O guia contra mentiras

O guia contra mentiras Daniel Levitin

Resenhas -

alex 27/03/2024

O guia contra mentiras: como pensar criticamente na era da
Pós-verdade, de Daniel Levitin (2016)

É aquele típico livro técnico americano: bem escrito, linguagem envolvente e simplificada, com abuso de ferramentas como o storytelling.

No geral, ensina estatística e probabilidade básicas (o que sempre é muito bem-vindo) como estrutura básica para o pensamento crítico.

Única ressalva: os últimos capítulos estão deslocados. Parecem ter sudo inseridos apenas para chegar a um número mínimo de páginas. Esquisito.

GiihZagatto 13/10/2022

Indispensável atualmente.
O livro se propõe a ser um guia e, como tal, ele explica como determinadas coisas funcionam e como pensar criticamente. Ao decorrer das páginas vamos entendendo como é tão fácil sermos enganados e o porquê de isso acontecer para, assim, conseguirmos evitar.

A forma de separação me agradou muito. A explicação das contas matemáticas e da leitura dos gráficos foi esplêndida, além das outras relacionadas a discursos etc. Não acredito que seja um livro que você tenha que terminar rápido; é um livro para ser compreendido e estudado, para colocar em prática o que está sendo trazido à tona.

Recomendo muita essa leitura para quem quer entender melhor processos de pesquisa, como estatísticas e gráficos podem mentir e até mesmo como uma maneira de repensar a matemática, mesmo nos lugares que são "mais de humanas".

Thiago 08/06/2021

Necessário
Livro absolutamente necessário, especialmente em uma época cheia de fake news em que não podemos confiar nem mesmo nos meios de comunicação tradicionais. A obra ataca tanto as fake news, quanto expõe as falácias daqueles que promovem a inerrância da ?Ciência?.

Anna Martins 21/05/2021

Pra quem se interessa sobre o assunto (pensamento crítico, pós-verdade, fake news...), não apresenta nada de muito novo, apesar dos insights não deixarem de se relevantes, mas o livro não levanta boas discussão sobre as motivações da propagação de mentiras ou floreios da verdade. Parece até existir um esforço pra manter o clima isentão, ele chega a comparar situações das campanhas de Trump e Hilary, sendo que se tratavam de situações de impacto e patamares completamente diferentes, o famoso doisladismos. Não que o autor fosse obrigado a levantar hipóteses sobre o assunto, acho muito importante quando ele reforça que um especialista em um assunto não necessariamente é especialista em outro, e a origem das mentiras provavelmente não seja o foco das pesquisas dele, mas o livro acaba perdendo relevância.

A abordagem acaba sendo simplista, infelizmente não dá mais só pra indicar fontes confiáveis ou incentivar que as pessoas busquem checar as informações que recebem. Nossas bolhas já estão enviesadas e quem recebe uma fake news provavelmente já se "informa" em canais de fakenews. Pela forma que o livro discute cobertura jornalista, eu tomaria cuidado na hora de indicar a leitura, pois sem um pensamento crítico já desenvolvimento, pode só reforçar o já avançado esforço de descredibilização da mídia tradicional.

Leonardo 19/05/2021

Um alento contra a Fake News
É um livro que nos força a pensar de forma mais crítica, avaliar os conteúdos recebidos e buscar fontes variadas e confiáveis para confirmar a veracidade da notícia em questão.
O capítulo Plausibilidade, que fala sobre estatísticas me recordou o livro "Como mentir com estatísticas", aliás, diria que este livro é um mix de "Factfulness" e "Como mentir com estatísticas".
Creio ser mais indicado para pessoas da área de exatas, quem for de humanas talvez se interesse mais pelo "Factfulness".
A escrita de Daniel Levitin é agradável.

Dominique 19/04/2021

Muito útil.

Adriano 17/02/2021

Pensamento crítico é uma necessidade em tempos de fake news
"Em 1984, de George Orwell, o Ministério da Verdade era a agencia oficial de propaganda do país, encarregada de falsificar arquivos históricos e outros documentos de acordo com os interesses do governo. Para atender a seus objetivos, o ministério também produzia contraconhecimento, como 2+2 = 5."

O livro foi publicado em 1949, meio século antes de a internet se tornar nossa fonte de informações por excelência. Hoje, produzir e propagar uma mentira está disponível facilmente à qualquer um. Centenas de fake news aparecem cotidianamente e precisamos saber como navegar nesse mar de falsidade que parece a internet. É isso que Daniel Levitin se propõe a ajudar.

"A ciência, a história e o noticiário estão cheios de coisas que sabemos, ou que achávamos que sabíamos, até descobrirmos que estávamos enganados. Um componente essencial do raciocinio crítico é conhecer o que não sabemos. Um principio de orien tação, então, é simplesmente que sabemos o que sabemos até o momento em que não sabemos mais." (p. 278).

Um livro fundamental para todos. Deveria fazer parte do currículo escolar.

Daniel263 06/01/2021

Um manual para sobreviver ao século XXI
Publicado em @curadorliterario

99º leitura de 2020.
(E com certeza o livro com a capa mais sensacional!)

Conheci o meu “xará” Levitin quando pesquisei neurologia da leitura em 2017/18...

Como ele escreve bem e tem um conteúdo que permeia psicologia e neurociência comportamental, seus textos são extremamente didáticos e gostosos de ler.

E em “O guia contra mentiras” não é diferente. O livro foi escrito em 2016 e publicado no Brasil em 2019 - inclusive, o “descobri” trabalhando na @bienaldolivro .

Levitin divide o livro em 3 partes: avaliação de números, avaliação de textos e avaliação de contextos. E em todos os capítulos temos referências e embasamentos em notas bibliográfica.

Com exemplos e exposições bem claras, às vezes somos impactados por notícias “recentes” de catástrofes do início da gestão do Trump - e que se refletem também no nosso atual governo brasileiro.

Um livro essencial para começar 2021 com um filtro mais bem calibrado contra mentiras, enganações e notícias falsas!

site: https://www.instagram.com/p/CJTv05Wjv-h/