Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Alana Varela 18/04/2021

Fascinante
Fascinante, desde as primeiras páginas com uma temática envolvente que narra a saga do médico cirurgião inglês do século XIX, Joseph Lister e de outros cirurgiões antes da existencia de qualquer anestésico, onde a capacidade era medida pela rapidez com que se faziam os procedimentos. Abrange a fase posterior da descoberta do controle básico das infecções.
Lister, desenvolveu métodos antissépticos que foram aplicados em cirurgias e no tratamento de pacientes em hospitais, reduzindindo drasticamente a taxa de mortalidade.
E em meio a vívidas narrativas de hospitais cheios de sujeira, salas de cirurgia em forma de anfiteatros e instrumentos cirúrgicos usados em operações seguidamente sem qualquer limpeza, surge o homem que colocou a medicina em outro patamar e consequentemente aumentou a expectativa de vida de quem precisava de um médico.

Elane.Medeiross 16/04/2021

Quando vi o nome Lister, pensei em Listerine
Foi um livro surpreende. Realmente no século XIX a medicina era dos horrores, me impactou muito a falta de higiene e a arrogância dos profissionais da época em relação as novas descobertas cientificas, também me impressionou que a relação que meu cérebro fez entre Lister e listerine, tinha fundamento, e pra mim uma grande surpresa descobrir que a grande empresa Johnson & Johnson também surgiu devido as idéias de Lister em relação antissepsia.
Um livro que eu com certeza irei indicar.

vidalfaleiro 15/04/2021

Livro excepcional, apesar do título apelativo que deram por aqui. É mais uma biografia de um homem fascinante que de fato mudou a história da medicina tão profundamente que suas contribuições chegam diretamente até os nossos dias!

Dhe 15/04/2021

Um livro e uma história incrível
Esse livro é mais que uma biografia, ele conta nos conta uma parte da história da medicina de um jeito tão interessante e bem escrito.
O progresso só nos dá a partir de pessoas como Joseph Lister.
De relatos sangrentos a história da medicina moderna, esse livro vale a pena ser lido.

Stefannye 14/04/2021

De medicina dos horrores à medicina moderna
Livro muito interessante que retrata a evolução da medicina e a participação de um médico num fator importantíssimo, a assepsia, que revolucionou a medicina e salvou milhares de vidas.

Sofia.Oliveira 11/04/2021

Resenha: Medicina dos Horrores
Olha, eu gostei. No começo foi difícil por que eu não sou acostumada em ler biografias. Porém, comecei a ler em conjunto com uma amiga, o que facilitou muito a leitura.

Eu, como aluna de farmácia, tava muito curiosa sobre o conteúdo do livro. É interessante independente do curso que você faça, obviamente, mas foi bem interessante ter uma visão mais detalhada de personagens importantes para a área da saúde que já vi nas minhas aulas da faculdade.

É um livro bem construído, e prende a sua atenção em todos os capítulos.

Recomendo.

Walmer 10/04/2021

Interessante
O livro começa em marcha lenta, chato e pouco cativante. Mas, da metade em diante, um médico, Lister, que respira e vive da ciência começou a tomar forma.
É extremamente interessante ver como os métodos antissépticos foram criticados no início, assim como Pasteur - um grande amigo de Lister -, mas culminou com o desenvolvimento de métodos, produtos e empresas que estão presentes até hoje, como o LISTERine e a Johnson & Johnson.
Nota 8, poderia ser um livro perfeito se não desse muitas voltas no início da leitura e enrolasse menos.

Mariana 08/04/2021

É fascinante
Acho medicina uma área interessante para saber um pouco mais de sua história e poder entender o motivo pelas coisas serem como são agora e, nesse livro, contando a história de Lister, foi possível imaginar como eram as cirurgias no passado e agradecer por não ter estado lá naquela época.

ale 06/04/2021

Comprei esse livro não sabendo muito o que esperar da história pois não tinha lido sinopse, nem nada que indicasse do que se tratava, foi um clássico episódio de: comprei pelo título e pela capa. Por fim acabou sendo diferente do que eu esperava, o livro parece uma biografia do Lister, fala dos seus feitos, descobertas, estudos etc. É uma leitura muito boa, ainda mais pra quem se
interessa por assuntos da medicina. Os focos principais, ao meu ver, são a descoberta do clorofórmio e da anti-sepsia.

nifontana13 04/04/2021

Começo levemente enfadonho, fica melhor com o passar das páginas iniciais, mas depois se torna cansativo novamente.

Milena.Barbosa 31/03/2021

A medicina dos horrores é a biografia de Joseph Lister, que viveu no se século 18 na Europa, se tornando um grande médico que mudou toda a trajetória das cirurgias evidenciando a importância da limpeza nos ambientes dos hospitais que na época eram imundos.
Eles juntamente com seu fiel amigo, o microscópio, fez descobertas importantíssimas que alterou sem dúvidas todo o rumo da cirurgia médica.
Antes os hospitais eram imundos e os cirurgiões eram mal vistos por serem trabalhadores braçais.
Com o tempo a importância da cirurgia e seu valor foi crescendo, assim como graças a médicos como Joseph Lister destacaram a importância sem igual de um ambiente limpo e esterilizado.
Claro que durante sua trajetória Lister de deparou com inúmeros inimigos que iam contra a sua teoria de germes e a eficácia do uso de antissépticos mesmo quando o próprio provava com resultados surpreendentes todos os seus benefícios.
Por fim, finalmente, e até mesmo internacionalmente falando, Joseph Lister teve o mérito merecido com seus estudos e avanços se tornando crucial para o avanço das cirurgias.
No fim descobrimos que o Listerine, famoso antisséptico bucal, criado por um dos irmãos johnson, se chama assim em homenagem a Lister e suas descobertas. A empresa Johnson & Johnson foi criada pelos irmãos Johnson a fim de produzir em massa o Listerine que viria a salvar a vida de tantas almas.
Além do mais o livro é muito bem escrito, no entanto, em algumas partes a leitura se torna um pouco parada mas claro que não é por causa do autor e sim pois os médicos da época se recusavam a aceitar o óbvio.
Leitura necessária em que você aprende muito!
É valido salientar também que é ótimo ver as brigas dos médicos cultos nas revistas se xingando pois não acreditavam nas teorias de Lister e ele todo pleno se recusando a responder acusações infundadas.
MARAVILHOSO!!!

Taty 27/03/2021

Nada de terror/horror, só uma biografia
Sabe aquele livro que você julga ser uma coisa e no fim não tem nada a ver?
É sobre Medicina dos Horrores.

Uma biografia da revolução das cirurgias através das técnicas de assepsia do Dr. Lister.

Uma biografia deste médico.

NADA DE MEDICINA DOS HORRORES!!!

Bem decepcionada...

Mel 25/03/2021

Edição LINDA!!!
O livro é lindo, a capa e edição são perfeitas. O livro foi muuito caro, mas é muito bom e interessante demais

Jessy 18/03/2021

Muito interessante
Livro bastante informativo, com histórias bastante interessantes sobre médicos que foram extremamente importantes para a evolução da medicina e tudo o que passaram (além de todo sofrimento que pacientes também passaram) para termos tantas facilidades que temos hoje em dia como anestesias, assepsia dos instrumento cirúrgicos e muito mais.