América Latina  no século XIX

América Latina no século XIX Maria Lígia Prado

Resenhas - América Latina no século XIX

marisa13 23/02/2024

América Latina no século XIX: tramas, telas e textos
Tive que ler um ensaio ano passado para uma apresentação da faculdade. Por já ter lido uma parte que me interessou relativamente, resolvi ler o restante. Devo dizer que dei sorte, não só na nota máxima que consegui no trabalho (pretendo me gabar), mas também pela qualidade do capítulo que me foi designado, simplesmente o melhor (?Natureza e Identidade Nacional nas Américas?). De certa forma, isso me fez não gostar suficientemente dos outros ensaios. Não só isso, mas nesse aplicativo opto por ser uma leitora emocionada apaixonada e não uma estudante de História chata. Também por pura preguiça, deixo de fora o textão sobre as discordâncias e os aspectos que me incomodaram um pouco. Zero intenções de menosprezar uma historiadora brasileira do porte de Maria Lígia Prado aqui. Assim, nessa resenha me limito a nenhuma consideração negativa e mínimas considerações positivas?
Eu amo a abordagem metodológica que a autora traz. Como uma fiel amante de teoria da história, admiro esse esforço indispensável de realizar comparações e ao mesmo tempo considerar as singularidades dos países latino-americanos trabalhados. A escolha de imagens também foi acertada. O livro em si é bonito, colírio para os olhos. Uma ajuda imensa para os historiadores em formação, especialmente para os que gostam desse campo de pesquisa. Vale a pena!
Paulo Leitor Cósmico 23/02/2024minha estante
Interessante.