Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Naldo.Vieira 25/01/2024

Medicina dos horrores
A história de um dos mais renomados cirurgiões de sua época, lister teve muitos pelejos antes de se tornar famoso, nesse livro vemos como tudo começou e como tudo mudou. O que antes era um purgatório agora os hospitais promovem a vida!. Interessante nesse caso que o cirurgiões nem recebiam por seus trabalhos. Compara a hoje, rsrs.
Um boa leitura, fuida mas que chateia por tantas notas mas que não impedem de ter uma leitura satisfatória.

Lais.Salatiel 22/01/2024

Babadeiro
Livro lindo, capa perfeita, um enfeite perfeito e intocável. Apenas não recomendaria que comprasse apenas pelos detalhes superficiais. Como estudante da área da saúde, e portadora de um incrível fascínio pela história da medicina, diria que, mais que intrigante, é revelador e estimulante.

Dionathan 17/01/2024

Fantástica obra
Me impressiona a relevância dos trabalhos do Dr. Joseph Lister e toda a sua influência na medicina moderna!

Seus precursores trabalhos deram a medicinais ferramentas necessárias para fazer a diferença e potencializar consideravelmente a expectativa de vida da população.

De quebra, foi o gatilho pro famoso Listerine do Dr. Joseph Lawrence e também da icônica Jhonson & Jhonson!

Henricas14 12/01/2024

Uma ótima biografia
Aqui acompanhamos a história de Joseph Lister, um pioneiro na cirurgia que revolucionou o seu método de aplicação nos hospitais.

A autora desenvolve bem a leitura através de cartas, de relatos e de reportagens de jornais da época, as quais desenvolve uma noção clara de como era aterrorizante se consultar nos hospitais daquele tempo, repleto de sujeira e de doenças. Apesar de ser uma biografia, a autora não se resume apenas em Lister, mas retrata bem a situação precária da Grã-Bretanha em pleno século XIX, apresentando outras personalidades históricas desse período e seus impactos na vida pessoal e profissional de Lister, que o fizeram se tornar o "Pai da Cirurgia Moderna"

Milena1115 10/01/2024

Medicina + História
Gostei bastante como a autora abordou uma biografia de forma leve e cativante. Vale a pena para quem gosta de saber mais por trás da história dos eventos médicos e como chegamos até aqui! O que antes era feito de forma tão sangrenta, hoje, percebemos o quanto evoluímos absurdamente rápido!

Mari M. 07/01/2024

Saber a história para ir em direção ao futuro
Eu, como cirurgiã, me encantei com esse livro. Hoje parece impensável um mundo que desdenhava da existência de bactérias. Tudo no que nos baseamos hoje em dia é em evidências científicas e começou tudo ali. Narrativa muito boa que traça o perfil profissional de um dos profissionais médicos mais importantes de todos os tempos. Algumas partes foram nojentas até pra mim, mas tudo pela investigação hehe

Caroline1385 31/12/2023

Medicina? não. dos horrores? sim.
5 estrelas por este livro ser tão completo. comprei de aniversário para minha irmã q quer fazer medicina, li e enchi de comentários p ela "ler" cmg. demorei dois meses p ler o livro mas terminei rapidinho entre ontem e hoje p n ir c ele p 2024 ?? mesmo tendo crises de riso de nervoso, não sentindo minha perna, me sentindo mole e sentindo pontadas, ele é bem detalhado, o livro valeu a pena. Lister era O cara e acompanhar a história dele e o impacto dele na historia da medicina é doidera. muito doido descobrir como eram as coisas antigamente. vamos vivendo sem parar p pensar q um dia não foi assim e q na vdd eram muito diferentes de como é hj (eu diria até absurdas). acho q todo mundo da área da saúde deveria ler esse livro. vc aprende muito mais q só "técnicas", vc aprende "ser". enfim, poderia escrever linhas e linhas sobre esse livro, mas acho q vcs podem ler e tirar suas próprias conclusões e sabedorias!!!

LuAraujo 31/12/2023

Um história chocante!
Conta como foi a evolução da medicina e como eram as cirurgias antes da invenção da anestesia e dos procedimentos assépticos. Era surreal o que os pacientes passavam quando precisavam de uma intervenção cirúrgica e a maioria morria em decorrência das infecções.
Recomendo!

Frank.Gonzalez 23/12/2023

Muito bom , a história da medicina como a conhecemos hoje , se tudo mundo soubesse o que se passava antes , agradeceria mais os avanços que temos hoje .

Maria6697 19/12/2023

A autora soube retratar bem a história de Joseph Lister, tanto na parte da cronologia dos eventos, quanto trazendo fatos curiosos. Não deve ser uma leitura leve para aqueles que não são da área de saúde, mas com certeza é livro que abre muito o olhar e o pensamento sobre tudo o que a cirurgia teve que passar para chegar onde está agora.

Eloisa166 16/12/2023

Livro sobre a história da assepsia e anestesiologia
O título do livro pode muito bem levar o leitor a um equívoco.
O livro conta a história de Joseph Lister (e sim, ele está relacionado ao Listerine), médico cirurgião, considerado, justamente, o pai da medicina moderna, que transformou os hospitais de um lugar de morte, para um lugar de cura, com seus métodos de assepsia e cuidados para com os pacientes.
Leitura mais do que recomendada.

Stephanys27 24/11/2023

Livro muito didático e de fácil entendimento, gostei de me aprofundar um pouco mais na história desse grande medico, só achei o final um pouco arrastado mas nada que prejudique a leitura.

Fabiana 20/11/2023

Confesso que estava com um pouco de receio de ler esse livro após a minha última experiência com um livro de história médica mas foi em vão. A leitura foi muito fluida, uma biografia boa de se acompanhar. Os relatos de como era e como evoluiu foram muito marcantes. Pra quem se interessa pelo tema vale a pena.