Duplo Eu

Resenhas - Duplo eu

1 | 2 | 3 | 4

Mônica 29/03/2024

Muito identificável
A HQ mostra a história de Navie com os lindos traços de Audrey. Conta um período em que percebeu que o seu peso, classificado como obesidade mórbida, era um outro ser que morava junto dela. Era um ser com vontades próprias, que a induzia a ser sedentária e comer por impulso. E esse ser que ela carregava era armadura do mundo, mas também a atacava. Até que Navie decidiu correr atrás e mudar aquilo que a incomodava, encontrando outros problemas no caminho.

Impossível não se identificar com o livro se já teve que fazer dieta, se as pessoas te julgam pelo seu peso, ou simplesmente porque a autoestima não está das melhores. Em vários momentos eu lembrei que já tinha sentido as mesmas coisas que a personagem, me sentido a pior pessoa do mundo. E fica claro no livro, assim como depois percebemos na vida real, que muitas das coisas estão só nas nossas mentes.

Não chega a ser um tapa na cara, mas verdades são ditas. E isso é bom, pois abre nossos olhos para as coisas boas que somos, enquanto também somos gordas.

Fora que a ilustração é linda.

eveaguiar 28/02/2024

Uma leitura leve e fluída.
Uma autobiografia sobre uma mulher com obesidade, como ela se sente em relação a ela mesma e a sociedade. E o processo de aceitação de seu corpo.

Oliveira 16/02/2024

Um incômodo ao ler que vale ser sentido
Um livro que trata de um tema sensível, que pode provocar gatilhos para mulheres que possuam obesidade e lutam contra o peso há muito tempo. A história é contada toda em HQ, a autora narra a sua história, onde ela acredita conviver com um duplo de si mesma que até então é o responsável por seus fracassos. O livro também aborda questões sociais, que são muito bem discutidas, o ser mulher, ser obesa, a pressão estética, a necessidade de se demonstrar ser feliz o tempo todo, o assédio, machismo, a gordofobia e o bullying. Apesar de tratar de um temas delicados é uma leitura leve e fluída, que provoca inúmeras reflexões e pode causar dor.
Ademais o livro demonstra muito bem como é conviver com a obesidade e um transtorno alimentar. Diante da leitura é possível observar como são os padrões de comportamento, pensamento e crenças de pessoas com questões alimentares, bem como compreender por meio das ilustrações questões de autoimagem. Falando nisso, as ilustrações são maravilhosas, complementam a escrita e provocam sensações que me fizeram sentir os sentimentos da personagem.
Na minha opinião essa leitura demanda muita maturidade emocional, mas é bem necessária, que levanta muitas questões presentes em nossa sociedade.

Duda Mingardi 27/01/2024

Eu sou a minha maior aliada
Sou obesa e luto diariamente contra a doença. A doença não sou eu. Eu não sou parte do problema, sou parte da solução. Só depois que passei a me enxergar como aliada que as coisas começaram a dar certo e sei que estou conciliando um conflito antigo que existe entre a comida e meu corpo. A comida também não é minha inimiga, ela é minha maior aliada no processo e a gente pode ter uma relação saudável e duradoura. O livro, em sua essência, fala sobre isso. É preciso conciliarmos a nós mesmos para conseguir processo.

Kaliane 25/12/2023

Autobiográfico (HQ)
Achei muito interessante, e reflexivo. Trata sobre temas delicados, como a obesidade, transtornos alimentares, cirurgia e questões psicológicas.

Não conhecia o livro, foi emprestado a mim e li numa tacada só no mesmo dia. Foi excelente ler no final do ano, possui uma bagagem emocional muito forte.

Recomendo à todos, principalmente para mulheres.

srta.sabetudo 07/12/2023

Sobre lutas e afetos
Existem histórias que ressoam em nós e existem histórias que precisamos ver por dentro da pele o mais intensamente possível pra saber, ou tentar entender do alto da nossa ignorância, como de fato é.

"Duplo eu" me trouxe outras camadas e experiências sobre ser uma pessoa gorda, e desbloqueou mais alguns entendimentos que eu só posso seguir assim mesmo: tentando entender e usando de toda a minha compreensão e afeto pra não machucar ninguém e pra acolher dentro daquilo que me compete enquanto uma pessoa magra.

Soipaz 20/11/2023

Uma revista em quadrinho muito importante que fala sobre transtorno alimentar de uma forma muito séria e encantadora, utilizo como ferramenta de psicoeducação no meu consultório.

Camila.Gama 03/08/2023

Duas de mim
Navie tem obesidade mórbida, e no processo de aceitação ou de matar o eu que a faz comer e se satisfazer através da comida, ela descobre diversas camadas que precisam ser notadas; Questões que foram enterradas dentro de si. Esse quadrinho mexeu muito comigo, me trouxe vários gatilhos e em alguns momentos me identifiquei. Aborda a obsessão por comer como um escape para todos os problemas que a gente enfrenta na vida, mas qualquer um que possua algum vício, entenderá o que Navie passou.

Maria10523 30/05/2023

Só eu.
Quando vi esse livro na minha escola, eu percebi que precisava ler e não me arrependo.

É um livro que aborda um tema delicado mas que infelizmente é a realidade de muitos. As autoras souberam se expressar muito bem.

Em alguns momentos esse livro me fez refletir sobre mim mesma. Eu amei esse livro.

Recomendo a todos que puderem, leem. Vocês não vão se arrepender.

Sandra747 06/05/2023

Duplo Eu
"Repito pra mim mesma que sou linda, até que eu acredite de verdade."

"Duplo Eu" é uma autobiografia em quadrinhos onde Navie mostra como é lidar com a obesidade.

É uma leitura rápida e reflexiva, porque mostra que a relação de um indivíduo com o próprio corpo é bem mais complexa do que certas ideias divulgadas por aí fazem parecer. Não é só lidar com autoestima, a própria Navie se chama de ingênua por ter acreditado que seus problemas se resolveriam ao perder peso, ela ainda enxerga a obesidade como algo a ser controlado. Entretanto, outras crenças e problemas devem ser encarados nesse caminho.

É uma HQ que recomendo, de leitura rápida e que apresenta diversos questionamentos.

Wanderson51 18/04/2023

Autobiografia legal de ser lida é uma bela história de superação,com a ilustração muito bem feita,mas não me cativou muito.

Maria Faria 31/12/2022

Apego ao meu outro eu
Duplo Eu é sobre obesidade. Navie está muito acima do peso considerado ideal para sua altura, carrega ?um duplo? que só ela percebe. A questão é que esse ?duplo? tem minado suas forças físicas e mentais. O dilema da autora, desenhado de forma muito expressiva e sensível por Audrey, é conseguir parar de comer suas emoções, se livrar do duplo sem matar sua personalidade. Estabelecer limite entre o duplo e a própria pessoa é muito difícil para quem é obeso.
Navie mostra sua rotina de gorda empoderada, mas que sofre com os inconvenientes na rua, com as limitações que a obesidade impõe. A HQ suscita discussões muito interessantes, como a autoaceitação, autoimagem, o apego ao corpo atual como se a gordura fosse uma espécie de manta protetora.
Nas discussões sobre obesidade no Brasil há uma confusão grande que mistura empoderamento, respeito e saúde, sendo que esses conceitos não deveriam concorrer entre si. Essa indefinição que ronda a obesidade está demonstrada no relato sensível de Navie, mas o quadrinho - que é francês- não consegue traduzir totalmente a realidade do obeso brasileiro, o que não diminui seu brilhantismo.

Taiane60 26/12/2022

"Duplo Eu" é uma graphic novel escrita por Naivie e Andrey Lainé, e baseada na vida da primeira autora, trazendo um relato sobre a obesidade. Impossível não se emocionar com a história tão honesta.

"Não luto mais contra mim mesma, luto por mim. Foi depois que entendi isso que fiquei melhor. Que fiquei bem."

Giovanna.Louise96 24/11/2022

Uma leitura forte e que pode trazer gatilhos para leitores que passaram por transtornos alimentares. Dolorido mas necessário.

Maria13245 23/10/2022

Duplo eu