O Homem ao Zero

O Homem ao Zero Leon Eliachar

Resenhas - O homem ao zero

Adamastor Portucaldo 13/04/2024

Humor do século passado
Achei o livro interessantíssimo, mais por causa do estudo arqueológico que se pode fazer, embora tenha também algumas boas piadas, bons chistes, e, porque não dizer alguns trocadalhos... De todo modo, talvez até tenha me lembrado de cousas que já existiram e não voltam mais (desculpe-me o Eclesiastes!), tais como:

cruzeiros ($)

fantasias de carnaval

P&B X Technicolor

censura (com explícito departamento de)

guarda de trânsito

cadeira elétrica

máquina de escrever e fita

TV sem controle remoto

bigode

empregada doméstica

inflação (mesmo)

cigarros e fumantes

caixas e palitos de fósforo

isqueiros

telegrama

talão de cheques

desquite

tubinho e balão

boas maneiras (& cursos de)

telefonista

vídeo-tape

nanquim

...

jota 21/03/2023

MUITO BOM: tão bom ou até um pouco mais engraçado e criativo do que O Homem ao Cubo
Lido entre 13 e 19 de março de 2023.

Conforme escrevi no início deste mês nos comentários sobre O Homem ao Cubo, este O Homem ao Zero faz parte de uma trilogia que também compreende O Homem ao Quadrado, todos da autoria de Leon Eliachar (1922-1987).

Ele foi um talentoso humorista dos tempos em que textos “politicamente corretos” praticamente não existiam: eram os anos 1960-1970 então ler seus livros com os olhos e a mente de hoje pode causar indignação no leitor, especialmente nas leitoras.

Porque, para Eliachar toda mulher era dividida em quatro partes: cabeça, tronco, membros e espelho. E os espiões daqueles anos em que o agente secreto 007 pintava e bordava nas telas de cinema podiam dialogar assim:

“UM – Vim aqui em missão secreta.”
“OUTRO – Qual é a missão?”
“UM – Também não sei. É tão secreta que não me disseram.”

Penso que este volume me pareceu melhor realizado e um pouco mais engraçado e criativo do que O Homem ao Cubo, que eu havia apreciado bastante então. Na sequência devo ler O Homem ao Quadrado e certamente também vou me divertir bastante com os textos, as ilustrações e as invenções de Leon Eliachar.

Cinti 30/03/2018

Engraçadinho
Algumas partes ri alto e muito em outra não entendi a piada!? Leitura apenas para relaxar entre uma leitura pesada e outra...

Hel 07/03/2023

Piadas machistas e tão datadas que, para quem não viveu dos anos 60 aos 80 vai ser difícil entender.