Pessoas normais

Pessoas normais Sally Rooney

Resenhas - Pessoas normais

Bia 10/05/2022

Racionalmente renovador! ?
Antes de mais nada preciso admiti que estou em um momento bastante emotivo enquanto escrevo esta resenha. Preciso admitir, também, que a classificação desse livro, no meu coração, pode não ser condizente com a realidade, já que fui totalmente parcial com os meus sentimentos.
Agora que já se foram as ressalvas, quero enfatizar como a leitura desse livro foi importante para o meu autoconhecimento e em como ele me fez pensar.
Analisando as entrelinhas da minha alma, eu entendi que não é simples ou ideal se sentir único e singular, pensar que nada mais no mundo te entende ou que nada mais tem a mesma vibração que você. Para falar a verdade, ser único não é bom, diferente do que todas as outras pessoas dizem, ser único é terrível, é assustador e solitário. Ser uma pessoa única foge de todas as características biológicas desenvolvidas no ser humano, foge de todos os impulsos e desejos da espécie. Ser único se tornou o nosso principal objetivo e vem maculando a nossa sanidade. Agora eu entendo isso.
Eu poderia dizer que chorei lendo esse livro, mas seria mentira, eu poderia dizer que me tornei uma pessoa totalmente diferente depois desse livro, mas também seria mentira. Eu, na realidade, fiz uma leitura ávida, mas ao mesmo tempo consciente, não me emocionei nem me senti mudada. Eu me senti de uma forma muito mais interessantes que isso. Eu me senti entendida.
Não tenho os mesmos traços de personalidade dos personagens, ou me identifico cem por cento com algum deles, mas entendo todos. Parece até ambiguidade falando assim, mas talvez os nossos sentimentos sejam ambíguos, e tá tudo bem.
Espero que você esteja bem, mas se não estiver e se sentir sozinho, saiba que existe outras pessoas como você, e que elas, provavelmente, estão mais perto do que você imagina. Se permita ser feliz e tenha uma boa vida, assim, o mundo será um pouco mais feliz também!
Luaa_ 10/05/2022minha estante
Que resenha perfeita!! Estou sem palavras! ???

Obrigada! ?

heydavii 10/05/2022minha estante
Ameiiii!!! Ano que vem eu leio, prometo.

Bia 10/05/2022minha estante
Esse ano, acho que você escreveu errado! Kkkkkkk

Bia 10/05/2022minha estante
Vou esperar a sua resenha, viu!?

Gabi ! 12/05/2022minha estante
que resenha perfeitaa!!!

Bia 12/05/2022minha estante
Obrigada!!! ?

bruna 15/05/2022minha estante
e, novamente, mais uma resenha que compensou todo o tempo que passei lendo... é lindo quando encontramos um livro no momento específico que necessitamos dele!!

Bia 15/05/2022minha estante
Simmm, Bru!!! Não existe coisa melhor!! ?

Bruna 17/05/2022minha estante
Bia!!! Qual é a classificação??

Bruna 17/05/2022minha estante
Resenha incrível!!!!

Bia 18/05/2022minha estante
A classificação é 16+, mas contém muitos gatinhos, então, dá uma pesquisada antes de ler!!!!

Bia 18/05/2022minha estante
Obrigada!!!!! ?

Bruna 24/05/2022minha estante
Obrigada Bia! Amei seu perfil suas resenhas te achei incrível.

Bia 26/05/2022minha estante
Obrigadaaa!!!!!!! ????

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Toni 12/11/2019

Qualquer criatura humana da idade que seja que já tenha passado, ou esteja passando, por um período de profunda incerteza, insegurança, completa falta de ideia sobre o que fazer com a própria vida é forte candidato a gostar deste segundo romance da S. Rooney. Para os amorosa-profissional-e-espiritualmente bem-sucedidos, no entanto, a história de encontros e desencontros (clichêzão, hein?) de dois jovens irlandeses ao longo dos últimos anos da adolescência e dos primeiros da vida adulta parecerá mais do mesmo, com uma pitada de inevitável insensibilidade. 📖

Mais-do-mesmo, talvez, com efeito, seja o caso deste livro, mas, ainda assim, o romance passa bem longe dos lugares-comuns da mesmice. De uma perspectiva mais cuidadosa, o tema que atravessa Pessoas comuns é o adoecimento de uma geração marcada pelo “excesso de positividade” da “sociedade de desempenho” (ideias do filósofo Byung-Chul Han). Nesse sentido, o minimalismo da arte de capa é simplesmente triunfante: o sujeito de desempenho é um sujeito altamente produtivo cuja ilusão de liberdade é, na verdade, mais uma violência que o constrange em direção ao sucesso, ao reconhecimento, à obrigação de cumprir com todas as suas potencialidades e ainda enquadrar-se nas expectativas dos outros. Não é preciso olhar muito longe para perceber que uma sociedade marcada pelo signo do “nada é impossível” ou “tudo posso” está fadada a desenvolver doenças psíquicas como o burnout e a depressão. 📖

A linha narrativa, tratada aos saltos (os capítulos se sucedem cronologicamente com intervalos de alguns meses, semanas, minutos), acompanha Marianne e Connell ao longo de 4 anos. O ponto de vista se mantém sempre próximo a essas duas personagens e, sobretudo nos diálogos (ponto forte de Rooney), sabemos o que sentem e como reagem a cada frase. A impotência onipotente e a inaptidão multitasking de nossa geração são escalavradas em Pessoas normais, um romance que apenas parece bobo. Em suas linhas vivem abusos, relacionamentos tóxicos e toda a fragilidade—comum a todxs nós—que o Instagram não mostra. #gatilhosmentais
Ferreira.Souza 19/11/2020minha estante
não sei onde a autora quis chegar, ela escreve bem , mas esse livro é circular

Lari 19/12/2020minha estante
Eu acho que a questão é quem não passa por profundas incertezas? Eu já li vários clichês, mas não acho esse livro um clichê, acho na verdade que foge um pouco do esperado o final e achei mt interessante a construção que a autora faz. Os diálogos me pareceram super reais e a construção psicológica também. Achei prazeroso de ler, doloroso em algumas partes, em outras cabem reflexões. Enfim, não achei o formato tão comum assim.

lumahw 07/01/2022minha estante
Obrigada por esse resenha. O exato tipo de livro que amo rsrs

Sales 21/01/2022minha estante
Me convenceu no profunda incerteza e insegurança, vou ler!!

Bel 19/04/2022minha estante
Algm sabe a classificação indicativa

Mylena 07/06/2022minha estante
Gostei da análise. Eu já assisti a série. Agora que descobri que tem o livro kkkk enfim a desligada. Pretendo ler.

Clara.Barros 26/01/2023minha estante
Fiquei obcecada pelo tipo de escrita da S.Rooney e fui correndo ver a série após ler o livro. E amei mais ainda ! Já quero comprar outros livros dela

Laura1934 03/05/2023minha estante
Amei o livro

Pedro.Barroncas 25/11/2023minha estante
é incrível como eu consegui e me identifiquei com cada sentimento da marianne

Nayð§ââï¸ 15/12/2023minha estante
estou depositando tda minha confiança neste livro?

Praga.Enzo 25/12/2023minha estante
Eu comecei a ler esse livro e não acreditei que havia sido uma indicação de uma professora e pesquisadora de língua inglesa. Achei a descrição da cena, das ações dos personagens e da própria situação super rasa e sem graça. Pensei que se tratava de uma tradução infeliz. Fui para o original e me deparei com uma pobreza do texto...

Nathalia1007 05/02/2024minha estante
ai gente sla, eu não gostei e fiquei super decepcionada pq criei muita expectativa antes de ler

Lara.Uinis 10/02/2024minha estante
Não achei um livro bom, pela sinopse esperava algo melhor, o final foi pior ainda, não pq teve morte, se bem que eu prefira que alguém morresse ali, pq tava faltando emoção no livro, o final foi bem inacabado, horrível gente

Flávia 08/03/2024minha estante
Não gostei do livro, achei muito parado. Não tem grandes acontecimentos.

zxsaturno 27/11/2023

RUIM QUE DO?I.
Primeiramente, essa resenha parece mais uma reclamação pessoal do que outra coisa, mas vamos lá...

Esse livro tem muitas opiniões controversas. Muita gente ama, muita gente odeia. Eu esperava gostar, mas odiei. Odiei ao ponto de me perguntar se sou burra ou se tem algo de errado comigo.

Minha primeira reação com o livro foi: Descritivo, desnecessariamente descritivo. Este livro claramente poderia ser um conto de no máximo 100 páginas.

Não vi grande evolução nos personagens, não gostei da distribuição dos capítulos, não gostei da escrita, apenas não gostei.

Conclusão: Dei duas estrelas e meia por pura pena. Estou triste.
vivsfv 27/11/2023minha estante
também me questionei em alguns momentos se eu era burra pq n eh possível kkkkkkkk penso a mesma coisa dele

nanda:) 27/11/2023minha estante
odiei esse livro

kamyz 27/11/2023minha estante
Me senti assim tbm kk ate me questionei se estava lendo certo pq todo mundo amou tanto kk

luzyy 27/11/2023minha estante
Esse livro é completamente aclamado pela população. Fico bastante pensativa se devo dar uma chance para ele.

Del Matos 27/11/2023minha estante
Esse livro é 8 ou 80 pra todo mundo, eu amei demais e me senti um personagem acompanhando a história

Aline MSS 28/11/2023minha estante
Esse livro é uma experiência inversa. A minissérie é melhor do q o livro em si. O hype está na atuação do casal, principalmente nas cenas sexuais e não no livro. ??

Helvark 28/11/2023minha estante
talvez só não seja o momento dele pra você amg

cinnamongir1 28/11/2023minha estante
vejo como proposital a ?falta de evolução? dos personagens nos livros da sally, como se o ponto de reflexão pros assuntos que ela aborda fosse justamente esse - oq tbm acaba afastando ou aproximando, dependendo do leitor - mas no geral não acho msm que funcione pra todo mundo. ainda assim, prometo que vale dar uma chance pra outros livros dela, talvez até faça esse passar a fazer mais sentido

zxsaturno 28/11/2023minha estante
@Leo, talvez, mas o fato de eu não ter gostado da escrita atrapalhou bastante.

Gabriella.Thomaz 29/11/2023minha estante
Esse livro também não funcionou pra mim. ?

Any 03/12/2023minha estante
Nossa, ele é um dos meus favoritos. Eu entendo quem não gosta, pois ele é o tipo de livro que você ama ou odeia Kkkkskkk não tem meio termo.

marsilva 02/01/2024

Cara, não gostei do livro. achei a leitura chata, não fluida e não consegui gostar dos personagens. o connell tratava a marianne igual lixo na escola, tinha vergonha dela e mesmo assim ficavam indo e voltando. não gostei
alucianakarine 02/01/2024minha estante
Não consegui ver evolução nos personagens apenas drogas, sexo e Marianne se dando mal sempre se ao menos tivesse uma reviravolta para essa personagem, mas nem isso. Oh, livro ruim

caroline 02/01/2024minha estante
eu ODIEI esse livro, nunca vou entender o hype dele

Yasmim499 02/01/2024minha estante
Concordo tbm não gostei

yasnamodohs 02/01/2024minha estante
socorro meu livro favorito

Viane 02/01/2024minha estante
penso o mesmo!! totalmente sem sal nem açúcar, sem falar que na vida adulta eles viviam se torturando sem motivo

Izabella 02/01/2024minha estante
Eu li e odiei

Ana Cláudia 02/01/2024minha estante
Maior preguiça da vida desse livro! Bom saber que tem mais gente que concorda comigo

genyfr 02/01/2024minha estante
fora que todos os problemas eram resolvidos na cama, como se o S*x0 comprasse o perdão de uma mulher

Carolina2031 19/02/2024minha estante
acho que até depois do colégio ele não trata bem a Marianne.
Ele percebe o quanto ela sofre em casa e o quanto ela é submissa e não faz praticamente nada a respeito, mesmo se dizendo "amigo" dela.

Yasmin 01/01/2022

Não é o que esperava
Não vou falar que é livro ruim, porém é bem diferente do que eu esperava, é um livro que aborda questões muito relevantes, como amor, depressão, ansiedade, autoconhecimento, acho só que gostaria que tivesse aprofundado em alguns temas, principalmente no romance dos protagonistas.
Duda 01/01/2022minha estante
A relação deles é estranha demais e teve algum comentário sobre o livro sobre o amor real de hoje hoje dia que me levou a pensar que era bem mais abordado o romance

Duda 01/01/2022minha estante
Não gostei,só finalizei pq era um livro rápido,nem me apegar com os personagens rolou então decepção total ele

Yasmin 01/01/2022minha estante
Siim! Eu senti falta de um desenvolvimento melhor do romance e a conclusão também, achei muito vaga.

Czshadyx 01/01/2022minha estante
Concordo com a Duda, não dá pra sentir apego nenhum

Yasmin 01/01/2022minha estante
Tenho o mesmo sentimento, não me apeguei aos personagens, achei a história vaga, porém só terminei por ser um livro pequeno

Czshadyx 01/01/2022minha estante
Ss, não é horrível ao ponto de precisar largar, mas tá longe de ser marcante

Duda 01/01/2022minha estante
E quem ama ele AMA ele,eu esperava algo tocante mas n deu certo,2,5 ou foi 3?,e tá tudo bem kkk

nala 02/01/2022minha estante
Não dá pra sentir apego, de tão vago que a coisa toda consegue ser, o melhor momento do livro pra mim foi quando ele estava na terapia, de resto...

Alice Guedes 07/11/2020

Mas que livro HORROROSO foi esse? Primeiro de tudo, odiei a escrita da autora. Essa coisa de colocar diálogo no meio da narrativa confunde, fica péssimo, é difícil se habituar a isso ao longo da leitura. Ficar indo e voltando no passado e presente então, nem se fala. Tinha horas que eu tava lendo a situação passada e de repente voltava pra situação presente que eu nem lembrava mais onde tinha parado. E o que são essa quantidade de detalhes insuportáveis? Tem uma cena que é literalmente: "Marianne pegou o bolinho, levou a boca, mordeu, mastigou, engoliu, depois tomou um gole de café". Que preguiçaaaaa.

O livro em si foi pavoroso de ruim. É basicamente a história de um casal infantil, sem noção, tóxico e que fica anos indo e voltando numa relação ioiô sem decidir nada e se cobrando por coisas que eles não tem direito de cobrar um do outro.

A Marianne é insuportável e o Connell consegue ser pior ainda. A autora criou o Connell como um moleque de caráter duvidoso mas cria personagens masculinos ainda piores pra que a gente simpatize com o Connell.

O livro aborda (de forma terrível) assuntos importantes, só que todos de uma vez só. Nesse livro tem bullying, depressão, suicídio, violência doméstica, relacionamento abusivo e até SADOMASOQUISMO (????). Gente tenha dó, o livro é uma salada mista louca de gatilhos. Pq ngm avisa sobre isso? A autora tentou abordar todos os temas do mundo em 200 páginas. Simplesmente jogou os assuntos ali sem nenhuma resolução, reflexão, nada. Os assuntos ficaram jogados, desconexos, não falavam nada com nada, só estavam ali existindo.

Não acontece NADA no livro. Simplesmente a história tediosa de um casal que não se resolve, não quer nada com nada, passam anos e as personalidades infantis continuam as mesmas (em alguns momentos até pioram), os personagens simplesmente não evoluem. Você termina o livro sabendo que um deles já vai começar um mestrado, e você ainda tá lendo a personalidade de um personagem que começou a história no ensino médio.

Não entendi a hype desse livro. Terminei em 15 dias me forçando, empurrando com a barriga, na força do ódio. 200 páginas que pareceram mil, de tão enrolado, parado, sem graça e sem nexo nenhum.

Sobre o fim não preciso nem comentar né. Terminei achando que tinha parte faltando no meu livro. O livro simplesmente termina no meio de uma frase da personagem e você fica sem entender nada. Meu Deus do céu. Pior leitura do ano, com certeza. Não indico pra ninguém.
Andrea 07/11/2020minha estante
Não é esse que virou série na Netflix? ? Parece que ela resolveu adaptar os piores livros...

Dhalila 09/11/2020minha estante
Nunca li o livro mas achei divertidíssimo essa tua resenha kkkkkk

Tai 12/11/2020minha estante
muito obrigada por esse comentário ?? faço de suas palavras as minhas

ali 01/01/2021minha estante
só consigo concordar com vc, esse livro é TERRÍVEL pra dizer o minimo.

Flah 24/04/2021minha estante
Concordo totalmenteee, odiei

Isabelle Hsu 23/05/2021minha estante
Concordo plenamente! Decepção total !
Vou desistir desse livro

Bia 18/07/2021minha estante
Meu deus, acabei de ler agora, e me identifiquei demais com a sua resenha.

Caroline 02/08/2021minha estante
achei o livro incrível, talvez ele só não tenha sido a leitura certa para você, porque, enfim, leitura é algo muito intimo. tenho crítica em relação a sua fala sobre o estilo de narrativo de fluxo de pensamento, isso é uma liberdade artística da autora

Amanda 23/06/2020

Vai de nada a lugar nenhum
Falo com tranquilidade que esse foi o pior livro do ano e digo mais: fazia tempo que eu não lia algo tão ruim.

Não gostei nada desse livro, nem da escrita que foi tão elogiada (não gostei de não ter aspas ou travessão nos diálogos). Achei maçante, não gostei dos personagens (tirando a Lorraine) e achei que ninguém evoluiu. Parece que a história inteira passa e os protagonistas continuam no mesmo lugar, isso sem contar que a história poderia ter sido resolvida com UMA SIMPLES CONVERSA.
Essa evolução dos personagens em aprender a dialogar simplesmente não existe, aliás, a melhor conversa deles é no primeiro capítulo. A história secundária é muito superficial, você termina sem saber nada de ninguém, até mesmo dos dois principais.

Olha, esse livro é um dos poucos que não consigo nem encontrar algum elogio. Terminei com a sensação de que a história ficou só na superfície e terminou do mesmo jeito que começou.
Rose, Cams 23/06/2020minha estante
Vejo o livro sendo hypado e, sei lá, fiquei com os dois pés atrás. Apesar de ver tantos elogios, eu não tô com a menor vontade de ler. Parece justamente isso: um livro pronto para decepcionar

Amanda 23/06/2020minha estante
Olha, eu não recomendo pra ninguém! Não é pq é sobre pessoas normais que precisa ser todo mundo chato kkk Claro que vai de gosto, né, mas têm livros melhores pra ler!

Rose, Cams 24/06/2020minha estante
Talvez eu pegue um dia por curiosidade, mas não vai ser tão cedo. Há títulos que me interessam mais hahahahah Vi que você leu O Milésimo Andar e A Altura Deslumbrante. São bons?

Amanda 27/06/2020minha estante
Olha, eles são legais sim, mas é aquilo, é uma leitura só pra passar o tempo sem pensar demais. Não é uma história super profunda nem nada kkk agora vou ficar no aguardo do terceiro e último livro ??

Luiza.Florencio 29/06/2020minha estante
Você simplemente escreveu tudo o que eu pensei

Leiturascomlara 11/09/2020minha estante
concordo com tudo que você disse, e ainda me permito adicionar que, em que pese todos os abusos e agressões que ela sofre, romantizam demais o Connel, enquanto que ele na verdade é um boy lixo que mantém um relacionamento tóxico com marianne!! pois ele sabe muito bem o poder de influência que exerce nela e a usa descaradamente, seja p suprir carência, sexo ou dineheiro. e a única passagem do livro inteiro que eu simpatizei com ele foi quando ele ameaça o alan.

Catarina42 29/09/2020minha estante
Abandonei umas 2 vezes e to com medo de tentar ler de novo,imagina o abandono pela 3 vez

Dmattosss 02/02/2024

Chato, cansativo, repetitivo
Nossa, mas esse livro foi péssimo! Odiei tanto que não tenho nem o que falar senão me deixa irritado de novo. Simplesmente odiei tudo, não gostei de nenhum personagem, das relações dos protagonistas, dos personagens secundários, dos conflitos, nada mesmo!!!! Juro, que final péssimo! Que final chato. Até as lições que o livro quer trazer é meio superficial e pessimista demais. A escrita da autora eu achei horrível, tenta ser cult e só me lembrou escrita de adolescente que escreve livro na internet. Enfim, ainda bem que gastei só 10 pila nesse no sebo
Laura3437 02/02/2024minha estante
Achei insuportável tbm

Akemi 02/02/2024minha estante
Juro: não consegui ler NEM 10 PÁGINAS. Ainda bem que pagou barato, eu odeio pagar caro em um livro (com comida a frustração é a mesma) hahahahahaha

Andrezza(085) 02/02/2024minha estante
Meu pai kkkkk estou com ele na minha meta de 2024! Será o segundo abandonado desse ano? Kkk ???

Rogéria Martins 02/02/2024minha estante
Ainda bem que não li, socorro

gabicdias 02/02/2024minha estante
eu dei bastante estrela pra esse livro pq ei achei ele bom mas assim, realmente é chato, muito chato (n sei explicar, pff não me julguem kkkkkk)
mas acho q essa é a intenção, as pessoas normais são chatas, a vida das pessoas na vida real, não tem nada de especial e esse livro é simplesmente uma vida normal

Andreza 08/02/2024minha estante
Concordo com tudoooooooo, esse livro é mt ruim

Andreza 08/02/2024minha estante
Agradeço por ter lido em epub que achei nas internets da vida

Jessie.Terra 19/09/2023

Não é POSSÍVEL que absolutamente ninguém questionou aquela fala da Marianne sobre o holocausto e a história segue como se nada tivesse acontecido.
Completamente absurdo.
alucianakarine 20/09/2023minha estante
Esse livro não deveria existir, mds simplesmente péssimo

Jessie.Terra 20/09/2023minha estante
SIM. e o que mais me choca é que eu não vi absolutamente ninguém falando desse diálogo absurdo. eu fui até os cafundós da Internet pra ver se achava algo, e nada. só vi o quanto exaltam a autora, porque ela é a maior escritora "do século". puta merda, sabe.

Mariana.Garcia 20/09/2023minha estante
meu deus que fala??? ?

Maria15436 21/09/2023minha estante
Qual página???

alucianakarine 21/09/2023minha estante
Ela escreve sobre jovens que fumam, transam e tem diálogos ruins e é chamada de escritora do século, por Deus

Jessie.Terra 21/09/2023minha estante
Maria14276, na 83 e 84. Connel diz "não me diga que seu namorado está envolvido nesse negócio nazista, está?" Marianne responde "bom, a gente não pensa igual em todas as coisas"
Connel diz "o seu namorado nega o holocausto"
Mariane diz "ah, ele só gosta de liberdade de expressão"

só de reler isso eu tenho vontade de queimar esse livro.

alucianakarine 22/09/2023minha estante
E ainda tem gente que defende o livro como argumento se " são pessoas normais " por Deus

maria10711 12/01/2023

abaixo das expectativas!
o livro consegue girar em torno 🤬 #$%!& dependência emocional sem transparecer a dependência emocional (sendo que por parte da marianne isso fica claro o tempo todo e da parte do connell é comentado como algo que ele gosta por fazer bem ao ego dele), os personagens protagonistas ficam num vaivém chatissímo durante o livro todo.

não tem NADA inovador aqui, são só dois adolecentes que conforme vão crescendo continuam se comunicando que nem dois idiotas e as pessoas começaram a achar isso o auge de algo incrível pois se identificaram.

a autora é uma puta preguiçosa que soltou uma informação aqui e ali e deixou por isso mesmo, o final aberto apesar de ter me deixado irritada não deveria ser uma surpresa: ela não soube nem mesmo desenvolver e explicar os personagens sem que ficássemos em dúvida, imagine saber o que fazer depois que "estabeleceu" eles num relacionamento.

marianne em alguns momentos foi uma personagem incrível e conseguiu transparecer bem a própria personalidade, o que me deixou com ansiedade foi a forma que a autora não soube trazer certezas ao leitor de nenhuma maneira.
BIXA DUAS ESTRELAS

maria10711 12/01/2023minha estante
o livro me trouxe certas reflexões e eu tinha gostado até que a autora só começou a dar ponto sem nó e nem finalizou ????

VC ODIOU O LIVRO !!

maria10711 12/01/2023minha estante
QUE ODIOS SAO ESSES QUE AINDA RECEBEM 2 ESTRELAS

clara! 12/01/2023minha estante
Vc dá 2 estrelas p livros q tu gosta???

maria10711 13/01/2023minha estante
eu dou 2 estrelas pra livros que deveriam ser melhores mas ainda não foram tão ruins a ponto de eu dar 1 ou menos

Soph 04/02/2023

Pessoas normais
Olha, eu não gostei.
Eu achei sem pé nem cabeça.
Que negócio mais confuso, repetitivo.
História horrível, porém sei q se iguala ao que algumas pessoas passam.
Não é o meu tipo de livro.
Achei ele desnecessário, acho q vou esquecer ele rapidinho.
Desculpa pro pessoal q gostou, mas eu não fui com a cara.
Nem da história, nem dos personagens.
Tudo tóxico do tóxico.
Sério... Esperava muuuuuuuuuito mais pra esse livro estar no hype.
Não recomendo ?
Siane 05/02/2023minha estante
Kkkkkk eita amiga

Siane 05/02/2023minha estante
Mas é 8 ou 80

biathomas 05/02/2023minha estante
Amo suas resenhasss

Soph 05/02/2023minha estante
@siane então amggg, eu tinha gostado, mas eu parei pra pensar em todos os detalhes, e aí eu não gostei sabe

Soph 05/02/2023minha estante
@biaaa Aaaaa obrigada sua linda ??

Siane 07/02/2023minha estante
É assim mesmo amiga, e tá tudo bem

Rafa.Toma 24/12/2021minha estante
Ami, no final eles ficam juntos ?

isa! 24/12/2021minha estante
amg, eu diria que é um final aberto mas pelo que a marianne disse ela sempre estaria ali pra quando ele voltasse

arilopes 16/01/2024minha estante
geleiapragato, você precisa de terapia? muito complicado o relacionamento deles! decidi assistir a série, queira algo mais visual, e saí sem gostar exatamente de ninguém e super irritado com os não-diálogos dos personagens ? e ereeee fogoo!

isa! 17/01/2024minha estante
entaooooo! preciso sim kkkkkkk.
essa história é confusa mesmo, a falta de comunicação é perceptível e irritante. mas eu genuinamente gosto da ideia, do valor sentimental dos personagens e principalmente da forma como eles falam sobre si mesmo. pessoas normais? nem de perto! eles são estranhos até demais. não é todo mundo que gosta do livro, ele é diferenciado. mas eu gosto. é um dos meus favoritos

arilopes 17/01/2024minha estante
pessoas normais são estranhas, olhe para nós! é bom ser incomum hehe

LariMonteiro07 05/05/2022

Não gostei
A história tem uma escrita muito perfeita, mas no decorrer da leitura, você se sente confusa e perdida diante dos acontecimentos.

Eu comecei o livro sem muitas expectativas e terminei assim também. Não gostei do relacionamento dos personagens principais, me deixava agoniada, desconfortável e contava as horas para eu terminar de ler logo. Talvez a autora tenha feito tudo isso de propósito, só que esse é o tipo de leitura que eu não gosto e não recomendo para ninguém. Eu não senti nenhuma conexão com os personagens e não me identifiquei com nenhum deles.
Fabricy 05/05/2022minha estante
Eu também sentia muita angústia lendo, muito pesado...

LariMonteiro07 05/05/2022minha estante
Nossa, sim!! É uma carga muito pesada.

Fabricy 05/05/2022minha estante
Eu não consegui gostar...

LariMonteiro07 05/05/2022minha estante
Eu tbm n :(

Alan 06/05/2022minha estante
Gente sua resenha me dando mais vontade de ler kk

penelope 14/01/2022

Quero ler de novo daq alguns anos
O livro aborda vários assuntos sensíveis e delicados, então vou avisando que contém gatilhos.
É um romance realista que mostra a conexão de duas pessoas, que embora ocorra vários desencontros sempre acabam ficando junto de alguma forma, ou como amigos ou amantes.
Tem como protagonista Marianne e o Connell, se conhecem na escola e vai desenrolando um sentimento e uma conexão muito grande. Ambos sentem que não se encaixam e de certa forma sozinhos. O livro se desenrola durante sua vida adolescente e jovem adulta, então percebemos as mudanças que vão acontecendo com eles no decorrer dos anos.
Você acaba criando uma certa empatia ou identificação com os personagens, são simplismente lindamente desenvolvidos, senti muito as dores e etc, embora metade das coisas que eles passaram nunca tenham acontecido comigo. A escrita da autora me pegou desprevenida mas não afetou a minha leitura.
Não gostei do final, acabo ficando na mesma coisa sem mudanças em relação ao relacionamento deles.
Um livro que é ou 8 ou 80, dividindo opiniões e pontos de vistas, uns amam outros já não gostam...
Se você quer ler um romance fofo de deixar o coração quentinho, fique longe desse livro KKKKK mas agora, se estiver procurando um romance realista, que vai fazer chorar, fica com raiva e chora de novo, bom essa provavelmente é uma boa leitura para isso.
eduarda :) 14/01/2022minha estante
amei a resenha miga

penelope 14/01/2022minha estante
obg ?

Bea 14/01/2022minha estante
amei a resenha amiga super sincera

Bea 14/01/2022minha estante
faça mais pfvr

penelope 14/01/2022minha estante
claro lindona

gabi 09/01/2022

Não deu pra mim..
simplesmente decepcionada, achei que fosse amar o livro, estava cheia de expectativas.
achei o livro todo muito monótono e o casal completamente desalinhado.
talvez esse seja o propósito do livro? talvez, mas realmente não faz meu estilo.
a falta de comunicação é angustiante mas num sentido chato, não é algo que instiga, pq eles nunca saem do mesmo lugar.
line! 09/01/2022minha estante
senti o mesmo e dei a mesma nota

Daillana.Gomes 09/01/2022minha estante
Simmm!!! Eu fui ler com a expectativa lá em cima... fiquei frustrada kkk

gabi 09/01/2022minha estante
simm, parece que não saía da primeira página

book_luiza 09/01/2022minha estante
q pena amg, realmente não é um livro que agrada muito gente ?

Mikael_13 09/01/2022minha estante
Quando li, tinha altas expectativas, mas no fim não me agradei.