GUIA do Escritor de Ficção

GUIA do Escritor de Ficção Bruno Crispim

Resenhas - GUIA do Escritor de Ficção

lendo_milac 15/05/2023

Muitas dicas para auxiliar na escrita
Gostei de ter encontrado este livro, pois me fez pensar em vários pontos que não tinha avaliado antes em relação a escrita. Além de te fazer sair um pouco da caixinha em que está, ele também traz diversas dicas, ferramentas e exercícios para ajudar no processo do escritor. Também traz uma forma de lidar com a criatividade, seja em que ela está travada ou quando ela está em excesso. Vale a pena a leitura!

Cacau 14/03/2022

Muito esclarecedor!
Escrever não é uma tarefa fácil. Acredito que a maioria das pessoas não foi treinada nem estudou para isso na escola. Esse livro me ajudou muito a esclarecer vários erros e coisas que eu nem sabia que existiam. Espero conseguir colocar tudo em prática!

LimaJr 11/03/2022

Boa visão geral sobre o tema
O livro é bem organizado e apresenta uma boa visão geral sobre a escrita de roteiro de ficção. Os métodos mais tratados são o Save the Cat e o Story. Não aprofunda, não explora muitos exemplos, mas cumpre o papel de apresentar os aspectos gerais sobre o assunto.

Vitoria.Milliole 09/02/2022

Um livro relativamente curto, disponível no plano do Kindle Unlimited, sobre escrita. São ensinamentos que o próprio Bruno, autor de alguns livros de ficção já publicados, teve ao longo de sua jornada e decidiu compartilhar, inclusive com muitas indicações de livros sobre o tema.

Foi o primeiro livro sobre escrita que li. Ele dá uma pincelada em métodos de escrita, na criação do protagonista, do vilão ou do conflito. É ótimo pra um escritor começar a ter alguma ideia sobre termos e ensinamentos, mas achei bem repetitivo às vezes, além de uma quantidade considerável de erros ter passado despercebida na revisão.

Mas foi de grande ajuda. Foi com ele que comecei a fazer as minhas anotações e a partir dele comecei minha jornada no estudo da escrita criativa, algo que faço há anos, mas nunca levei, de fato, a sério.

Bianca 19/12/2021

resenha @oslivros.dela
Um belo dia resolvi ler livros sobre escrever livros. O primeiro da série “O guia do escritor de ficção” foi um deles. Escrito por Bruno Crispim, o livro é exatamente o que se propõe a ser: um guia que te auxiliará a escrever seu livro. É didático, direto, fácil.

Não que seja fácil escrever um livro, sabemos que não é, mas os esquemas que o Bruno apresenta faz com que o leitor pense nisso como algo perfeitamente possível. Inclusive, comecei a seguir algumas coisas que ele ensina.

Entretanto, um aspecto no livro me incomodou MUITO: erros de português absurdos, grotescos, em excesso. É um livro com a pretensão de ensinar os outros a escrever um livro e que confunde “comece” com “comesse” (de começar e comer, respectivamente). E esse é só um dos vários exemplos.

Apesar de ter sido uma leitura inspiradora e, de certo modo, motivacional, eu fiquei muito decepcionada e irritada com esse aspecto. E 90% dessa irritação existiu porque é um livro que quer te ensinar a escrever. É óbvio que ninguém tem a obrigação de fazer tudo 100% certo e conhecer as regras de português, mas os revisores existem por um motivo.

E esse assunto gera centenas de outras argumentações que não vão caber aqui, então deixa para outra hora.

Mas, se alguém precisar de revisão, estou aqui! ✌🏻

site: https://www.instagram.com/oslivros.dela/

Taisis.Francis 24/08/2021

Impressionante
Achei que não leria algo de não-ficção tão instigante a ponto de querer virar logo a página para ouvir outro conselho. Recomendo a todos os escritores iniciantes ou profissionais, ou mesmo para quem deseja começar a escrever.

Clarice 17/01/2021

Um ótimo guia!
Eu li esse livro enquanto escrevia uma história e foi uma experiência sem igual! Teoria e prática juntas. Pretendo reler alguns pontos que marquei sempre que eu for escrever algo novo. Além disso, o texto é muito fluido. Os capítulos curtos e didáticos fazem você não querer parar a leitura.

Luis.Henrique 07/01/2021

COMPÊNDIO
O autor consegue coletar e explicar um conteúdo extremamente complexo de forma objetiva. Li em dois dias, e mesmo já tendo consumido parte do conteúdo em forma de vídeos pt-br, americanos e ingleses sobre os temas aqui abordados, é de cair o queixo que Bruno Crispim consiga traduzir com excelência muito disso para nós brasileiros e escritores iniciantes, amadores, ou experts que procuram por uma revisão do básico.

Bia 17/07/2020

Gostei bastante do material, que traz boas técnicas de desenvolvimento da estrutura do enredo e de criação de personagens. O único problema é que faltou revisão gramatical.

Sarah 18/05/2020

O guia necessário ao escritor iniciante
Eu conheci o Guia do Escritor de Ficção pelo Instagram e desde então o material tem me ajudado muito. Este guia em especial, disponível em e-book na Amazon, foca na construção de enredo de romance, oferecendo um panorama das várias ferramentas que podem ser utilizadas e apresenta os conceitos básicos. A linguagem é bem simples e direta, eu recomendo muito, principalmente quem está apenas começando a se aventurar nesse universo.
O título combina demais, este livro é verdadeiramente um "guia" que te orientará no meio do universo tão vasto de técnicas narrativas.

Patt 15/04/2020

Achei muito esclarecedor. Algo muito importante para qualquer um que tenha o sonho de escrever um livro

Gabi Moreira 20/09/2019

Fundamental para se aventurar no mundo da escrita
Conheço o GUIA desde quando estava no Wattpad e fui fisgada por ser uma leitura com linguagem acessível. Ao lê-lo, dá a impressão que sou o protagonista de uma história (um escritor iniciante) conversando com seu mentor (alguém experiente na criação de histórias ficcionais) .
No início da escrita de uma história, nós, escritor
es, começamos na empolgação e não é raro (me incluo nessa) de acontecer aquela travada lá pelo meio. Por isso, esse livro é um importante material de consulta para todos aqueles que querem registrar suas histórias. Adoraria que fosse publicado fisicamente para poder fazer várias marcações coloridas (sou a louca do marca-texto).
Esse volume é centrado no enredo e na criação de personagens, logo você encontrará a jornada do herói, o método snowflake, os arquétipos de personagens e tanta coisa que escrever será uma tarefa bem mais fácil depois de ser aconselhado pelo GUIA. Tudo isso sempre deixando claro que o escritor deve testar até encontrar o equilíbrio.
Depois dessa leitura, é só embarcar no próximo volume e esperar o lançamento dos outros dois.