Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva

Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva Isabel Alarcão




Resenhas - Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Tauana Mariana 18/04/2013

Bela reflexão
Inspirada em autores como Edgar Morin, a autora escreve breves pensamentos sobre o que é ser um professor reflexivo e o que é uma escola reflexiva. Inicia sua argumentação explanando sobre a sociedade da informação, este tempo em que o professor deixa de ser a "única" fonte de informação e conhecimento para o aluno, o tempo em que ele não é mais o único transmissor do saber. Este professor deve perceber as mudanças, deve compreender que os meios de comunicação também estão presentes na vida de seus alunos, e muitas vezes, estão instruindo-lhes, para o bem ou para o mal. O professor, no entanto, não deve declarar guerra aos meios de comunicação, mas sim, tentar torná-los também um "timoneiro na viagem da aprendizagem e do conhecimento".

O professor reflexivo nada mais é do que aquele profissional que reflete sobre si mesmo, seu papel na escola, na sociedade, seu papel na sala de aula. Reflete sobre a arte de ser educador. A escola reflexiva também é aquela que reflete seu papel, sua função. Ela não é teleguiada, é auto-gerida. É aquela que acredita que todos, incluindo a própria escola, "se encontram num porcesso de desenvolvimento e aprendizagem".
comentários(0)comente



Rosa282 09/05/2024

Refletir sobre a docência é preciso!
A reflexão desempenha um papel importante em todas as áreas de nossa vida. Como professores, refletir sobre a prática antes, durante e após as ações da docência é preponderante, pois a formação humana está em nossas mãos por um período considerável das vidas dos indivíduos nas instituições educativas. Tais instituições sociais são específicas para cada fase do desenvolvimento humano desde a Educação Infantil, em seguida o Ensino Fundamental e Ensino Médio, que juntos representam a Educação Básica. A Educação profissionalizante, formação técnica, oferecida pelos Institutos Federais e a Educação Superior ofertada pelas Universidades em níveis de graduação e pós-graduação. Em todas estas instâncias a reflexão deve se fazer presente, conforme apontado neste livro por Isabel Alarcão , não basta que os profissionais da educação sejam reflexivos, as instituições educacionais devem ser reflexivas, ou seja todos os envolvidos devem refletir sobre suas ações, seus contextos, enfim desenvolver um olhar crítico diante da realidade. Desta forma, atuar no desenvolvimento humano para além das competências e habilidades, antes atuando na constituição de sujeitos, com vistas aos enfrentamentos das problemáticas da sociedade e assim agir para a sua transformação. Este livro se constitui em uma referência inicial, antes de textos mais densos dessa autora, sua linguagem é de fácil compreensão e fluída.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2