Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva

Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva Isabel Alarcão




Resenhas - Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Tauana Mariana 18/04/2013

Bela reflexão
Inspirada em autores como Edgar Morin, a autora escreve breves pensamentos sobre o que é ser um professor reflexivo e o que é uma escola reflexiva. Inicia sua argumentação explanando sobre a sociedade da informação, este tempo em que o professor deixa de ser a "única" fonte de informação e conhecimento para o aluno, o tempo em que ele não é mais o único transmissor do saber. Este professor deve perceber as mudanças, deve compreender que os meios de comunicação também estão presentes na vida de seus alunos, e muitas vezes, estão instruindo-lhes, para o bem ou para o mal. O professor, no entanto, não deve declarar guerra aos meios de comunicação, mas sim, tentar torná-los também um "timoneiro na viagem da aprendizagem e do conhecimento".

O professor reflexivo nada mais é do que aquele profissional que reflete sobre si mesmo, seu papel na escola, na sociedade, seu papel na sala de aula. Reflete sobre a arte de ser educador. A escola reflexiva também é aquela que reflete seu papel, sua função. Ela não é teleguiada, é auto-gerida. É aquela que acredita que todos, incluindo a própria escola, "se encontram num porcesso de desenvolvimento e aprendizagem".
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR