Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Rafael.Fires 20/11/2023

Uma carnificina!
Eu até tinha noção do que era a medicina na antiguidade, mas nada havia me preparado para este livro!
A ciência das cirurgias nos anos 1700/1800 era uma verdadeira carnificina!
Antes da invenção do anestésico e dos primórdios dos esterilizantes, essa biografia tras a luta do dr. Lister para melhorar essa área médica tão precária.
E ainda tem a interessante invenção do Listerine e da criação da indústria Jhonson & Jhonson

Fernando Savian 15/11/2023

"De repente, o futuro da medicina pareceu não ter limites"
Há menos de 200 anos, ir para uma cirurgia era literalmente "ir para a faca".

Ambientes completamente insalubres, cirurgiões com crostas secas de sangue nas mãos e nas roupas, isso tudo somado à ausência de anestesia, tornavam o ato cirúrgico uma corrida contra o tempo: amputações chegavam a levar menos de um minuto por meio das mãos mais habilidosas.

Contudo, mesmo em caso de sucesso, um mundo microbiano ainda invisível à época tornava as recuperações das cirurgias potencialmente fatais.

Medicina dos Horrores narra a história de Joseph Lister, o cirurgião e cientista que revolucionou a medicina com estudos e aplicações do ácido carbólico para a antissepsia.

Lindsey Fitzharris destaca, por meio de um texto fluido e gostoso de ler, aspectos da vida pessoal de Lister que corroboram seu brilhantismo.

Mais do que uma biografia extremamente bem feita, esse livro é um tributo ao gênio que dedicou a sua vida para salvar outras vidas e transformar completamente o futuro da raça humana.

Tatiane.Gatto 08/11/2023

Esse livro relata a história do Dr Lister e suas descobertas na área da medicina e todo o tabu que tinha em volta da época.

ekatherinah 07/11/2023

Eu adorei que mesmo sendo uma biografia o uso do contexto histórico sobre a cirurgia e sobre a profissão de cirurgião, sempre trazendo o social além de tecnológico, fez com que me parecesse além de biografia sobre uma pessoa desconhecida para mim.

eu fiquei impressionada ao pensar que muitos dos avanços que temos atualmente foram só inventados, descobertos há no máximo dois séculos atrás ? é muito pouco! Isso dá uma baita perspectiva.

em vários momentos eu sentia nojo, porque era nojento, santo cristo. Eu já sabia que não lavavam as mãos (por causa de O Jardim de Ossos da Gerritsen), mas considerar que chegavam em casa com pedacinhos de carne debaixo das unhas...urgh (apesar de fazer sentido já que não tinham luvas).

nada como uma perspectiva histórica sobre as coisas para evitar romantizar o passado e dar valor ao que conquistamos como humanidade ? mesmo que as vezes a gente se questione sobre os avanços.

Endre 29/10/2023

"Em seus lábios, a verdade prevaleceu com duplo vigor, e os tolos, os que vieram zombar, permaneceram em louvor."

Claudinei.Friedric 20/10/2023

Evolução
O autor produziu umas das melhores descrições já vistas com relação aos procedimentos cirúrgicos e instalações hospitalares da época.
A medicina evoluiu muito com os conhecimentos dos médicos da época, principalmente não desistindo das pesquisas.

3ddy 17/10/2023

A medicina do horrores foi o livro que me fez ter um profundo interesse pela medicina. Me lembro bem que no ano de 2021 meu pai sofreu um acidente de moto e estive no hospital com ele. Devido ao sistema de saúde precario do nosso país, vi ali a necessidade de agir, pois alguns dos profissionais da saúde que tanto deveriam fazer algo, nada faziam.
Um dia andando pela leitura, encontrei esse livro e fui procurar saber um pouco mais sobre ele. Não perdi tempo e comprei.
Lindsey disputa o primeiro lugar de uma das minhas escritoras favoritas por causa desse trabalho, ela nos faz conhecer Joseph Lister, médico responsável por aplicar um sistema de assepsia em centros cirurgicos.
Para mim foi algo surpreendente, pois esse livro me ajudou nos momentos que tive de cuidar do meu pai no hospital, me forneceu ideias de algumas coisas para fazer.
Para entusiastas da medicina, esse livro é um prato cheio, sem dizer que traz consigo curiosidades baseado em nomes de objetos do nosso cotidiano.

???Me siga no scoob para mais resenhas:
@3ddy

Letícia 12/10/2023

Inspirador
A Medicina dos Horrores conta a história de Joseph Lister, um homem que presenciou os horrores da medicina de sua época e, não contente com a realidade em que vivia, dedicou a sua vida inteira a buscar soluções para mudar essa condição.

É um livro inspirador. Ver uma pessoa dedicar sua vida à ciência e com isso uma revolução ser instaurada no seu meio científico é recompensador. Todos os nomes mencionados aqui pude me lembrar de ter encontrado também em livros de Química, física e biologia.

E pensar que temos as coisas hoje bem mais fáceis e uma criança já "nasce" sabendo da existência dos germes enquanto naquela época muitos insistiam em descreditar os experimentos de Pasteur.

Esses cientistas mudaram para sempre pensamentos enraizados na humanidade já mais de 4 mil anos, como vi no livro que li recentemente sobre o panteão egípcio.

Não pude deixar de pensar em outra personagem icônica, porém ficcional, que se passa no mesmo período e é o completo oposto de Lister, o tal do Brás Cubas. O seu caráter e despropósito lhe proporcionaram uma vida miserável, ao passo que Lister, se não teve filhos, pode transmitir seu legado através da ciência.

Mendonca_mai 03/10/2023

Realidade brutal da medicina no século XIX
Este livro vai além de ser apenas um relato sobre cirurgiões audaciosos e experimentos chocantes; ele é, ao mesmo tempo, uma biografia do cirurgião Joseph Lister. A autora faz jus com intensidade ao título do livro, ao revelar casos médicos profundamente perturbadores e as terríveis condições médicas da era vitoriana, onde os hospitais se tornavam verdadeiros antros de infecção e morte.

Contudo, o que torna "Medicina dos Horrores" singular em relação a outros livros de história da medicina é a ênfase na figura de Joseph Lister, um dos pioneiros na promoção da antissepsia. Seus métodos incluíam a esterilização de instrumentos cirúrgicos e a desinfecção de mãos e feridas, resultando em notável redução das taxas de infecção pós-cirúrgicas.

Esta obra é, indiscutivelmente, impactante e perturbadora em todos os sentidos. A autora não poupa detalhes, mergulhando de forma implacável na realidade das cirurgias sem anestesia, nas infecções avassaladoras e nos procedimentos médicos aterradores que desafiam até os limites mais extremos do entendimento humano. A intensidade das descrições é angustiante, mas é exatamente esse impacto visceral que grava a narrativa de forma indelével na memória.

No entanto, é importante mencionar que a escrita de Fitzharris pode ser, em alguns momentos, um tanto menos fluida do que se esperaria. Apesar disso, é uma leitura profundamente instigante e visceral, que eu recomendaria a todos que têm interesse na história da medicina e nas personalidades notáveis que moldaram esse campo.
Fabio 04/10/2023minha estante

Parabéns!???

Mendonca_mai 07/10/2023minha estante
Muito obrigada, Canoff!!??

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações ? lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas ? e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.

É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história.

Ina 12/08/2023

Não pensei que esse livro seria tão bom como foi. A maneira que foi documentada no livro é maravilhoso e consegue ver a evolução da ciência medica e da metodologia da ciência, e também a discussão que na época tinha sobre acreditar ou não na ciência e inovação

Letreco 08/08/2023

Vale a pena ler!
Como já tinha mencionado ao longo da minha leitura, este livro trás abordagens sobre a medicina no século 19. Como já sabemos, foi uma época de pouquíssimo conhecimento sobre o corpo humano, a biologia e a química, sendo que os médicos não trocavam instrumentos, roupas, ou, se quer, lavavam as mãos entre uma cirurgia e outra.
Vale muito a pena ler este livro, a fim de perceber que naquela época, os hospitais eram chamados de ?casa da morte?, um nome que atualmente, não nos faz sentido algum. Também é possível entender a maneira como desenvolvemos novos pensamentos em relação aos cuidados hospitalares, incluindo a dificuldade em moldar pensamentos ainda mais antigos do que de Lister.

PS: Além disso, a autora apresenta uma infinidade de referências usadas para escrever este livro. Na minha humilde opinião, isso aumenta ainda mais a minha curiosidade e credibilidade. :)

AmeisSammie 28/07/2023

Imagine nós,na atualidade,com os avanços dos procedimentos médicos e a sofisticação destes vislumbrarmos a precariedade da medicina do Século XIX,em plena era Vitoriana Anfiteatros de anatomia abarrotados de gente(entre estudantes de medicina,convidados honrosos ou apenas curiosos) aliado a inexistencia de anticepcia,em um momento histórico onde as maiores habilidades de um cirugião envolviam a força e a velocidade levavam a taxas de mortalidade elevadas fazendo com que as cirugias fossem evitadas a qualquer custo.

Mesmo não sendo diretamente o foco do livro,me interessou algo que a autora pontuou sobre as cirugias da época levarem a traumas psicológicos tanto para aqueles que sobrevivem a elas tanto para quem assiste,pois estamos falando de uma época que ainda estava se descobrindo uma anestesia eficiente o bastante para que o paciente não precisasse por um processo tão doloroso e o cirugião pudesse se aprofundar ainda mais na cirugia

Helio Oliveira 15/07/2023

O livro é muito bom, é uma biografia, mas ao mesmo tempo nos transporta para os auditórios de cirurgia de antigamente, e nos mostra o quanto a medicina mudou em relativamente tão pouco tempo

Vitor 28/06/2023

Já parou pra pensar de onde vem o nome Listerine?
Um bom livro, que pincela o cenário da medicina no século XVIII, com os hospitais como "Casas da morte" e os cirurgiões como "açougueiros". O livro apresenta esse panorama pelas lentes do Dr. Joseph Lister, que foi um dos pioneiros e maior divulgador da antissepsia (técnica para impedir as infecções nas cirurgias), funcionando praticamente como uma biografia. Um dos aspectos mais interessantes, é observar a resistência às ideias apresentadas por Lister, inclusive com comentários reais de vários cirurgiões da época que repudiavam o método listeriano. Vale a pena a leitura, pois além de mostrar a evolução da cirurgia e da medicina em geral, o livro também põe em evidência o trabalho de um dos maiores cientistas da história.