Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Sofia 20/12/2022

Que livro bom cara, fala tanto sobre a história da medicina e como eles descobriram todo o processo das infecções e inflamações, aff muito bom

Ribeiro 05/12/2022

Amei!!!
Se atualmente acreditamos que as pessoas estão mais evoluídas, tanto por terem acesso a diversos meios de pesquisas e estudos, muitos ainda duvidam e desacreditam da medicina. Imagine em uma época que pouco estudo havia, ferramentas precárias, aumento populacional bombando e muitas doenças também. Amei conhecer sobre como o médico e pesquisador guerreiro Lister, que por confiar em sua descoberta conseguiu evoluir e muito, as cirurgias em sua época.

elizandra 13/11/2022

ciência gostoso demais
fiquei completamente rendida pela forma de escrita da autora e o jeito que ela construiu a história
as questões das cirurgias e evolução da medicina contadas englobando contexto histórico, nomes importantes e até uma pitada de humor, prendem o leitor, pq a gente fica querendo saber qual absurdo e fofoca está por vir
acredito que até uma pessoa que não esteja tão ligada nesse tema de medicina, anatomia, ciência, vai gostar bastante, pq tem inúmeros fatos interessantes, contados de maneira simples, mas, de novo, muito bem construídos e referenciados
achei uma leitura bem rica
e divertida

Isabela.Rodrigues 05/11/2022

Medicina dos horrores
Amei o livro, ele nos mostra o quanto a ciência evoluiu, o quão importante é a higienização de um hospital, dos materiais utilizados na cirurgia, higienização das mãos, roupas adequadas,etc. Esse é um livro pra quem se interessa pela área da saúde, que gosta de saber como funciona alguns procedimentos, e ver o quanto as pessoas lutaram pra fazer essas mudanças, essas descobertas. Enfim, é um ótimo livro e recomendo muito??

shuhua 29/10/2022

Por algum motivo eu demorei muito para ler, mas o livro é muito bom e retrata a era pré-anestesia, seu surgimento e como Joseph Lister revolucionou a medicina e ciência com a antissepsia, sendo conhecido como o pai da medicina moderna.
Achei interessante não só conhecer toda essa evolução, mas também a vida pessoal e fatores que levaram Lister a tornar-se um grande cirurgião.
É bizarro pensar como as condições de vida eram em 1840 para frente. Hoje em dia, não é nem discutível o fato de que vida gera vida, ou então que higiene e biossegurança afetam sim a recuperação e cicatrização de um ferimento. Então acompanhar esses debates e as mudanças que trouxeram foi muito curioso.

Herbert Beauchamp 20/10/2022

Perfeito
Amei a história de Joseph Lister. A autora retrata a vida do cirurgião de uma forma excepcional. Sou apaixonado por qualquer coisa que fale sobre conhecimento e principalmente que retrate sobre doenças e área da saúde. O livro não tem diálogo por ser do tipo documentário. Porém é uma leitura bem fluida e tranquila. Só demorei um pouco mais para terminar de ler por conta dos fatores que influenciam o dia a dia. Gostei muito de descobrir mais sobre o avanço das cirurgias e descobrir como era horripilante a medicina anos atrás.

Leeh 15/10/2022

Medicina dos Horrores
Esse livro conta sobre a evolução da medicina cirúrgica através do personagem Joseph Lister.
É muito interessante para as pessoas que curtem sobre o assunto e que se interessam bastante por ciência, porque o livro todo menciona cientistas da época.
Para quem não gosta do assunto medicina ou ciência, não é uma história que eu recomendaria, porque, apesar de ter um personagem principal, a história tem o holofotes totalmente voltados para a evolução cirúrgica.

Maria 10/10/2022

bemmmm show
Como a própria capa já diz: a história baseia-se na vida de Joseph Lister, o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX.

As cirurgias no passado eram feitas de maneira bem brusca e sem mais, nem menos, e só eram feitas em último recurso, tendo resultado a vida ou a morte.

É bem pá pensar em como eram feitas: geralmente em universidades, com cadeiras lotadas de estudantes de medicina. No meio, a maca e o piso de serragem para absorver o sangue dos membros amputados.

Joseph chega metendo o pé na porta e criando um método mais seguro e menos invasivo para a realização das cirurgias. É bem informativo para pessoas que se interessam ou até aquelas que não se interessam.

Então, é, basicamente o livro fala sobre a vida dele, desde a infância até a morte :)
Marcia 11/10/2022minha estante
Interessante

Marcia 11/10/2022minha estante
Interessante

Mariana 01/10/2022

Tem horror, uns nojinhos e uma vida que salvou vidas
Achei muito bem escrito, a história é bem narrada e bem complementada com as notas. Traz muitos fatos interessante mas por algum motivo achei que teria mais descrições dos processos cirúrgicos, com a história mais em primeira pessoa (de onde tirei isso: da minha cabeça mesmo), mas quem coloca expectativa que lide, não é mesmo?
Sempre vale a pena entender o desenvolvimento da ciência e fiquei feliz por Lister ter sido reconhecido em vida pelo seu trabalho incrível e pelas vidas que salvou, e de certa forma, salva até hoje. Um salve a todos que lutam pelo desenvolvimento e aprimoramento das ciências!

Clara 22/09/2022

O início obscuro da medicina
O incrível início da cirurgia com anestesia e da esterilização. O livro acompanha a incrível vida de Joseph Lister e de sua trajetória e suas contribuições para a medicina como conhecemos hoje. Finalmente descobri o motivo do enxaguante bucal se chamar Listerine

Michel.Stefanini 20/09/2022

Revolucao na Medicina
" Os métodos de lister transformou a cirurgia, que passou de medicina dos horrores a ciência moderna".

É um livro documental tanto da medicina quanto da vida de Joseph lister.

Super recomendo para quem gosta de histórias documentais.

Mia2108 20/09/2022

Achei interessante na vdd o começo, mas eu acabei abandonando o livro por que ele acaba se tornando meio parado, mas tirando isso foi bom até.

Beeð 12/09/2022

Uma biografia que se parece mais com uma ficção
Joseph e Robert Lister poderiam ser duas pessoas desconhecidas, que viviam na ignorância comum da época e que tinham uma vida pacata.

Mas não era o caso, na verdade eles presenciaram uma vida extremamente extraordinária.

Este livro consegue florear até mesmo a cena mais assustadora (e real) com maestria. Então uma biografia que tinha tudo para ser simples e relativamente cansativa se mostra uma história cativante que nos expõe uma visão completamente diferente do passado, e ainda consegue por um certo foco nas motivações pessoais e vida de cada um.

Se você quer ler um livro que te informa sobre o século XlX (principalmente da área médica), se gosta de livros de qualidade ou se só precisa de um livro diferentão pra sair da rotina, esse livro é para você!

Paula @bookflags 11/09/2022

Muito interessante, histórico e cheio de detalhes. Aos amantes de historia e medicina, um baita livro!