Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

Lalá Santana 13/10/2020

Mais visibilidade para este livro pelo amor!!!!!
Eu amei muito. Muito mesmo. Eu já esperava que iria gostar porque já li o ?1+1: A matemática do amor? e adorei mas não esperava que iria gostar tanto. A escrita do Vinícius aqui está sem condições, personagens incríveis, pelos quais consegui me conectar, gostei do enredo realista que infelizmente mostra o sofrimento que a religião e o conservadorismo pode causar na vida de uma pessoa. Esse livro é aquele que você lê tanta coisa linda que você só faz enfiar a cara no livro e suspirar (fiz isso umas 3 vezes). Puro romance. Terminei o livro sorrindo e com lágrimas descendo (não acontece muito comigo). Eu só queria que as pessoas conhecessem mais esse livro, queria colocar um outdoor dizendo: LEIAM FEITOS DE SOLLL!!!
Fernanda 20/10/2020minha estante
Parece ser lindo! Amei 1+1: A matemática do amor. Ansiosa para ler esse também ?

Gu 11/09/2020

Quentinho
Um livro que retrata bem o romance forte que acontece na adolescência.
Uma aventura estilo filme da sessão da tarde, uma leitura relaxante com um amor forte entre dois adolescentes em busca da edição final da sua serie de quadrinhos favorita

Dii 08/09/2020

Leitura leve
Se você procura uma leitura leve e fluida super indico este livro que me de lembrar de quando era adolescente e experimentava meus primeiros amores e sonhos. A história de Cícero e Vicente revive a força de um amor jovem seja da forma que for e cria forças inclusive pra superar a crença de um possível "fim do mundo".

Michele @leituraempauta 30/08/2020

Estamos em 1999. Cícero é um adolescente de 15 anos, que adora quadrinhos e ama desenhar. Mora apenas com sua mãe Alessandra, que sempre o criou sozinha, e ambos tem uma relação de confiança e amizade. Cícero não tem muitos amigos além de Karol, que é bem doidinha e sempre fala o que pensa.
A vida de Cícero muda quando num belo dia ele vai até a Taverna do Dragão, uma loja que vende, dentre outras coisas, seu quadrinho favorito, o Under Hero, que está chegando na última edição. Porém, chegando lá uma surpresa: a loja havia fechado as portas! Logo chega Vicente, que também tem 15 anos e foi à Taverna com o mesmo objetivo, comprar a última edição de Under Hero.
Vicente leva uma vida muito difícil e muito diferente de Cícero. Seus pais são religiosos ao extremo, muito preconceituosos e não aceitam Vicente como ele é. Seu único conforto é sua avó, dona Emir, que é bem moderna e descolada, e ajuda o neto como pode. Mesmo sofrendo tanto, Vicente não perde a fé em Deus e a alegria de viver.
Logo Cícero e Vicente se tornam mais que grandes amigos. Ambos acreditam que o mundo irá acabar na virada de 1999 para o ano 2000. Cícero acredita que irá ocorrer o Bug do Milênio, que os computadores do mundo todo não entenderão a mudança das datas; e Vicente acredita que o mundo irá acabar por causa do Apocalipse.
Cícero e Vicente embarcam na maior aventura de suas vidas em busca da última edição de seu quadrinho favorito, mais que isso, descobrir mais sobre si mesmos.
Feitos de Sol é pura nostalgia! Foi muito bom relembrar da época em que íamos à locadora alugar filmes, nas lojas de discos comprar cds com coletâneas de músicas, das guloseimas, de comer kinder ovo (que naquela época era bem mais barato e dava para comprar muitos), das músicas que tocavam nas rádios.
Ao mesmo tempo é muito triste vermos, através do Vicente, como o preconceito prejudica a vida de muitas pessoas. Adorei a avó do Vicente, dona Emir, que já sofreu muito com o marido, e depois que o perdeu procurou aproveitar a vida e ser feliz.

site: @leituraempauta

gui 23/08/2020

achei legal mas não foi incrível. um salto de tempo muito grande e nem soube o que aconteceu com o vicente... a parte da playlist foi incrível, me emocionei. os personagens são muito legais e engraçados, principalmente emir e karol.

Fernanda.Gabrielle 22/08/2020

Um bom livro
Vinicius conseguiu me prender muito aos personagens e sofrer junto com eles. Achei muito legal darem visibilidade para essa dura realidade que muitos adolescentes LGBT+ sofrem e antigamente era tão pouco discutido (violência doméstica é algo que acontece diariamente em algumas famílias e é necessário falar sobre isso, mesmo sendo um tema pesado).

Achei o final muito triste mas ainda assim gostei bastante, pq acabou não sendo previsível.

A crítica negativa que tenho a fazer, é somente em relação ao excesso de referências à livros e personagens de outras obras. Acho que é muito legal ver esse tipo de referência mas prefiro qdo eu mesma me dou conta, qdo é algo explicado se torna chato.
E muuuitas vezes aconteceram esse tipo de coisa.
Com isso, tornou o livro menos agradável do q poderia ser

Gui 17/08/2020

Antes de terminar já era meu favorito
Comecei esse ano com esse livro e foi uma das coisas mais fofas e bem escritas que já li. É fácil se identificar com os desejos dos personagens e querer estar na festa com eles e sentir com eles. Quem nunca teve um autor favorito e uma história inacabada?

O romance é fundamental pra construção brilhante dos personagens principais e você não tem como não sentir arrepios com o primeiro amor de dois garotos.

FelNoites 16/08/2020

Nostálgico, engraçado e tocante.
Uma coletânea de sentimentos que me encheram de nostalgia de dias que eu nem mesmo vivi. Os personagens são amáveis e humanos, cheios de erros e atitudes que nos tornam assim, imperfeitos. A história toma um rumo melancólico e reflexivo, mas é tão pessoal e necessário. Achei maravilhoso.

Coruja Leitora 12/08/2020

Feitos de Sol é luz, ele é todo luz
É complicado, ainda estou digerindo e processando todos os sentimentos que esse livro me trouxe. Mas antes de qualquer coisa, tenha em mente que ele é muito, mas muito mais que um romance adolescente!!

Vinicius 08/08/2020

Melhor livro do Vinícius
Meu melhor contato com o autor até agora. Os outros livros não me tocaram como esse me tocou. A história dos meninos é muito fofa e os elementos da história são muito bem trabalhados.

Tive um problema com a construção dos personagens, as vezes tudo soa muito caricato. Os diálogos são enormes e de militância que com certeza atraem quem é novo na temática. Pra mim não funcionou tão bem.

No geral o livro é muito lindo e a escrita do Vinícius melhorou muito.

Cleber.Rios 03/08/2020

Surpreendente
Achei leve no começo, abordando assuntos que nós do público gay já conhecemos, mas devo falar que aborda os temas de uma forma limpa e muito madura, uma leitura para todos os públicos sem qualquer dúvida!. Tenho que falar que o final é lindo, e surpreendente, eu realmente me surpreendi.
Lembrando que mesmo abortando temas importante a história principal não se apaga em mensagens formais, mesmo que de formal não tem nada.
Despojado
Alegre
Leve

Jefferson Vianna 02/08/2020

“Até quando vale esperar pelo amor da sua vida?"
“Até quando vale esperar pelo amor da sua vida?" Feitos de Sol, romance do autor Vinícius Grossos é um livro extremamente nostálgico, sensível e que despertou inúmeras sensações e sentimentos dentro de mim. Confesso que foi inevitável não relembrar alguns momentos da minha adolescência, especialmente em relação às músicas que marcaram o início dos anos 2000 e que foi trilha sonora de muitos momentos marcantes. O livro narra à história de Cícero e Vicente, dois adolescentes que se conhecem “por acaso” enquanto buscam pela última HQ de uma série, mais que isso, inconscientemente ambos buscam por aventura. Cícero não tem dúvidas de que o fim do mundo está próximo e aguarda a chegada das nuvens radioativas que cobrirão a Terra, pondo fim em qualquer possibilidade de sobrevivência. E Vicente é condicionado pela família a acreditar que o ano 2000 marcará o retorno de Jesus. Apesar do conflito de opiniões e das adversidades impostas, ambos se aproximam, se conhecem e nutrem um sentimento genuíno, apaixonam-se. O livro aborda temas delicados, como homofobia e intolerância religiosa, confesso que fiquei incomodado nestas cenas. Feitos de Sol despertou sentimentos que estavam adormecidos, portanto não foi fácil finalizar esta leitura. O final é enigmático, e aqueceu o meu coração com a esperança de que: “se estiver predestinado, não importa o tempo que passar, vai acontecer...” Leitura recomendada.