Ganhadores João José Reis

Resenhas - Ganhadores

Marcus 07/07/2021

Ganhadores
Livro importante para entendimento da história da Bahia e do Brasil. O autor é um historiador dedicado e nos leva de volta ao contexto dos escravos ganhadores nos anos de 1800, ainda tão presente na nossa estrutura social e cultural.

@pricabral_br 12/06/2021

Preciso e detalhado
Sou supeita pra falar de José Reis. Além de ser um maravilhoso historiador, é um exímio escritor. Eu agradeço pela responsabilidade desse trabalho. É muito legal quando a gente tem acesso a um material confiável e de altíssima responsabilidade, sobretudo quando se trata de História. É perceptível o cuidado do autor ao narrar os fatos. Ele usa uma linguagem acessível que dá gosto de ler. Eu recomendo hoje e sempre! ?

Francisco.Neto 22/08/2020

Ganhadores
A leitura de Ganhadores me levou à Bahia do século XIX, fiquei impressionado com a antiguidade da resistência escrava e negra, mas também com a precarização do trabalho no Brasil, uma discussão que hoje poderia ser trazida pela questão dos "entregadores" de aplicativo (Uber, 99, Rappi, iFood...). Estes trabalhadores seriam os ganhadores nos dias de hoje? O livro também me leva a entender que existem muitas camadas de história em uma cidade: conhecer a Bahia de hoje entendendo o que foi a Bahia de ontem, que consistia em várias cidades de Salvador, umas sobre as outras. Nunca fui à Salvador e agora quero conhecer muito a Bahia, especialmente a capital e poder caminhar por aquelas ruas sabendo dessa história, entendendo como funcionava aquela sociedade escravocrata, segregacionista e racista. Recomendo muito este livro, fiquei encantado com a leitura e quero ler outros livros do João José Reis. Inclusive quem tiver a obra Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês em 1835 troco por esta mais recente, Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia.