Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Isadora 08/05/2020

Medicina dos Horrores
Gostei bastante por contar um pouco da história da medicina e como foi importante as descobertas da época para os dias atuais.

Simone 12/12/2020

Livro interessante para conhecer a história. Fala sobre como era o mundo das cirurgias antes dos processos de assepsia e a luta que foi convencer os cirurgiões da época a adotarem o processo.

Caiu da estante 14/05/2020

Medicina dos horrores
Só posso dizer livro muito bom e ainda bem que nasci na atual época.e um livro para os fortes.kkkk super indico

DrAlu 27/06/2022

Como medico, foi muito angustiante ver como a cirurgia era uma loteria até meados de 1880. Onde as infecções perioperatorias matavam a maioria dos pacientes. Dr Lister mudou tudo. Bom livro.

Vanessa 20/05/2020

Amei
Um guia para curiosos saberem como era a medicina real antes das anestesias e descobrir parte da história da famosa Johnson?s e do inventor do listerine!

Hugo.Romano 21/05/2020

Grata Surpresa
Adquiri esse livro por mera curiosidade, e admito, pelo belo trabalho gráfico dele. Não poderia ter mais grata surpresa que essa leitura.
Impecável o trabalho de pesquisa e a seriedade da construção desse livro. Estou de fato muito feliz por ter lido.
Sem contar que a biografia de Lister é uma homenagem à ciência. Aqui nós vemos a mudança da medicina de um simples pesadelo sujo, para uma área do conhecimento completamente mergulhada no método científico. Simplesmente uma homenagem à ciência como norteadora do avanço da humanidade. Excelente.

Maria 26/05/2020

Que livro demais! Muito legal ler sobre a evolução da Medicina e do entendimento dos médicos sobre como ocorrem as infecções. Fora que o livro é cheio de fun facts muito legais de saber. Lister foi genial!

Aécio de Paula 27/05/2020

Medicina dos Horrores - Lindsey Fitzharris -
Um livro não ficção sobre a medicina do século 19. As cirurgias sem anestesia, as infecções pós operatório, o hospitalismo, e as descobertas dos antissépticos para as feridas. Muito sangue e amputações, putrefações, centenas de mortes, e coisas fedidas. É um livro de horror kkk. E também conta as descobertas de Joseph Lister. O "Listerine" bucal foi homenagem a ele.

Gabi 01/06/2021minha estante
O meu tá chegando, super ansiosa pra ler

4rir4nh4 02/06/2021minha estante
É um livro muito bom! Eu amei ?

readwithjuly 01/11/2020

Um livro sobre o horror real que acontecia nos hospitais
Um não-ficção que vai mostrar bastante sobre as ?nojeiras? que aconteciam nos hospitais do século XIX. O livro foca da trajetória de Joseph Lister e as incansáveis vezes que tentou fazer com que seus estudos sobre antissepsia fossem espalhados e entendidos pela sociedade. Ler esse livro em um momento político brasileiro que não se valorizam as ciências é muito da ?história se repetindo? com novos movimentos como o antivacina. Mas mesmo com essa exposição da luta do Joseph Lister o livro ainda acabou sendo um pouco arrastado (não sei se pq esperava outro ritmo dele) por isso dei 3 estrelas.

Nata 28/05/2020

Inspirador
No começo achei que seria apenas uma biografia, mas foi mais que isso. Me prendi tanto na história, ao lado de Joseph Lister e suas descobertas, que tudo relacionado com a medicina parece que tem uma contribuição dele. Como estudante de medicina, fui totalmente inspirado para exercer medicina e contribuir com a ciência!

Anabel.Carolina 16/06/2020

Biográfica com muita informação!!
Eu peguei esse livro pra ler achando que fosse de terror ou algo do tipo (não prestei atenção na capa, apertar de ser linda).
Mas não me arrependi! Sou da área da saúde e fiquei me perguntando, porque eu não li isso antes? Pq nenhum professor nunca indicou esse livro?

Aaaa se toda matéria fosse passada de uma forma tão boa assim... seria um sonho?

A biografia trás muita, muita, mas muita informação boa mesmo, sobre a revolução da medicina. Relatos que são pavorosos mesmo de como as cirurgias eram feitas rápida, sem anestesia e sem a menor higiene. Era um espetáculo de horror!
O desrespeito com o corpo humano. E principalmente a luta pra mudar a cabeça do mundo todo para a descoberta dos micro-organismos!!

Li na versão digital e pretendo comprar o livro para uma releitura!

Carolina1406 02/04/2023

Muito contexto histórico e cita MUITA gente.
A contracapa tá cheia de post it me explicando quem é/foi tal pessoa

Lucs 15/12/2021

Uma biografia pra quem não curte biografias
Fascinante ser levado a era vitoriana e sentir como era o caos, a sujeira e a podridão não só dos hospitais mas da vida cotidiana no geral. O livro é uma biografia do cirurgião Joseph Lister, apesar da capa e do marketing indicarem outra coisa, mas você ganha de brinde uma detalhada narrativa de como viviam as pessoas no século XIX.

Li alguns livros de terror recentemente na expectativa de que iria gostar, já que gosto de filmes de suspense. Títulos como Livros de Sangue de Clive Barker, não me atingiram, eu li meio que anestesiado. Mas ler os detalhes narrados em Medicina dos Horrores, me deram calafrios. Talvez por saber que tudo aquilo aconteceu realmente me deixou angustiado. E isso é ótimo! Não imagina que o livro iria conseguir me tirar tais emoções que não achei nos livros de terror.

Isa 16/05/2021

Maravilhoso!
Eu não sou fã de biografias, na verdade eu meio que detesto, mas tudo o que envolve a medicina me fascina, então resolvi pegar o livro sobre o Lister para ler. Gente, que livro maravilhoso, de verdade, me prendeu muito a história e eu li bem rápido. É surreal pensar que até uns 170 anos atrás a medicina era algo tão diferente e que as cirurgias eram algo tão cruel e desumano, além de nociva. Acompanhar como isso foi mudando é muito legal, acompanhar esse gênio maravilhoso, que mesmo tendo sido desmoralizado e desencorajado pela sociedade médica da época, não desistiu do seu método e fez por onde demonstrar e disseminar seus conhecimentos até o dia que as pessoas que tinham que ir para a mesa de cirurgia teriam uma chance maior de sobreviver para contar a história. Fico feliz que ele não tenha desistido (nem morrido, na época era meio fácil das pessoas morrerem cedo demais), porque ele foi muito importante para evoluir a medicina como uma profissão que salva, e não que mata. Deixo aqui minha admiração por esse homem que com a ajuda de outros grandes conseguiu mudar a história e salvar vidas!