O analista de Bagé

O analista de Bagé Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Quelzinha_Oli 17/02/2022

Curti, fora que não compreendo algumas coisas
Para ser sincera, bica imaginei que iria gostar de cara com a história do analista de Bagé, embora que este tem seus próprios métodos para tratar os seus pacientes. O meu primeiro livro foi as Crônicas de escola do Luís, foi o começo da jornada para ler com a escrita que te prende rápido do começo ao fim. Eu não releria por fato o contexto da história é bem diferente da época de hoje, embora que a escrita é fácil de compreensão, mas valeu a pena e dar umas risadas.

Jhaze 13/01/2022

Bom...
Interessante como sempre LFV. Mesmo quarenta anos após sua publicação ainda faz rir.
Algumas das tiradas humorísticas ficaram ultrapassadas e podem não fazer sentido mais atualmente, mas nem por isso a leitura se torna descartável.

Cássio F B 08/12/2021

O Analista de Bagé
Só tirar as partes do analista que fica perfeito.

gusumari 20/10/2021

o analista de bagé
leitura curta e descontraída, li em menos de 2hrs, nem vi o tempo passando. nao tenho costume de ler luis fernando verissimo mas gosto das cronicas e contos dele.

gusumari 20/10/2021

o analista de bagé
leitura curta, li em menos de 1hr, é leve e descontraída, gostei bastante. nao tenho costume de ler luis fernando verissimo mas gosto das cronicas e contos dele

Sté 09/07/2021

Pobre de humor
Estava procurando um livro divertido pra me distrair e encontrei esse, infelizmente uma obra sem graça na qual dei poucos risos. No entendo, muito bem escrito o que te faz querer ler tudo.
O protagonista não me agradou por ser misógino e homofóbico, antiprofissional e por não fazer piadas do meu agrado.

"Pra segura mulher em casa e cavalo em campo aberto, só carece de um pau firme."

MIRANDA 06/07/2021

Veríssimo com sua narrativa esplendidamente humorada. Garantia de boa risada :)
Palavra para o livro : Pelego

Tamara 24/06/2021

Um analista nada ortodoxo
Embora com várias referências da época, o humor ácido do autor é sempre atual.
Entre as crônicas do palavreado, as cenas nada éticas do analista de Bagé, encontrei uma crônica que foi assunto de prova no Ensino Fundamental, e nunca me esqueci da frase "no meu lixo ou no seu?"
Uma boa leitura, leve e breve.

Ayumi.kimura 09/06/2021

Aquele sotaque gaúcho
Bem humorado, onde o personagem muito bronco, dado a machão trata seus pacientes na base de joelhadas e palmadas, cheio de preconceitos e mais cheio de razão. Distinguir o autor da personagem eis uma questão bem pessoal.

Carol 01/06/2021

Livro de contos do início dos anos 80. Aí já viu, né? É um compilado de histórias que saíram em revistas e jornais, principalmente do Rio Grande do Sul.

Luiz Pereira Júnior 24/05/2021

Tal pai, mas não tal filho
Leitura leve, para ler na praia, debaixo de árvores ou na praça de alimentação de algum shopping enquanto espera seja lá quem ou o que for... tudo isso pode ser dito de “O analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo.
E também é a mais pura verdade, diga-se de passagem. Alguns trechos quase me fizeram engasgar de uma risada surpresa (e olhe que sou considerado alguém sisudo). A ideia do “gu hífen gu” é de ficar voltando as páginas para rir de novo e de novo e de novo.
Mas, ao mesmo tempo, ao lado de toda essa leveza, também há uma forte crítica à nossa mesquinharia, aos nossos pequenos e tolos problemas, à preocupação excessiva com a erotização – e tudo isso de uma forma muito leve, muito irônica, muito debochada. E, sim, também há muito do que hoje se chama “politicamente incorreto”. Ou, como meu irmão diz, “politicamente hipócrita”...
Luís Fernando Veríssimo não é o Amazonas que foi Érico Veríssimo: caudaloso, imenso, epopeico... Mas Luís Fernando Veríssimo é um daqueles rios gostosos de se banhar, de levar a família para rir juntos e depois ficar pensando como foi bom estar com ele durante uma tarde inteira...

Tathi (@Doidosporserieselivros) 31/12/2020

O analista é um gaúcho bronco, e grosso, que traz respostas irônicas, sarcásticas, e até mesmo estúpidas (tudo com muito humor característico do autor) para os males da mente e dos relacionamentos.

O livro é bem curtinho e usa e abusa do vocabulário do sul, que pode não ser entendido completamente pelos leitores de outros estados, mas que vale muito a pena tentar.

Como as crônicas foram escritas nos anos 80, e o autor exagerou ainda mais os comportamentos que se diziam tipicos dos gaúchos, há algumas expressões um pouco machistas, ou homofóbicas, que cabe ao leitor decidir se entende o contexto de humor ou cancela o autor mesmo.

Luis Fernando Verissimo tem diversos livros publicados, que são maravilhosos demais, e essa releitura me fez lembrar o quão gostosos são seus textos.

Michel 23/12/2020

Franqueza irônica
Coletânea de crônicas de um analista rude e machista, porém sincero e franco sobre o cotidiano e dilemas de seus pacientes.

Fernandohorse 22/12/2020

Adoro os livros do Veríssimo, mas esse deixou a desejar. O tom da escrita do Veríssimo está lá, mas o personagem é caricato demais

natygs 25/11/2020

Ótimo para dar boas gargalhadas naqueles intervalos curtos do dia a dia

1 | 2 | 3 | 4 | 5