Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

Beca 13/06/2021

Brilhamos
Esse livro salvou o meu final de semana, me tirou da escuridão que a semana que passou me colocou. Não vou mentir, achei que aconteceu tudo muito rápido no começo, porém foi tudo genuíno e feliz por um tempo, o relacionamento dos dois foi Sol, eles eram dois solzinhos que brilharam juntos.
O Vicente certamente não merecia passar pelo o que passou só por amar alguém, na verdade ninguém merece. O amor tem que ser algo livre, sem sofrer preconceitos, se fazer feliz é isso que importa.
Fico feliz que o Vicente tenha achado o Cícero e vice-versa, eles se completam e um dia espero achar alguém (ou mais, sei lá, se eu terminar igual a Karol vou ficar bem feliz também, tirando a parte dos filhos ?) que me complete também, não posso negar, não sou de ler muitos romances, mas sou uma romântica nata, lá no fundo.
O final achei genial e clichê, mas quem não gosta de uns clichês ali ou acolá?
Lendo esse livro gostaria de falar, cada dia que passa nos temos a chances de brilhar, então que olhemos para nós mesmos, encontremos nossa luz e vamos brilhar enquanto estivermos nessa Terra. ??

gabi 10/07/2022

Feitos de Sol
Esse livro já me conquistou na carta ao leitor, ai já vi que ia virar um dos meus favoritos, eu com certeza poderia ficar falando dele por horas e horas.
chorei muito, meu peito doeu de verdade, achei que ia infartar.
que personagens incríveis, vicente e cicero, os dois aprendendo muito um com o outro e com um romance lindo, que foi se construindo pouco a pouco, completamente apaixonante.
e além de um romance lindo ainda teve o desenvolvimento da auto descoberta, e como foi especial, me tocou muito, vovó Elmi fez tudo, "-O jeito mais fácil de destruir a si próprio é lutar contra quem você é!".
quero pegar o vicente e protejer de todo o mal que existe nesse mundo, eu te dou abrigo vi, pode ficar com minha casa (mas eu fico com tua vó hehe).
Daria qualquer coisa pra ler um spin off deles, sendo felizes como sempre sonharam, brilhando um pro outro e um pelo outro.

"Eu sorri.
Ele sorriu.
E nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol."

Cley 15/02/2020

A pior batalha é aquela que lutamos contra nós mesmos. Quando não nos aceitamos, quando nos quebramos e fazemos de tudo para tentar ser o que não somos. Isso causa uma série de conflitos que desencadearão tudo, menos o amor próprio e a felicidade.

Cícero acredita que o mundo vai acabar na virada de 1999 para 2000. Em busca da última edição da revista de seu herói favorito, ele conhece o Vicente, também fã do herói e que também procura pela última edição. Vicente também acredita que o mundo vai acabar, mas por outros motivos.
Em busca da última edição da revista, Cícero e Vicente descobrirão que têm muitas coisas em comum. O primeiro amor surge e com ele as consequências disso. Mas estão dispostos a viverem tudo antes que o mundo acabe.

"Há muitas coisas que nos amedrontam quando a gente se descobre diferente... muitas coisas ruins e tristes. Mas não deixe o preconceito e o temor andarem de mãos dadas contigo."

Grossos teve êxito em criar uma história linda e emocionante entre dois garotos numa época em que as coisas eram mais complicadas.
Narrado sob perspectiva do Cícero, “Feitos de sol” traz uma série de referências dos anos 90, me causando nostalgia, e também me fez lembrar que na passagem de 99 para 2000 eu também acreditava que o mundo iria acabar.

Me identifiquei com o Cícero e Vicente, especificamente com o Vicente, pois seus medos e anseios eram parecidos com os meus quando eu era mais jovem.
Grossos se atribui de alguns diálogos para dar uma verdadeira aula sobre aceitação e desconstrução, diálogos esses que deveriam estar estampados para todos possam ler e estabelecer outras convicções.

A narrativa oscilou um pouco para mim, pois não me agrada quando fico agarrado a uma perspectiva só, mas isso não tira o mérito da obra, é uma questão minha.
Uma obra de autoconhecimento, ruptura de barreiras e que traz uma lição importante: não negar quem você é. Se formos levar em consideração a imposição de uma sociedade conservadora e preconceituosa, negaremos para nós mesmos o direito de sermos quem somos, o direito de sermos felizes.

V_richard 26/01/2022

Eu gostei do livro, eu particularmente não gosto muito de história das pessoas descobrindo a sua sexualidade porque alguns são bem arrastados, porém esse diferente do outro livro que eu li do autor, é mais divertido, vai tratando de assuntos como: se descobrir, se assumir, família abusiva, sobre esteriótipos e preconceito de uma forma bem legal, esse foi mais do que apenas um romance bobinho (na minha visão).

Andresa16 31/05/2021

Amei conhecer a história de Cícero e Vicente, e ela vem pra mostrar que no amor não existe cor, forma ou gênero, a gente ama aquilo que a pessoa é por dentro, não por fora

Gui.SGS 20/02/2022

Depressão e alegria
Eu estou sem palavras para a historia e a escrita desse livro, os autores nacionais arrasam principalmente com romance LGBTQIA+, que historia mais linda e apaixonante.
Amei muito o casal, eles tem muita quimica e merecem o mundo, eles sempre se ensinando e amando um ao outro.
VÓ EMIR, personagem mais incrivel de todas, muito engraçada e perfeita, amei muito ela!
Karol, outra personagem perfeita, sem condiçoes, ICONE BI
Dona Alessandra, uma mae muito boa, incrivel, que teve que aprender muito com a vida
os pais do Vicente nn devem nem ser mencionados, aqueles [*****]
É isso, mais um livro 5 estrelas

GuiBrandao 17/06/2021

PURA PERFEIÇÃO
Eu me apaixonei completamente por esse livro, ri, chorei, amei as referências o Vinicius sempre acerta em cheio nos seus livros sou muito apaixonado vou favoritar é a coisa mais linda do mundo todo mundo precisa ler isso aqui

Leticia 10/10/2021

Luz
Eu me apaixonei TANTO por eles cara aaaaaa. Um livro ótimo, com uma escrita ÓTIMA. Com certeza vou ler mais obras do autor. Mas voltando ao livro, estranhamente eu fiquei com um sentimento tão grande de nostalgia e eu nunca cheguei a viver o que Cícero viveu, pra ver o quanto eu consegui me conectar com a história. Agora espero que eles tenham um futuro próspero e feliz ????
@renatavarelaescreve 10/10/2021minha estante
Vinícius arrasa, quero muito ler

Eduardo Ogalves 31/12/2021

Simplesmente perfeito !
Eu não tenho palavras para descrever tamanha emoção que esse livro me causou. E fico mais feliz ainda por ser uma literatura brasileira. Esse livro trás tudo aquilo que eu sempre esperei de um romance gay. Não, um deles não morre no final, não, um deles não fica indeciso. Sim, os dois se descobrem e se querem até o final, independente das barreiras do caminho. Todo mundo deveria ler essa história, e entender que a vida é única e passageira, que o fanatismo religioso podem matar pessoas através do ódio. O autor com seu amadurecimento na escrita conseguiu entregar tudo de si. Simplesmente perfeito e necessário para o mundo.

Tami 26/10/2020

Que livro incrível! Foi uma mistura de sentimentos, com cenas fofas, engraçadas, reflexivas, tristes e reais.

Infelizmente muita gente vive a intolerância que se mostrou cotidiana na vida do Vicente, e o encontro desses dois sóis foi um bálsamo na vida de ambos.

Cícero e Vicente vivenciaram na adolescência o que muitos não vivem durante toda a vida, e foi lindo e tocante acompanhar cada momento de descobertas entre eles.

Terminei chorando, mas com um sorriso estampado no rosto e aquele gostinho de quero mais.

Vinícius se mostrou um excelente escritor, e com toda certeza quero ler mais obras dele.

Cassiano 22/03/2021

Perfeito
Mais um pra lista de favoritos, que livro cativante e apaixonante. A escrita do Vinicius é ótima, os personagens são muito bem descritos e a história cheia de easter eggs do final dos anos 90 (com alguns dos anos 2000 que eu fiquei "meu deus kk") é perfeita.
Jesus, que final LINDO.
E vamos de novo: tô destruído, 5 estrelas.

Igor.Almeida 13/02/2022

O primeiro favoritado do ano!
Em Feitos de Sol, vamos acompanhar a história de Cícero e Vicente, dois garotos de 15 anos no fim do século XX, que se conhecem e acabam criando um vínculo muito grande, os dois acreditam que na virada do ano de 1999 para 2000, o mundo irá acabar. Então, os dois acabam vivendo suas vidas como nunca, como se tudo realmente fosse acabar.

Esse livro me fez sentir tudo que uma leitura pode me fazer sentir; alegria, raiva, tristeza, reflexões, dor e mais um pouco que você possa imaginar. Eu nem sei como Descrever como esse livro me.marcou de uma maneira surpreendente. Os personagens, que sabor delicioso! Acompanhar o desenvolvimento de cada um é simplesmente sensacional, e o autor não deixa uma ponta solta, não deixa de dá intensidade a cada um deles, mesmo o livro sendo narrado na visão de Cícero.

Eu favoritei esse livro pois eu nunca me senti tão representado como aconteceu aqui. A minha vivência foi muito quase igual a de Cícero, e isso me emocionou e me tocou MUITO. Por isso se tornou um dos meus favoritos, vai estar para sempre guardado no meu coração.

Rickelmy.Rodrigues 26/11/2020

Lindo e intenso
Meu Deus o que falar sobre esse livro, Ele é tão lindo, o autor soube descrever muito bem todos os sentimentos e o que os personagens estavam sentido, Sem falar que me senti como se estivesse nos anos 90.
Comecei lendo pensando que fosse mais um romance água com açúcar mas me surpreendi, o livro toca em assuntos muito importantes como intolerância, homofobia, auto aceitação, relacionamento e aceitação dos pais.
O mais lindo é a mensagem que nos passa, o quanto o amor, independente de que forma pode transformar vidas, colorir o mundo.
Enfim amei muito, devorei o livro, recomendo!!