Romance d

Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta Ariano Suassuna

Resenhas - Romance d´A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta

1 | 2 | 3 | 4

Adrya.Jordanaa 08/03/2024

Romance da pedra do reino e o príncipe do sangue vai e volta
É uma leitura densa e desafiadora, mas extremamente recompensadora para aqueles que se aventuram por suas páginas. Com uma trama cativante, personagens inesquecíveis e uma reflexão profunda sobre a identidade brasileira.

Thalia58 30/12/2023

Fantástico sertanejo nordestino
Se tornou um dos favoritos do ano, com certeza é um livro que está nos planos fazer releituras. É uma mistura de cordel, romance, epopeia e poesia.

Ariano cria um romance em torno de um evento que aconteceu em Pernambuco no ano de 1838, um sertanejo adepto ao sebastianismo e cria o reino da Pedra Bonita, para desencantar o Dom Sebastião, eles tinha que fazer um sacrifício coletivo e dezenas de pessoas morreram.

Estou sem palavras para o livro de tão boa que foi a experiência. Todos deveriam ler esse livro, recomendo fortemente.

Na próxima leitura faço uma resenha com o restante das minhas impressões.

Fernanda Melo 30/12/2023

Epopeia sertaneja
Demanda novelosa, nossa epopeia sertaneja com crime, sangue, mistério e muito regionalismo, paixão de Ariano.
Romance com muitos personagens, narrativa não linear, mas super prazerosa. Dom Pedro Dinis Ferreira Quaderna é o protagonista e narrador que tem o grande sonho de ser um gênio da raça brasileira ao escrever o melhor e maior romance brasileiro, em busca desse sonho ele nos leva por passagens hilariantes, emocionantes e também repugnantes, tem de tudo.
A gente "escuta" a voz de Ariano através da voz de Quaderna.
Não há final pronto e "mastigado" o que confesso não gostar, mas não poderia deixar de favoritar essa obra que tanto me fez bem, afinal, o fato de não ter conclusão nenhuma é como sucede sempre, aliás, na vida.
Recomendo muito.

Renato375 24/11/2023

Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", obra magistral de Ariano Suassuna, desvenda um épico sertanejo imortal. Pedro Dinis Quaderna, herdeiro de nobre linhagem, entretece com maestria a narrativa de seus antepassados, revelando um sertão impregnado de mitos, tradições e poesia.

A prosa exuberante de Suassuna, como um bordado intricado, costura a rica tapeçaria do sertão nordestino. O Príncipe do Sangue, figura enigmática e poética, empresta à trama tons de rebeldia e humor, pintando um retrato vívido de uma região marcada pela complexidade da existência.

O enredo, sinuoso como os cursos d'água do sertão brasileiro, desafia o tempo e espaço, entrelaçando passado e presente de maneira sublime. Esta obra-prima não é apenas um romance, mas um testemunho literário que ressoa como o canto do sabiá, ecoando através das vastidões do imaginário e da cultura sertaneja.

Gucordeiro 13/10/2023

Gênio da Raça Brasileira!
Um livro completo: com romance, suspense e aventura, chacota, música e fantasia, profundidade, filosofia e política. É uma loucura que caiba tudo isso numa única obra, e ainda mais que não se fale tanto nela. Ariano é simplesmente genial, eleva a cultura nordestina e brasileira a um nível estratosférico. Quanto ao enredo em si, pouco importa, só a escrita já faz valer a pena. Perfeito.

JR 17/08/2023

Não é pra qualquer um...
Essa é minha primeira leitura deste autor e ainda bem que só fui encarar essa obra depois de adquirir um vasto conhecimento político, filosófico, histórico e charadistico. Caso contrário, não teria entendido nem metade dos grandes debates de Samuel, Clemente e Quaderna. Essa epopéia tem momentos bem divertidos. Concordo com aqueles que dizem que, em alguns momentos, a obra se arrasta muito, mas faz parte. Como um conservador de esquerda, eu só posso defender esse gênio da raça brasileira!

cs_g_ilson 08/08/2023

Finalmente terminei esse martírio
As escolhas lexicais privilegiam os conhecimento do homem médio. No entanto, a fluidez é um tanto?não fluida.

Mais de 700 páginas que me exigiram paciência (iniciei a leitura em fev./2022 e a empurrei até agora). Capítulos longos. Pensei em abandonar essa penitência por diversas vezes, mas logo pensava: darei uma chance por ser a primeira obra de Suassuna que leio, afinal, é Suassuna.

De fato, é invejável a criatividade dele, mas, ao final, digo que não entendi muita coisa (nada, na verdade!). Talvez Suassuna seja evoluído demais para o meu raciocínio.

Tiago Fachiano 09/07/2023

Epopeia
Que obra fantástica do mestre Suassuna. Uma epopeia sertaneja brasileira. Uma história extremamente cativante e que irá te prender para ouvir cada vez mais os assuntos de Quaderna.

JoAo366 15/05/2023

Resenha sobre o livro: A pedra do reino.
Sobre o livro:

.A pedra do reino é um livro rico em detalhes, e conta com uma linguagem complexa devido presença de elementos do cangaço, de antigos reinados, dos povos indígenas, espirituais, e etc... O que necessita de pesquisa para entender o vocabulário, e também para situar as obras citadas pelo autor durante o livro.

.O livro é separado por folhetos que servem como guia para o que está acontecendo no capítulo. E situar o leitor devido a grande extensão do livro( 800 pág).

.Contém xilogravuras, representando alguns dos acontecimentos presentes nos folhetos( Isso provoca uma dinâmica bem interessante para o leitor). Além disso, o livro tem poesias, cantorias e versos sertanejos.

. Presença de resumo sobre a vida do autor, os objetivos que ele queria alcançar com essa obra, e o processo de produção do livro, já que ele passou mais de 10 anos para ser concluído. Junto a isso também tem a perspectiva de outros autores sobre a obra, e o quão ela foi importante para a literatura.

Um pouco da história:

A história se passa no sertão nordestino, especificamente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Onde o personagem principal faz um autobiografia, relatando o que aconteceu até chegar na situação que ele estava. Diante disso, surge vários personagens e situações diversificadas, desde de momentos de revoltas até de risadas.

Isso tudo promove um envolvimento e uma curiosidade ao leitor, em saber mais do que aconteceu. Além disso, a maneira que livro é narrado desperta a imaginação, e faz com que o leitor faça a personificação.

Pontos positivos:

-Xilogravuras;
-Personagem que marcaram o nordeste( exemplo: cangaceiros);
-Poesias;
-A organização em folhetos;
-A exploração de vários gênero textuais durante o texto;
-A expressão e utilização de novas culturas;
- Prefácio e Pósfacio;
- Utilização de diversas palavras diferentes, que faz com que o leitor conheça expressões novas.

Pontos negativos:
- Utilização de diversas outros autores, o que as vezes promove uma certa "confusão";
- Ausência de filtros para algumas palavras( Para alguns leitores, isso pode se tornar um emecilho);
- Extensão de alguns Folhetos.

Pedra do reino é uma ótima opção de um livro clássico. Os legados que livro me deixou foram vários, mas o o principal foi: A grande nação que somos, e construção feita por vários povos até chegar no que somos hoje.

Hildeberto 11/05/2023

Incompleto
Paradoxalmente, o "Romance da Pedra do Reio", de Ariano Suassuna, corrobora com as críticas dos "irônicos estrangeiros"... É uma obra cansativa e enfadonha; só terminei de lê-la porque não abandono livros que já iniciei.

Há, certamente, elementos positivos: o conceito do livro de sertão "encantado"; algumas descrições de paisagens e situações do Cariri paraibano; raros diálogos e cenas.

Porém esses aspectos formam a menor parte do romance. Ele perde-se em discussões insípidas sobre "direita" e "esquerda"; em sonhos de grandeza, realeza e uma pretensa nobiliarquia brasileira; em críticas aos estrangeiros e defesa do Nordeste; em longas citações de autores com vários sobrenomes que ninguém se lembra ou dá a mínima (pedantismo, convenhamos); perspectivas religiosas um tanto bizarras; etc., etc., etc.

E, depois de tantas páginas nesse ritmo, termina abruptamente, incompleto, com várias pontas abertas, sem sentido.

Apesar de gostar de Ariano Suassuna, não indico este livro.

Vitoria 23/03/2023

A Grande Obra da Raça Brasileira
O talento de Ariano Suassuna nos brindou com uma obra que lança por terra o romance de 30, do homem sertanejo sofrido e infeliz.

Suassuna faz do personagem Dinis Quaderna o gênio da raça, autor da epopéia/romance fundamental da história brasileira. Uma obra repleta de símbolos heráldicos, de nobres cavaleiros e reis sertanejos, trocando a difundida imagem do sertão sofrido por um cenário de proezas e grandezas.

Renally Couto 16/03/2023

Mudou minha percepção de mundo
A versão é um box, capa dura e vem com caderno de textos e imagens, que explica detalhadamente a trajetória da obra, suas modificações ao longo das edições e um final, escrita muitas décadas depois, para que a história pudesse ser adaptada para as telinhas.

A obra é densa, precisa de um leitor maduro, como escreveram alguns críticos. Mas, ao mesmo tempo, é muito gostosa de ler. Pra quem é do nordeste, vai sentir uma identificação surreal, vai bater na alma!

Não tem como passar pela vida sem ler Ariano!

isadora.borsato 18/02/2023

Dom Pedro Dinis Quaderna era descendente do que ele dizia ser a verdadeira família real brasileira, provindo diretamente do Sertão, da Pedra do Reino, símbolo da grandeza dos Quadernas.
Reino este que passou por divergências como todo reinado que se preze, com muito fanatismo e sangue derramado.
Na sua lógica, o Brasil já tinha seus Reis, e esses eram Sertanejos, nascidos do Cangaço, de pele morena, chapéu de couro e cavalos com selas adornadas de estrelas de prata.
Os verdadeiros guerreiros da nossa terra.
A prosa parece de outro mundo, linguagem nordestina, semelhante a poesia, quando se sente, mas não se entende completamente.

É por essa via que Quaderna resolve dar vida novamente a sua linhagem Real: pela escrita de uma epopéia, obra grandiosa que o garantirá o título de Gênio da Raça Brasileira e a vitaliciedade de suas origens.

Dinis, por vezes, parece lunático, sonhador, mascarando a realidade árida e difícil do Sertão, da sua própria vida, com a fantasia de uma revolução principesca em que estaria envolvido.

[...] Quaderna, na sua condição de autor cria, pela imaginação, um mundo ilusório que compensa da penúria do mundo real [...] (Pag.824 - Carlos Newton Junior)

Não é uma obra linear, pelo contrário, é subversiva, até mesmo agressiva, mas também encantadora.
É um tributo atemporal para a nossa própria raça, o que há de belo e o que há de feio, ao passo que, somos feitos de ambos.

"Neste livro, homens, feras, a beleza e a miséria, o sonho e a realidade, o mito e a descrença, o ódio e o amor, nos envolvem e povoam a solidão da nossa leitura. E ninguém sairá impune dessa leitura porque nela encontrará a farsa do mundo a ser representada." (Pag 766 - Maximiano Campos).

Uma história indecifrável, divertida, difícil e admirável, rica de características que é impossível definir, limitar e rotular.
É canção, é poesia, é tragédia, é romance, é revolução.

Seja realidade disfarçada ou seja sonho contado, Quaderna é tudo, menos doido varrido, como disse o Sr.Corregedor, ele é um verdadeiro nacionalista, mas não do tipo que luta com penicos, não, é do tipo que glorifica nossa nação como deve ser, com a elevação da cultura, sem se deixar enganar, reconhecendo nossas falhas sim, mas acima de tudo, reconhecendo também nossa maior qualidade: a perseverança ante a adversidade sem perder a fé de dias melhores.

"Ave Musa incandescente
e a Catedral Soterrada,
Castelo deste meu Chão!"

Kilmer 24/01/2023

Romance d?a Pedra do Reino
Sem dúvidas, não so um dos melhores romances brasileiros, mas como uma das melhores obras desse nosso mundo chamado terra!

O livro começa como que em um vendaval de ar quente e termina como um sopro breve e morno.

Viva Ariano! Viva o Sertão! Viva o Nordeste

Radamila 27/12/2022

História interessante. Mas não é meu estilo. Muito arrastado e cheio de referências. Alguns pontos podiam ter sido mais desenvolvidos e outros menos.

1 | 2 | 3 | 4