosio 17/03/2024

Excelente
Um livro muito bom e muuuito informativo! A história do Lister é fascinante, assim como as descobertas dele.

Eu sou leiga nesse tema, mas mesmo assim consegui aprender bastante coisa e desfrutar de cada momento desse livro

Leoleo 14/03/2024

Lar da morte ao lar da cura
Confesso que, de modo biográfico , o livro aparenta fluir mais em relação a história do médico e rapidamente trunca para os métodos cirúrgicos e alguns temas complicados. Mas cientificamente é fascinante ver em como o futuro que escolhi teve um passado tão obscuro e entregue pela sorte. As 5 estrelas talvez seja pelo amor incondicional que tenho pelas ciências médicas e com as demais, me tocou de formas absurdas saber a relação que Tyndall, Pasteur, Joseph Jackson, Boyle tiveram para os avanços da medicina, só demonstra em como o mundo científico é uno ao invés de múltiplo e variável. Obrigado Lister por hoje, por exemplo, eu poder ter uma mente bem mais tranquila sobre a segurança da cirurgia que irei fazer em meu joelho logo breve. Viva a medicina! ?

Juliana1915 13/03/2024

Interessante!
Esse livro foi completamente fora da caixa pra mim, mas tava lá na AUDIBO dando sopa e pensei "por que não? Gostei da experiência, talvez se tivesse sido de fato a leitura e não o audiobook eu tivesse achado enfadonho e talvez até abandonado, mas como foi em áudio escuta a na academia, ou quando ia correr.

Achei bem interessante, e bizarro, como eram as cirurgias no século XIV, fiquei abismada como as pessoas viviam em condições tão horripilantes.

Foi legal também saber como o Dr Lister dedicou a vida a solucionar a questão das mortes pós operatórias que em 99% aconteciam por conta de bactérias nos leitos extremamente insalubres dos hospitais. Foi por causa do trabalho dele que existem todos os protocolos de esterelização que conhecemos hoje.

Incrível também todas as barreiras que ele enfrentou vindas de seus colegas de profissão, principalmente os mais velhos, que se recusavam a sequer testar os métodos dele por orgulho ferido, comprometendo milhares de vidas inocentes por puro ego.

Leitura bacana.

Dear Moon 04/03/2024

Medicina dos Horrores
A leitura foi um pouco lenta, já que apresentavam bastante palavras das quais eu não tinha conhecimento, porém foi uma leitura muito interessante e que eu pude extrair bastante contexto sobre a medicina antigamente.
Geralmente na escola aprendemos que a medicina era um sistema completamente diferente do que temos hoje em dia, mas com esse livro eu descobri coisas novas e achei muito fascinante a história de Lister, principalmente por ter uma boa ideia de como o mundo da cirurgia evoluiu.
Adorei o livro, os capítulos não são tão grandes e esse livro me apresentou muitas palavras novas, além de acrescentar mais compreensão sobre os métodos utilizados/explorados e como eram feitas as descobertas nos séculos passados.

Paula Santos 03/03/2024

Muito bom!
Livro de não ficção que nos coloca na era vitoriana e nos mostra como a medicina funcionava. Em alguns momentos é uma leitura agonizante, que me deixou com mais medo que muitos livros de terror. A escrita da autora é extremamente fluida e tem alguns momentos que eu até conseguia sentir como se tivesse sido transportada para os hospitais do século XIX. Enfim, recomendo demais e com certeza será uma leitura que pretendo fazer novamente em breve pra absorver tudo que pode ter passado despercebido nesse primeiro momento.

Ei Maybrick 26/02/2024

O horror da saúde
Ninguém gosta de parar pra pensar nisso mas os cuidados e assepsia que vemos hoje vieram de testes muitas vezes mal elaborados, de uma medicina primitiva que mais torturava do que cuidava.

Se você hoje tem medo de arrancar um dente com anestesia e toda assepsia necessária para o procedimento imagina ter que app amputar um membro ou remover um tumor Contando apenas com agilidade e uma faca afiada de um cirurgião, Com a promessa de ser o mais rápido possível para que sua dor não se prolongue.

O horror dessa história, da história da medicina, Vem acredito altura que era a experimentação para a cura.

Roberto460 24/02/2024

Uma história muito interessante sobre a medicina, principalmente pra quem é médico e cirurgião como eu. Mas para leigos talvez fique um pouco massante alguns momentos da leitura, tem momentos que parece que nada acontece e quando vai acontecer muda o capítulo.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Medicina dos Horrores é um livro de não ficção da autora Lindsey Fitzharris, publicado em 2019 pela editora Intrínseca. O livro conta a história de Joseph Lister, o médico que revolucionou o mundo das cirurgias no século XIX, ao introduzir o conceito de assepsia e combater as infecções pós-operatórias. O livro mostra como era a medicina antes de Lister, com cirurgias sem anestesia, sem higiene e com altas taxas de mortalidade. O livro também narra os desafios e as resistências que Lister enfrentou para provar suas teorias e mudar a prática cirúrgica.

O livro é uma obra histórica e biográfica, que mistura fatos reais com uma narrativa envolvente e detalhada. O livro é recomendado para quem se interessa por história da medicina, ciência e biografias. No entanto, o livro também contém descrições de procedimentos cirúrgicos que podem ser fortes e chocantes para alguns leitore

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551005224

enzomrs4 12/02/2024

Interessante
Leitura muito interessante pra quem é estudante da área da saúde ou simpatiza com tal, conta sobre a vida de Joseph Lister e suas descobertas que revolucionaram a história da medicina. Um ponto negativo pra mim foi que que achei a história bem maçante, levei mais de um mês para terminar essa leitura.

Carolaine 10/02/2024

Medicina Dos Horrores
É um livro super interessante, ainda mais pro pessoal da área da saúde! Vale muito a pena ler, tem vários datos super legais.
Demorei um pouco ler pq ele é bem vibe biografia, oque não me atrai muito, mas gostei de ter lido e indico!!

Natalia Ribeiro 07/02/2024

Evolução
Este livro conta a história de Joseph Lister, o médico que revolucionou as cirurgias no século XIX.
Mostrando com detalhes como eram as cirurgias antes e os avanços que Lister obteve atravéz de pesquisas

Amanda 03/02/2024

Uau
Foi uma leitura bem difícil por conta das partes grotescas e também por contas das partes em que se necessita de uma base de estudos de biologia para entender melhor. Mas amei conhecer um pouco mais da história da medicina e amei que o livro me fez ficar muito mais agradecida por ter nascido no século XXI e não no século XIX!