Duque de Caxias

Duque de Caxias Adriana Barreto de Souza

Resenhas - Duque de Caxias

Fontana 17/07/2021

Livro Grande, Homem Imenso
É assim que descrevo o livro "Duque de Caxias: O Homem por trás do monumento". O livro mostra a personalidade de Caxias, seu temperamento, conciliador e equilibrado, com seu caráter baseado no respeito e na subordinação à ordem constituída, na figura dos imperadores e, por um tempo, da regência.
Por isso mesmo, a escritora não cita as atividades de Caxias após a sua condução na Guerra dos Farrapos, e a conquista do título nobiliárquico de conde e duque, mas o que ela relata é suficiente para compreender a grandeza desse homem e sua importância para a unificação e pacificação do Império, escopo da obra.
Apesar de ter sido escrito por uma historiadora por motivo de realização de um doutorado, a linguagem clara e fácil possibilita uma leitura muito prazerosa.
O livro vale a pena a leitura.

Susin 25/09/2021

Homenagem a nossos personagens históricos.
Eu confesso que me surpreendi com este livro, a pesquisa foi muito bem feita e realmente atende ao que se propõe: mostrar um lado do Duque de Caxias que não conhecíamos.

Seu posicionamento, em minha opinião, é neutro quanto ao Luis Alves de Lima e Silva. Não pendendo para o total e cego endeusamento de todas as suas ações e falas, mas também não o tratando como um cruel e frio estrategista militar.

Sugiro a leitura a todos os ávidos por história, pois ela é longa hahaha. E já ressalto o livro cobre a trajetória de Caxias até a pacificação dá província do Rio Grande do Sul, não adentra a Guerra do Paraguai.
Almir 13/07/2022minha estante
Como alguém se propõe a fazer a biografia de Caxias e para exatamente antes do período mais importante da sua carreira militar?
Provavelmente porque o posicionamento da autora não poderia ser neutro mais, como você disse.