Talvez precisemos de um nome para isso

Talvez precisemos de um nome para isso Stephanie Borges

Resenhas - Talvez precisemos de um nome para isso

Leticia.Machado 14/04/2024

Tenho que ser sincera sobre não ter entendido todos os trechos, porém isso não diminui o impacto que a leitura geral me causou.
Alguns trechos específicos parecem ter a intenção de nos fazer questionar até o ar que respiramos no momento, afinal como podemos achar normal passar nos nossos cabelos algo usado em corpos mortos?
Acho que por ter tido o cabelo liso durante a infância e até hoje ele ser mais liso do que ondulado, nunca vou entender como é a pressão estética descrita aqui.
Além da escrita certeira e maravilhosa de Stephanie, as citações históricas e mitológicas que ela coloca em seus versos dão ainda mais peso e beleza ao seu texto.

georgia.akemi 10/02/2024

A ideia do livro é muito inteligente e diferente de qualquer outra coisa que já experimentei. Mas, infelizmente, foi uma leitura devagar e maçante pra mim, ainda que a obra tenha menos de 100 páginas. Não fluiu muita coisa e nem vi sentido em grande parte.

fev 07/06/2023

(?)
o poema de quem parte não preenche, roça lento as bordas do vazio
A arte de abandonar não é
ensinada a ninguém.
E está longe de ser rara
a situação angustiosa em que devo decidir se há algum sentido em prosseguir jogando.
(?)

Eu adorei a narrativa que Stephanie Borges constrói nesse poema sobre cabelos crespos e seus cuidados. Mas amo também o além que é sobre o existir e tudo aquilo que nos perpassa ao longos das nossas vivências. Mesmo que pareça que ela fale de algo ou alguém específico.

A parte VI é uma das minhas preferidas. Super recomendo.

Carolina 03/03/2023

Este livro fez parte de uma meta pessoal de ler mais autoras. Muito boas as poesias e te fazem parar pra pensar sobre raça e gênero, principalmente. A voz poética da autora é bem construída e tem potencial para criar ainda mais obras da mesma qualidade e até melhor

Danielle Bambace 18/12/2022

Temática necessária
De forma densa e impactante a autora traz uma temática essencial aos dias de hoje. A poesia é ágil e presente.

Millene 27/09/2022

Eu gostei das partes que falava sobre cabelo e todo o trabalho e química que sofre e comparar com as reações das pessoas.

Porém a poesia ainda não é um gênero que to acostumada então eu não entendi bem as outras partes

Fernanda.Prates 27/07/2021

"É triste
Que existam meninas virgens mas o seu cabelo não"

Livro incrível e muito tocante, um grito de liberdade para os cabelos cacheados e crespos.

Miguel 31/01/2021

Poemas leves e agradáveis. Me deixaram bem reflexivo com relação às questões que envolvem os cabelos e a aparência. Sei que não sou o público alvo, mas acredito ser possível poder apreciar e aprender um pouco com os versos de Stephanie. A muito tempo que eu já a escutava no podcast "Benzina" e por várias vezes ela menciona seus poemas... e isso aguçou mt minha curiosidade haha Acredito que a leitura correspondeu as expectativas!

yomaeli 19/06/2020

"o formol cai bem aos mortos mas a indústria é ótima com eufemismos"

São vários poemas que se unem com o propósito de dialogar sobre cabelo, corpo, identidade, ancestralidade, racismo, estética e tantos outros tópicos. O vocabulário é poderoso e são muitas ideias em poucos versos, causando até uma sensação de confusão mental com tanta coisa inteligente pra gente digerir. São críticas bem estruturadas, que dispensam sutilezas, investem na espontaneidade e dão sempre um tapa no pré-estabelecido.

"O que ainda me espanta
foram em oito anos na Casa Branca
e não termos conhecido
os cabelos naturais
de Michelle Obama"

Uma obra para refletirmos sobre nossa sociedade racista, patriarcal e cruel.

thaina 08/05/2020

É sobre entendimento.
Uma amiga minha me mostrou esse livro e eu despretensiosamente peguei para passar o olho... a passada de olho virou uma das melhores leituras que já fiz.

Cada página virada era um novo entendimento, um novo pertencimento, uma nova descoberta.

Transicionar não é fácil, digo por experiência própria. Não é fácil ser ensinada a odiar seus cabelos tão lindos, e tão novas.

Uma leitura muito necessária, especialmente por negras.

'é triste que existam meninas virgens, e seus cabelos não'

Ise 06/05/2020

Esse livro me sensibilizou demais, principalmente por expor uma realidade que não vivo, mas que sei que maltrata milhares de mulheres. Precisamos ler cada vez mais autoras pretas. É uma necessidade urgente.

Carol Vidal 09/04/2020

Bem diferente!
Uma leitura bem fora da minha zona de conforto! Gostei a forma como, a partir de discussões sobre o cabelo (especialmente das mulheres negras), Stephanie abordou questões muito mais profundas que perpassam o machismo e o racismo.

Larissa Canêjo 18/03/2020

"Talvez precisemos de um nome para isso" é um livro de poemas que fala sobre o que é ter o cabelo crespo/cacheado, transita entre dicas de cuidado pra esse tipo de cabelo e, provocações a situações do dia a dia, situações midiática e as bases históricas de algumas atitudes e, preconceitos relacionados a temática.

Pandora 18/01/2020

"Talvez Precisemos de um nome para isso" é genial, preciso, doloroso, lindíssimo, cativante. Estou impactada com a sutileza implacável do poema da Stephanie Borges.

Esse um daqueles livros que palavra a palavra, verso a verso, reviravolta a reviravolta podem transformar nossa forma de ser e estar no mundo.
"a progressiva de chocolate
a progressiva marroquina
a progressiva de botox
a progressiva americana
a progressiva inteligente
Lembrando sempre que a confiança no progresso deu ruim no século XX..." ( Stephanie Borges, "Talvez precisemos de um nome para isso, pg. 12).