O mundo que habita em nós

O mundo que habita em nós Liliane Prata

Resenhas - O mundo que habita em nós

1 | 2 | 3 | 4

Deise.Maria 06/04/2024

Abri leques ,filosofia e reflexões!!!
Minha concepção desse livro é que ele te convida ,te puxa a abrir seus horizontes ,visualizar mais o amplo mundo que vivemos e não se enclausurar apenas no seu mundo. A filosofia da Liliane Prata é profunda , complexa e ao mesmo tempo simplória,sentimos que de tanto a gente se moldar aos padrões do mundo a gente meio que se perde de nossa essência, do que desejamos ,vestimos várias roupagens do que as pessoas desejam ver,nos limitamos a construir imagens,a viver delas ,a se apossar de personalidades que não nos representa mas apenas ao que a sociedade espera ou específica pra nós, e isso não é liberdade. Esse livro nos convida a refletir sobre nossos valores ,nossas reais necessidades e preferências sem negar que são carregadas de influências,nos mostra que não podemos nos limitar a viver enevoados, numa espiral mental que se resume a apenas a ilusões, distrações ,a uma vida pré definidas por padrões e regras ,onde não podemos experiênciar a vida,saborea -lá, vivenciar as oportunidades que muitas vezes deixamos por medo ,por muros que construímos.
Esse livro é mais que uma pulsão pra vc se buscar, se firmar como indivíduo ,no si mesmo mas uma aventura no seu eu inteior .

Heitor211 12/03/2024

Como uma cirurgia
O si mesmo é desconhecido - não é uma construção, é uma descoberta, pela vida que é um mistério!

Que sejamos capazes de nos permitir trafegar nesse mar misterioso que é a vida, sem amarras em medos ou controle, sem uma busca incessante por alguém que queremos ser ou pela vida que queremos ter

Que sejamos cada vez mais capazes de admirar a vida como ela é, e não como nós queríamos que ela fosse!

Essa obra é sim como uma cirurgia, abrindo e revisitando pontos tão viscerais de nós mesmos, tantas vezes escondidos, e nos permitindo reconhecer e encontrar novos caminhos, mais livres para trafegar

Por fim, se viver com coragem é viver com coração, e a medida que temos coragem nosso mundo se encolhe ou expande, que nos permitamos ser sim guiados pelo coração e pela coragem numa expansão desse mundo que é um mistério, tanto o mundo de quem somos quanto o mundo que de fato existe

Thais.Gaspar 03/03/2024

Uma boa dose de realidade
Aquele livro simples, porém, profundo
Gosto de pensar que o SIMPLES FUNCIONA. Esse livro passa sua mensagem e deve ser lido com atenção.
Super recomendo ?

Vicente.Chagas 02/03/2024

Uma autoanálise interna
Quantas vezes levamos a vida no automático sem refletirmos sobre o real papel nosso no mundo?
Liliane Prata nos brinda com uma profunda análise sobre o mundo no qual habitamos e o mundo que criamos em nossas mentes!
Será que estamos seguindo apenas a história dos outros e não criando a nossa? Será que criamos sentimentos com base em expectativas fantasiosas da vida?
Enfim, uma excelente leitura para quem está em algum momento conturbado da vida (ou não).

Alininha 14/02/2024

Meio sei lá
Um pouco mais da metade do livro a leitura se tornou repetitiva e monótona. As frases de impacto não foram suficiente para prender a minha atenção.

Fabrício Franco 31/01/2024

Bom, apesar da prosa intrincada
Misturando filosofia, psicanálise e literatura, Liliane Prata aborda temas como solidão, busca do prazer, medo, controle (dentre outros), em uma leitura provocativa, que fala da urgência de atravessarmos a lógica do ódio, sem cair em dualismos simplistas.?
Numa obra curta, ela desbrava as intricadas camadas da experiência humana com uma prosa que se revela incômoda e desafiadora, longe de ser sempre límpida ? às vezes, ao contrário, coloca-nos frente a parágrafos longos e com pontuação confusa. Cada página é um convite à reflexão sobre os dilemas que moldam nossas escolhas, instigando, questionando e trazendo à luz nosso complexo universo íntimo. Como grande bônus, a obra é embasada em citações literárias, poéticas e musicais, generosas inspirações para quem lê.?
O apelo maior do livro: uma provocante desconstrução do que somos, para que, talvez assim, consigamos nos (re)construir.?

Aline 18/01/2024

Baita reflexão sobre a nossa existência aqui.
Só no último domingo que senti vontade de ler e que coisa linda é a vida: foi exatamente no momento que eu precisava lê-lo. Aliás, todas as "não coincidências" cercaram esse livro. Ontem em uma conversa com uma amiga, ela me disse que às vezes a gente precisa só deixar fluir. Porque as coisas não estão mesmo sob nosso controle. Cheguei em casa, peguei o livro pra continuar e do que falava? De saber deixar ir, deixar fluir, deixar a vida acontecer.

Bom, sobre o livro: um bálsamo. Deixa o coração quentinho. É aquela amiga que acolhe, a sessão boa da terapia, a mãe que dá colo, a professora preferida da escola que te entende. Sabe? A Liliane tem uma escrita leve e a gente vai passando página a página sem perceber. Muitas coisas parecem obviedades, mas quando lemos pela ótica de fora, parecem que a roupa cai melhor. Eu curto muito quando a autora usa versos, poemas e aspas de filósofos e psicanalistas. É igual quando a gente faz tcc, você tem uma ideia e vai buscando as palavras certas nos autores que gosta. Aí quando junta tudo a gente vê que nada nunca fez tanto sentido.

O Mundo que Habita em Nós é uma reflexão sobre as amarras e as asas que temos, uma especulação do que poderíamos fazer pra vivermos mais leves, mais soltos. Como a vida é. Em que momento a gente se amarrou tanto, como estamos presos, como a gente acaba se distanciando da nossa essência, muitas vezes deixando de perceber nossos instintos. É sobre intuição, sobre convicção, sobre dúvida, sobre experienciar, sobre ser resiliente.

Kauanny 30/10/2023

Insights valiosos
O livro é repleto de trechos valiosos e inspiradores. Traz uma reflexão muito bela sobre nosso lugar no mundo e sobre o quanto impactamos e somos impactos pelas outras pessoas ao nosso redor.

#Caju 27/07/2023

Um tapa na cara e um soco no estômago na nossa consciência
A autora, Liliane, nos direciona a muitas e muitas reflexões neste livro! Apesar de parecer breve, não, ele não é! Pela profundeza e riqueza da construção textual e o engajamento em construir as ideias a serem refletidas.
Muitas vezes precisei parar p refletir sobre minhas próprias atitudes e outros momentos gritei pela genialidade da escrita!

Este livro, em seu alicerce, me mostrou o quanto ainda preciso desacelerar parar ver melhor a mim mesma e o mundo que me cerca. ??Quando afirmo que ele foi um tapa na cara e um soco no estômago é pq nele contém verdades duras de serem lidas, e essas perspectivas nos direcionam a diversas questões muito íntimas!

Esta obra, por outro lado, nos abraça com questionamentos de como estamos conduzindo as percepções de mundo, por meio do que aprendemos e o que julgamos ser certo, e também, por meio de aprendizagens perpassadas pelas verdades alheias, onde isso, muitas vezes, nos aprisiona na busca sobre as nossos próprios entendimentos. LEIAM! Pq certamente favoritarei e vou reler em algum outro momento! Favoritarei ?????

MaurAcio.Garrido 22/05/2023

Divagações filosóficas.
Achei muito convidativo esse livro. Consegui me identificar com várias ponderações.
Não conhecia a autora. Foi uma doca da minha irmã.
Recomendo.
Não tenta te explicar nada. Mas é um convite pra ajudar a se conhecer.

Beu 29/04/2023

Muito interessante o livro, li por conta de um trabalho da escola e acho que trata de assuntos muito pertinentes trazendo discussões e reflexões necessárias

Fabiana.Salgado 05/04/2023

Filosofia e crescimento pessoal
O livro fala de forma bem poética, inclusive com trechos de livros de vários outros autores, sobre a importância de como encaramos o mundo e de como julgamos que sabemos 100% da verdade do mundo. A autora tenta nos mostrar que para estarmos conectados ao mundo, devemos nos livrar de julgamentos e expectativas.
Leitura de muito aprendizado e inspiração, com citações ricas e fundamentais para refletir sobre como estamos vivendo no mundo globalizado.

Monique | @moniqueeoslivros 25/10/2022

O mundo que habita em nós
{Leitura 46/2022 - ?? Brasil}
O mundo que habita em nós - Liliane Prata

Um livro de não-ficção que fala dos nossos tempos. Em O mundo que habita em nós, Liliane Prata nos chama pra uma conversa sobre as urgências e as incertezas dos nossos tempos.

Misturando Filosofia, Psicanálise e Literatura, a autora vai costurando temas cada vez mais atuais, como a noção de sujeito, e o de ser e estar no mundo.

Ler esse livro me fez lembrar de uma Fita de Moebius. Lado de dentro e lado de fora simplesmente são o mesmo lado, porque o mundo habita em nós enquanto nós habitamos o mundo. E a complexidade está em viver essas duas coisas ao mesmo tempo.

Um livro rápido de ler, mas que deixa reflexões e questionamentos que vão ficar em você por algum tempo. E as citações literárias ao longo de todo o texto só reforçam a imagem que tive da fita de Moebius: literatura e realidade também fazem parte do mesmo lado da vida.

Siliane.Ferrari 17/09/2022

Nota 10/10
Senti como se estivesse tomando um café com a autora. Um texto maravilhoso e fluido, com inspirações, puxões de orelha e reflexões. Me identifiquei em muitas partes do livro. Me senti acolhida, abaçada e compreendida. Indico a leitura.

Cíntia 10/09/2022

Um respiro
Esse é um livro tão gostosinho de ler, a abordagem que a autora trás de temas tão urgentes é leve e cheio de citações literárias que dão um toque de beleza que só a literatura é capaz de trazer para a vida.
Alguns dos temas abordados: autenticidade, liberdade, medos, espirais mentais que te distanciam do mundo (real), o viver em sociedade, redes sociais, angústia, desconexão e o sentimento de se estar perdido.
Alguns dos autores que aparecem nas citações: Clarice Lispector, Hilda Hilst, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Caio Fernando Abreu, Balzac, Chimamanda e Oscar Wilde.
Gostei, não é algo que tenha mudado a minha vida, mas trouxe um respiro em meio ao caos desses dias.

1 | 2 | 3 | 4