Um Coração por Casal

Resenhas - Um Coração por Casal

Ana Vizentim 11/04/2022

Mais que perfeito
Q livro lindo!!! 😍 😍
Retrata perfeitamente os nossos medos e anseios como paciente na luta contra o câncer de mama!!!
Gostei muito da trama por trás da trama. Retratando um pouco da podridão política do nosso país....
Um livro muito abençoado para quem está passando por essa luta ou pra quem é próximo de alguém com a doença....

Bya/ @thebook_andthegirl 08/01/2021

Quando você acaba mega surpreendida por uma história.
"Quanto tempo você quer perder do tempo que lhe resta? Vai deixar para se arrepender quando não der mais tempo de nada? E vai me deixar pôr flor no seu túmulo, quando podia ter te enchido de flor na cama? Iracema, amor não escolhe época boa, cabelo comprido, exames saudáveis."

Um Coração por Casal foi uma leitura que surpreendeu ao passo que superou todas as minhas expectativas.

De maneira leve, mas bastante consciente; Camila Marciano nos mostra a importância de nos cuidarmos sempre - afinal câncer de mama tira vidas e não pode ser deixado para depois.

Iracema e Dênis são personagens cativantes e o qual nos afeiçoamos rapidamente. De um lado, vemos Cema buscando forças para lutar contra o câncer; do outro vemos Dênis sendo sua rocha, seu apoio, aquele que está disposto a tudo para salvar sua "flor".

Um livro que super recomendo a todos. Curto mas necessário. Leve, mas atual e que ao fim deixa a mensagem de: mulher, cuide-se. Sempre.

E que venha o livro da Laura (irmã de Dênis).

Gabriela 11/11/2020

Mais um cm do meu coração!
Amo o que a Camila escreve desde O próximo homem. Um coração por casal trouxe mais uma vez o que ela sabe fazer de melhor: personagens masculinos fortes, amantes e apaixonados, tudo isso de corpo e alma, com os defeitos que os deixam ainda mais encantadores. Não existe a possibilidade de você não se render ao Dênis e Iracema que de amor de escola se tornaram porto seguro um do outro, mas com muita água rolando entre esses dois pontos. Vale mais que a pena acompanhar a história desses dois.

Fran 28/10/2020

IG @leituraincrivel
Iracema estava noiva do médico Guilherme quando descobriu que tinha um nódulo benigno no seio, o mesmo que levou embora sua mãe. Mas ele não tinha disponibilidade na sua agenda tão apertada para ser o porto seguro de uma jovem que corria risco de morrer nos próximos meses.

Cema juntou os pedaços e foi para a casa do pai, Seu Geraldo, que apesar da idade e de tudo que passou ao lado da esposa, não abandonou a filha.

Dênis Mairinc é noivo de Marina Ferraz e apesar de ambos terem sido criados no interior, seu pai agora é senador e ela sustenta uma vida de aparências, enquanto Dênis só quer viver de forma simples e construir uma família.

Para agrada-la, ele vai para São Paulo para legalizar a fabricação do álcool em suas terras em Goiás, mas ela não o ama e só está com ele por causa da sua fazenda. Desolado, descobre também que sua melhor amiga e paixão do colégio Cema está doente com câncer.

Tendo que lidar com as chantagens dos Ferraz, as batidas da Federal, a produção ilegal, dormindo no sofá de Cema e tentando se fazer presente nas quimioterapias, Dênis conta com Laura, sua irmã, para que as coisas dêem certo. Mas Iracema irá sobreviver? E ela ama Dênis?

A trama é bem construída e a autora escreve super bem. Muitas vezes me senti no meio de toda essa confusão de sotaques e terapias. Narrado em terceira pessoa, a historia de Dênis e Iracema é triste, romântica e divertida ao mesmo tempo. Foi surpreendente e eu aprendi muito sobre o amor verdadeiro e sobre colocar as necessidades do outro à frente, só porque são maiores que as nossas.

site: https://www.instagram.com/leituraincrivel/

Joyce.Silva 09/08/2020

Perseverança
Uma história que nos ensina que é preciso confiar em quem está ao nosso lado nos momentos mais difíceis.

Joh 07/07/2020

Amor permanece
"Coração é um só por casal, e o meu nasceu contigo."

O amor de verdade permanece, seja com o passar dos anos, seja com as dificuldades, seja com a doença.

Sara | @saraliteraria 14/05/2020

Coração é um só por casal...
Iracema acaba de receber o diagnóstico positivo para câncer de mama. Seu noivo diz que é jovem demais para ser viúvo, mesmo ela dizendo que as chances de cura poderiam ser altas com o protocolo correto. É assim que ele abandona a mulher que jurava amar no momento mais difícil de sua vida. Uma libertação para ela, e com o tempo ela irá descobrir que amor verdadeiro é maior do que isso.

Dênis é um comboy de cidade pequena que não tem vergonha de suas origens, que no momento também está enfrentando problemas pessoais. A amizade dele com Iracema era antiga, mas acabaram se distanciando por 15 anos. Mesmo depois de todos esses anos eles conseguem recuperar o que o tempo tentou levar, mas não conseguiu. Aos poucos os sentimentos entre os dois irá se intensificar, e Iracema receberá o apoio necessário de seu pai e de Dênis no momento mais frágil de sua vida.

A delicadeza que a autora teve para abordar um assunto tão delicado como o câncer é admirável! Em 169 páginas ela consegue nos ensinar o valor de um amor altruísta e de uma amizade que não deixa de existir. Iracema é uma personagem forte, que mesmo no seu pior não desiste e que tem apoio de seu pai o tempo todo, mostrando que certos laços são mais importantes do que qualquer outra coisa. Dênis é divertido, prestativo e carismático, tornando leve cada etapa do tratamento de Iracema. Cada personagem dessa história, sem exceções, tem algo para nos ensinar. Com uma emoção atrás da outra compreendemos que sim, coração é um só por casal!

A edição da 3DEA está linda e transmite a mesma leveza do livro!

site: https://www.instagram.com/p/B_5PibfDboT/

Blog Universo Paralelo 16/01/2020

Abrir mão do que se pode ter por medo de perder tudo lá na frente, não é o melhor caminho. Às vezes, apenas às vezes, a vida te da uma segunda chance. E essa não podemos perder de nenhuma forma.

Em "Um Coração Por Casal" eu encontrei um tipo de amor que não lembro se já vi alguma vez (pelo menos não dessa forma). É o amor altruísta.

Conheci a luta de Iracema contra um câncer e sua luta diária para continuar vivendo.

O livro por várias vezes nos faz pensar no valor que damos a certos relacionamentos, à confiança desmedida que depositamos em quem foge das situações dificeis, como um cão foge de quem o maltrata. E pior, como percebemos que quem mais se luta para ter longe, é quem será seu alicer.

Os contratempos enfrentados por Dênis para conseguir concluir tudo o que sonha, e ainda conquistar a menina de seus sonhos, não é algo que se vê todo o dia e nos da a esperança de que o "bom partido" que nossos pais sempre dizem quando estamos crescendo, realmente exista.

Em vários momentos fiquei pensando "é triste perceber que a cada quatro anos elegemos pessoas que nem se preocupam em melhorar nosso sistema de saúde". Vendo pelo que a Cema passa, me deu um sentimento de impotência, pois o caso dela pode até ser ficcional, mas o número de mulheres que descobrem o câncer de mama são alarmantes.

Além do drama passado pela protagonista, ainda nos deparamos com a ganância de uma menina, mimada pelo pai, que não se importa com a enfermidade de um convalescente e um homem que passa por cima de qualquer coisa para conseguir o que quer.

Esse livro foi o primeiro que li da autora, e fiquei simplesmente apaixonada por sua desenvoltura literária, e pela escrita. Eu por ser de origem do campo, ou melhor, da roça. Moça de pé no chão que entende o que se passa com Dênis, amei os diálogos e a simplicidade das falas deixava o enredo mais rico.

site: https://www.instagram.com/p/B1wDZ_UDHBs/

Feh @mil_e_uma_historias 22/11/2019

Leitura leve e rapidinha
Essa foi minha primeira história da autora, e gostei bastante da escrita dela.

Uma história sobre amizade, superação e amor.

Iracema acabou de descobrir o câncer de mama, perdeu o noivo após a descoberta, é uma mulher que sempre foi atrás dos seus sonhos e agora precisa continuar se mantendo forte e não desistir.

Dênis é um homem muito sincero, divertido, um ser humano com um coração puro, um tanto xucro mas não se engane ele estudou e sabe bem o que faz na sua fazenda, e acima de tudo um amigo incrível.

Essa história foi uma grata surpresa, achei que derramaria muitas lágrimas, mesmo com uma temática delicada, o jeitinho carismático do Dênis deixou tudo mais leve nesse momento para Cema. Falar em câncer já causa um medo, imagina passar por todos os tratamentos, mas a autora foi de uma delicadeza, ela conseguiu deixar o clima leve, descontraído com as conversas e o envolvimento dos dois.

A amizade entre o casal é o ponto forte, ele sempre teve uma quedinha por ela, mas infelizmente nada aconteceu e ficaram 15 anos sem se ver, Dênis também está em um momento difícil, mas nunca deixou de ajudar ninguém, dessa forma também consegue voltar a ter o seu sossego.

Agora estou curiosa, será que a autora vai pensar com carinho e contar a história da demônia.

@estantedawan 06/11/2019

Me surpreendeu...
Esse é meu primeiro contato com a escrita da Camila mesmo já tendo recebido altas recomendações de amigonas, só agora me rendi. E comecei bem.

Quando li a sinopse, assim que foi anunciado o lançamento de Um Coração Por Casal, imaginei se tratar de um drama pesado, que me faria chorar litros e ter uma baita ressaca literária. Do jeito que eu gosto...

Mas eu estava, completamente, errada quanto ao choro.
Ele não é triste.
Na verdade, esse livro conseguiu me arrancar umas boas risadas. E, claro, algumas lágrimas porque, enfim, eu sou uma manteiga derretida. Mas foram pouquíssimas comparado ao que eu acreditava que seria.

A história de Iracema e Dênis, para os íntimos Cema e Cão Doido, é uma gostosura de ser ler.
A Camila conseguiu retratar bem a luta da Cema – como a de tantas mulheres reais - contra o câncer ao mesmo tempo que nos faz soltar gargalhadas com as loucuras de um cowboy de coração mole e sem papas na língua.

Mesmo sofrendo ao ver sua melhor amiga/amor da sua vida definhando, Dênis não perde o bom humor e é por isso que não temos aqui um dramalhão. Ele não deixa que seu Dengo entregue as pontas e faz tudo que está ao seu alcance para vê-la melhorar. Até se desfazer de seu bem mais precioso. Nossa, me deu uma tristeza vê-lo fazendo o que fez pra reconquistar seu grande amor…

A Cema é forte na medida do possível. Imagino que não seja nada fácil para uma mulher ter sua vaidade arrancada à força por causa de uma doença. E junte a isso todos os efeitos de um tratamento totalmente agressivo?! Não gosto nem de pensar…

Mas nesse livro a gente não se apaixona só pelo casal principal, não. A gente se encanta por alguns personagens secundários que são tão loucos e cativantes quanto eles. A família que Cema e Dênis formam quando estão juntos é para deixar qualquer um louco e com inveja da união deles.

A história nos faz pensar em várias coisas ao longo da leitura. Coisas importantes e de uma relevância enorme para quem as vive.
Eu não consegui não me envolver por um Dênis jovem, que sonhava em voltar pra casa, mas que ao mesmo tempo não queria deixar para trás seu grande amor.
Eu não consigo me imaginar no lugar de uma jovem Iracema tendo que abrir mão do meu grande amor por saber que ali não era o lugar dele, que aquela vida não é a vida que ele merece e sonha ter.
Nossa, dilemas que muito jovens eles tiveram que enfrentar.
E que causaram consequências que, por pouco, não se tornaram irreparáveis.

Por essas e outras coisas, esse livro foi uma grata surpresa para mim. Ele não me fez chorar litros, como imaginei. Mas me fez entrar na história e viver um pouco dos dramas e das alegrias do Dênis e da Iracema.

E já estou na torcida para o lançamento do livro de um “casal” secundário… porque esse casal tem que sair, viu dona Camila?! Rsrsrs

clau.acruz 21/10/2019

Um Coração por Casal - Dênis & Iracema
Esse livro me chamou atenção pela capa (como sempre, Dri arrasou), depois um IG que sigo fez uma resenha no Skoob que fez eu ver que esse livro era bem meu tipo, então, partiu leitura.

O livro traz a história de Iracema (Cema) que é diagnosticada com câncer de mama (não é spoiler, tem na sinopse), ela passa a viver com seu pai a partir desta descoberta. E foi com essa aproximação de pai e filha que eu me perdi na leitura.

O Seu Geraldo me lembrou de meu pai, e nossa, quanta saudades senti, o pai de Cema com seu jeito diferente de demostrar amor pela sua filha foi lindo, um pai ímpar, que não recebeu afeto, mas que soube demonstrar de formas diferentes o seu por sua única filha e família.

Eu imagino o que é ser para um pai ver a única filha doente e ficar de mãos atadas, um homem nordestino e turrão que só ele, tendo que ser forte com o coração apertado.

O protagonista masculino, Dênis (Cão Doido) - sim é estranho ver com acento, mas até o final você acostuma rsrs; ele é o típico homem de cidade pequena do interior (esquecida por Deus, mas lembrada pelos políticos quando algo lhes interessa), com um jeito peculiar de falar e expressões engraçadas, o conhecido e amado por todos da cidade de Itumbiara, como amigo da Cema, filho do Seu Geraldo e irmão da demonia (Laurita mitou) o Cão Doido ganhou meu coração.

Meu único problema com o livro foi com o sentimento de Cema e Dênis, pois ele estava noivo de outra no início do livro e cobrava saber o que esta sentia por ele, de qualquer forma a partir do momento que ele reencontra a Cerma, ao saber da doença dela, ele de fato é bem companheiro na luta dela contra a doença.

A irmã de Dênis, Laura, pensem numa mulher camaleão quando precisa, porque a bichinha é ruim (ou finge bem rsrs), mas quando precisa parece um anjinho, estou muito curiosa em saber se haverá um livro dela com o delegado Dias (coitado, se tiver, vai passar apurado na mão dela), e EU NECESSITO SABER o que ela fez para usar uma tornozeleira eletrônica?! kkkkk

Eu gostei do livro, ele é curto 170 ou 180 páginas, tem uma escrita fluída, mesmo com uma narrativa que não sou muito acostumada.

A obra impressa possui alguns errinhos, mas nada que dificulte a leitura.

Então para quem quer um livro leve, mesmo com uma doença dessas, eu acredito que seja o seu livro.

Perdição Literária 22/06/2019

Encantada
Certas tramas nos pegam de jeito, ainda mais quando nossas expectativas não estão lá essas coisas.

Por traz de um protagonista aparentemente tosco, a autora transmite uma história de muito amor e sensibilidade. A narrativa é quase poética, embora bastante lúcida, e vários trechos eu acabei lendo mais de uma vez, só pra sentir de novo o gostinho de uma frase bem escrita, uma mensagem bem transmitida, uma verdade bem falada.

Apenas um defeito a ser atribuo a esta obra maravilhosa: é muito curtinha, antes mesmo de acabar eu já queria muito mais do Dênis e da Iracema.

Nessa Bortholoti 21/06/2019

Um coração por casal
Ah que livro mais gostoso de ler, nunca tinha lido nada a autora, mas esse me pegou de jeito.
A escrita realista da Camila é totalmente diferente de qualquer outro livro que eu tenha lido, eu amei isso. Amei Dênis, a sua forma simples de amar, amando intensamente, sem cobranças, sem intenção, só por amar mesmo. Cema é a cabeça dura, mas no decorrer da história vc vai entendendo o pq. E esses dois juntos é a coisa mais fofa, o carinho o cuidado do Denis com o pai da Cema tbm me fez chorar. Chorei muito lento algumas partes do livro, assim como ri tbm. Livro lindo, recomendo a leitura.

Meu Vício em Livros 20/06/2019

Amor verdadeiro é assim
O Dênis é maravilhoso! Que livro delicioso e que amor mais lindo! No final eu queria mais!