Deriva

Deriva Adriana Lisboa

Resenhas - Deriva

Biblioteca Álvaro Guerra 13/04/2022

“Deriva” reúne poemas escritos ao longo dos últimos dois anos, num projeto que partiu de uma reflexão sobre as ilhas (cabe dizer, que a autora começou a escrever o livro na Nova Zelândia e terminou em Cuba), sobre estar à deriva de variadas formas – no mundo, dentro das fronteiras de um país, na intimidade de um corpo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788566786927

KKbarros82 01/11/2021

"ilha: coágulo da água"
Não há outra palavra que dê significado aos versos de carioca Adriana Lisboa que estranhamento. Tudo no início é isso. Palavras que parecem não encaixar. Ter significado ou sentido. A poeta parece distante no início da leitura. Inalcançável. Ficamos a deriva em mar de palavras que não entendemos seu significado. Uma poeta quase inalcançável, de espaços em brancos sem sentido e versos soltos.

No entanto, com um pouco de dedicação do leitor, vamos desbravando suas letras a deriva. As pausas vão tendo seus sentidos e vamos entendendo um pouco da alma dessa escritora que possui uma veia política pouco explorada pelos poetas.

Negar que não lerei outros livros da Adriana Lisboa seria uma falácia. Como também afirmar que não irei reler seus poemas em "deriva". Para um leitor apaixonado pelos versos vale muito navegar nessas águas turbulentas e deixasse a deriva por essa poeta.

Mariana - @escreve.mariana 21/11/2020

Sobre vivenciar a sensação de estar à deriva [IG: @epifaniasliterarias_]
"Deriva", de Adriana Lisboa, foi meu segundo contato com a autora e as expectativas eram altas, já que li há alguns anos "Sinfonia em branco" (vencedor do Prêmio José Saramago), um livro que me tocou de maneira inexplicável e que é um dos meus favoritos da vida. E digo com tranquilidade que essas expectativas foram superadas. Até mesmo sua obra em prosa é poética, então a experiência com a sua poesia foi encantadora.

Entre o momento em que se abre o paraquedas e o instante em que se atinge o solo, uma medida: deriva. Os versos, aqui, apresentam certas sutilezas, como o vocabulário e os espaços internos entre uma palavra e outra, que fazem ecoar o título do livro. São imagens, momentos, sons, lugares e não-lugares que conduzem o leitor a vivenciar a sensação de estar à deriva - e perceber que o não-pertencimento pode ser a melhor forma de ser e estar no mundo.

"Esfumaçar bordas
destituir centros
incendiar matrizes
um instante de indulto:

estar só no mundo."

Ainda, esse estado de não-pertencer faz com que o eu-lírico perceba seu reflexo como uma neblina no espelho, o que demonstra, sobretudo, seu desejo de não ser definido: "não sei quem plantou / na minha cara uma outra / biografia". Em tempos que instituem padronizações, tempos quadrados, avessos às diferenças, às minorias e à diversidade, faz-se necessário ser também tempo de resistência, a fim de subverter o normativo e esses dias-chumbo que tentam nos sufocar, adoecer e limitar, com uma frequência cotidiana.

"Meu amigo às vezes se diz vencido
ilhado
endividado
aflito
taciturno
furioso
acossado

prende a respiração
sem saber que país o nosso
ou quando
ou como

mas ainda assim
sai à rua
e o mundo se dobra
aos dentes explícitos que ele arrisca
por baixo do veludo do batom."

mateuspy 13/08/2020

Meu primeiro contato com a obra da Adriana...
não foi através de seus romances nem seus contos, e sim através deste livro de poesia. Não sou um grande leitor de poesia, nem sei avaliar versos alexandrinos ou questões do gênero. Porém, a Adriana me passou aquela sensação que tenho quando leio um Leminski, um Marcelino Freire (seus contos são pura poesia): o brincar com as palavras, e esse titubear constante entre a piada, o prazer, o efeito e todas essas coisas que a poesia pode condensar em uns poucos versos.