O Engenhoso Fidalgo D. Quixote da Mancha

O Engenhoso Fidalgo D. Quixote da Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - D. Quixote de La Mancha

pedro villar 17/12/2022

É aquilo,um clássico é um clássico. Mas Dom Quixote definitivamente não me pegou. Até achei o início dessa parte dois mais empolgante com toda a história deles terem se tornado famosos justamente pelo primeiro livro, mas conforme o tempo passou foi ficando cada vez mais bobo e enfadonho, a ponto de eu dar enormes intervalos na leitura.

Sorte de quem conseguiu ver algo para além do valor histórico aqui. Queria ter tido a mesma experiência.

Mari.Vasconcelos 29/09/2022

Êxtase
Se é possível, e é, a segunda parte do Cavaleiro dos Leões( não mais O da Triste Figura) é ainda mais excepcional.
Dom Quixote e Sancho Pança sintetizam o que é de mais maravilhoso nessa leitura; a loucura, a comédia, a sensatez, e sobretudo a reflexão dos acontecimentos sendo colocados na nossa vivência e nos dias atuais...

Eu me regizijei... no rir;
e até chorei...

"A mais sábia figura da comédia é o bobo, porque não pode ser bobo aquele que quer se passar por bobo."

Michele Soares 07/02/2022

saudações, adeus
Depois de terminar esse livro, eu só queria dizer que eu leria até o malogrado Dom Quixote de Taubaté, tudo pra passar mais umas semanas na companhia do Quixote e do Sancho. Esses volumes foram uma experiência e uma aventura que eu recomendo muito muito muito mesmo. É engraçado, é trágico, é até meio grotesco e muito muito bonito: é Dom Quixote. Agora eu entendo. Só embarquem nessa e boa viagem.

Adelson 19/01/2022

Melhor que o primeiro volume.
Sem tantas digressões, história paralelas que não ajudam em nada ir para frente, Dom Quixote volume 2 trás a terceira partida do Dom de sua vila. Agora que ficou famoso, junto com seu escudeiro, Sancho Pança, mais pessoas querem brincar com o pobre homem e seu companheiro. Sem contar a quantidade de Justas e aventuras que realmente precisam de solução. Li com mais atenção que o primeiro, pois quando Sancho Pança fica sozinho o livro da um salto e o personagem é melhor desenvolvido. Não é uma das minhas obras favoritas. Mas até que gostei bastante e possui um final satisfatório.

Rodrigo.Monteiro 02/10/2021

Leitura de dom Quixote.
Sancho pança melhor personagem desse livro, ele é muito engraçado, dei boas gargalhadas, recomendo o livro na edição da penguim-compania que foi a que eu li e é uma leitura bem fluida.

Ayan_lucca 06/08/2021

Eu não sinto que foi uma boa hora para ler esse tão grandioso romance como dizem por aí, porém sinto que não funcionou pra mim de diversas formas, as quais não direi.

Carolina.Gomes 08/04/2021

D. Quixote: um louco genial
"Quando a própria vida parece lunática, quem sabe onde está a loucura? Talvez ser muito prático seja uma loucura. Renunciar aos sonhos - isso pode ser loucura."

Após a publicação do Quixote apócrifo, Cervantes resolveu escrever a continuação das aventuras de seu famoso herói.

Nessa parte, D. Quixote já está consagrado cavaleiro e vive, ao lado de Sancho, situações bastante pitorescas que me garantiram boas risadas. Um destaque especial para o capítulo X que trata do "encantamento de Dulcinéia".

Sancho, por sua vez, protagoniza algumas situações divertidas, quando finalmente conquista aquilo que tanto deseja e, suas constatações acerca dessa experiência revelam que de tolo, ele não tem nada.

Foi uma experiência maravilhosa conhecer a obra de Cervantes. Me emocionei, me diverti e aprendi muito com essa dupla genial.
Destaco, por fim, que a escolha da edição bilíngue, da editora 34, contribuiu muito para enriquecer a experiência: As ilustrações são belíssimas e o texto impecável.

Esse é, sem dúvida alguma, um daqueles livros que precisamos ler em algum momento da vida.

Leandro257 05/03/2021

Incrível, majestoso e muito mais.
Adjetivos não me faltam para classificar Dom Quixote. Livro atemporal, que faz jus a sua fama e que merece ser lido por todos. Eternos são Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Viva Miguel de Cervantes!

lucas.pinheiro.5815 14/02/2021

Alonso Quijano, o sábio – vol. 02
De “fidalgo D. Quixote de La Mancha” para “cavaleiro D. Quixote de La Mancha” e, então, “Alonso Quijano”. Eis as facetas de um homem inteligente que se torna louco e, então, se torna sábio.

Além das inusitadas situações cômicas já bem exploradas no primeiro volume, a continuação da obra é mais pretenciosa e chega a níveis ainda mais admiráveis. Apesar das burlas contra D. Quixote e Sancho Pança, que são cada vez elaboradas, como não se admirar quando o escudeiro glutão consegue solucionar de forma tão magistral os conflitos de “sua ínsula”? E os conselhos que D. Quixote diz para todos aqueles que o procuram? Como não se admirar com a honradez e humildade desse grande cavaleiro?

Apesar de todas as grandes histórias dentro dessa obra, para mim, a parte mais genial foi a forma como Cervantes conseguiu terminar o livro. O testamento de Dom Quixote e a retomada de consciência de Alonso Quijano fizeram que o nosso herói se tornasse ainda mais admirável. Atestou-se a vitória dos bons valores: pureza, humildade, honra, coragem, abnegação de si mesmo e reconhecimentos dos próprios limites. Tanto o “louco” como o “são” têm muito a nos ensinar.

É considerada, por muitos, a maior obra literária de todos os tempos.

Cdmm 31/08/2020

Triste ou feliz figura.
Melancólico e ao mesmo tempo divertidíssimo. Acho Dom Quixote uma figura comovente. Dom Quixote e Sancho se realizam à sua maneira em uma realidade paralela... ou não. Cada um faz a sua realidade.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

Dom Quixote II
Tem um trecho da Dulcineia que é muito engraçado.