Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

Vitória 15/04/2024

Uma gracinha
Foi revigorante fazer essa leitura q apesar do clima pesado q o passado e família do Vicente carregam seu relacionamento com o Cícero é extremamente fofo e acompanhar isso me deixou muito bem, eles combinam muito porém gostaria q tivesse tido um pouco mais de aprofundamento em questões pessoas dos dois(mas principalmente do Cícero) além de algumas falas e pensamentos me parecerem muito exageradas para meninos de 15 anos e acho q o livro se beneficiaria se tivesse o pov dos dois ou pelo menos colocasse uma palhinha do pensamento do Vicente no final mas muito bom livro

FiddlerGreen 13/04/2024

"E nós dois brilhamos, porque éramos Feitos de Sol."
"Se você estiver passando por um situação difícil, quero que se permita renascer também. Assim como eu fiz."
Com essa frase inicia um dos melhores livros que já li na vida, e olha que demorou 2 anos haha, já que uma amiga me emprestou mas minha procrastinação não me deixou terminar e quando finalmente comprei foi em 3 dias haha, me apaixonei do início ao fim por esse livro, principalmente por ser brasileiro, os personagens, as gírias, as referências, a filosofia, a MÚSICA, o amor adolescente... Simplesmente apaixonado por Cícero e Vicente, cada parte desse livro me tocou, senti como se estivesse lá, até porque é fácil isso acontecer hoje, o melhor romance gay que já li. Agora os melhores pontos do livro:

"Acredito que a gente deva ser feliz. Acho que, se Jesus estiver me ouvindo, deve ter achado a piada ótima."
Eu penso exatamente como o Vicente, Jesus é foda, Deus é amor vei, porque insistem em transformar em algo ruim, por isso odeio Igreja.

"Não muda o que você pensa ou sente por minha causa, nem de ninguém [...] A gente pode até começar a gostar daquilo que os outros indicam, mas mudar o que a gente é ou quer, aí não dá, escuta o que eu tô dizendo."
Aprendi muito disso na escola, tem que ser quem você é, sem se importar com o resto, porque você deixaria de fazer o que te faz feliz? Ainda mais por outros que não fariam.
E o melhor lacre da história pela perfeita Karol, fico orgulhoso de dizer que já lancei uma exatamente assim:
"E isso te torna o que?"
"Humana, talvez?"
Não precisa rotular nada, se não quiser e for te fazer mal, poxa, só viver isso, sentir isso e ser quem você é sem satisfação pra ninguém (essa minha devia tá na história, apoia uma parceria Vinícius?)

"Todos somos complicados e, muitas vezes, difíceis de entender. Porém, há pessoas que valem a pena, que valem o risco, mesmo quando a gente tem medo e não se sente preparado... Só que outras, não. Essas só entram nas nossas vidas para bagunçar tudo de uma maneira ruim."
A dura verdade, o difícil é saber qual.

"Talvez amar fosse isso... Você e a outra pessoa entrarem numa roda-gigante, cheia de altos e baixos, mas tentando enfrentar as merdas do mundo juntos, de mãos dadas." ?

E por fim, isso que todo mundo devia sentir, sem o sentimento de dever algo pra alguém, de culpa, de angústia, fomos feitos assim, porque deveríamos sentir vergonha?
"Se eu gostava do Vicente, era por causa da pessoa dele, não do sexo nem porque ele era um garoto. Se eu gostava era porque o meu coração me dizia que sim; então não tinha nada de diferente, nada de errado, nada de merda nenhuma. Se eu gostava era porque o meu corpo e a minha alma tinham sido feitos para ser desse jeito, para gostar de quem quer que fosse. Se eu gostasse só de garotos para sempre, ou se algum dia eu viesse a gostar de meninas de novo, não devia explicações para ninguém a não ser eu mesmo, porque quem estava se descobrindo novo era eu. Aquela era a minha vida, e só eu podia decidir a respeito disso."

"[...] Não vou me desculpar por ter me apaixonado, porque a gente não deve pedir perdão por ser feliz."

manoellen.ferreira 09/04/2024

Gay pode ser feliz também
Achei muito fofo esse livro, mas meio que ignoro muita coisa pra pensar assim.
começando por, os personagens não parecem ter a idade que têm, mas em compensação só adolescentes fariam o que eles fizeram.
depois vem a questão de: você não segue uma pessoas que você acabou de conhecer até a casa dela e bebe com ela!!! (pser, eles realmente são adolescentes)
ainda, que loucura você se apaixonar tanto por uma pessoa em um espaço tão curto de tempo!!! (pser, eles realmente são adolescentes,pt2) (isso é muito de mim mesma, que mulher amargurada eu me tornei, não é?)
por último, e esse é de matar, NÃO SE RESSOLVE PROBLEMAS DENSOS EM MENOS DE UMA PÁGINA. eu não lembro exatamente quais foram os problemas que os personagens tiveram, mas lembro que eram assuntos muito delicados, muito íntimo dos personagens e se resolveram em menos de uma página, com o seguinte diálogo "me desculpa" "ok, te desculpo".
fora isso o livro é muito bonito, eu adorei a avó de um dos personagens, é meio que uma inspiração de vida (só lembro que ela é tipo um ovelha negra da família e mora na praia). os meninos também são super carismáticos, se eu tivesse na viva n virada do milênio, com certa me preocuparia, genuinamente, com o bug e com o fim do mundo (sim, me preocupei com o fim do mundo de 2012).

mavenrq 02/04/2024

?e nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol.?
é um livro leve, divertido, mas que também aborda assuntos extremamente importantes, como o fanatismo religioso e o preconceito contra as pessoas ????. em alguns momentos, achei algumas coisas meio forçado, mas sei lá, gostei da história mesmo assim.

Camillo2 29/03/2024

Um romance entre dois garotos, com abordagens pesadas
Vicente e Cícero são dois adolescentes que acreditam por motivos distintos que o mundo vai acabar na virada dos anos 2000, eles acabam se conhecendo coincidentemente e começam uma amizade que evolui para um sentimento maior, mas com isso chegam os problemas, Vicente tem pais evangélicos e muito homofóbicos, enquanto Cícero está se descobrindo e fica totalmente confuso com seus sentimentos e como vai lidar com essa situação quando sua mãe descobrir.
É o tipo de história que deixa seu coração quentinho, muito fofo e triste ao mesmo tempo, eu ri, chorei e fiquei feliz enquanto lia esse livro, a escrita é totalmente fluida, e mesmo tendo + de 300 páginas, não te deixa entediado em momento algum, é um excelente romance lgbt com personagens profundos e que te deixam muito apegados a eles, recomendo super.

iharlley0 24/03/2024

Lindo livro, mas não me cativou
Foi simplesmente uma LUTA pra conseguir continuar lendo ele nas primeiras páginas. sinceramente, uma chatisse sem fim. do meio pro final ele fica bom, traz assuntos importantes, muitas vezes emocionantes só que as vezes parecia que eu tava lendo uma fanfic não um livro. sério mesmo que ele escreveu que em 1999 dois meninos iam se beijar em público?
apesar de tudo, o desenvolvimento dos personagens é lindo, o final também.
xayyax 24/03/2024minha estante
Eu nem consegui terminar esse livro kkk de tão ruim que achei

Elena42 24/03/2024minha estante
Por qual motivo ele achou que dois garotos iam fazer isso em público nessa década? Meu deus

monique 19/03/2024

A proposta do livro é boa e eu até gostei de como a história foi se desenrolando no início, mas muitas coisas me incomodaram nessa leitura principalmente os personagens adultos, alguns diálogos extremamente incoerentes e forçados e falas que não me pareciam naturais. enfim, acho que simplesmente não foi pra mim, talvez se eu tivesse 14 ou 15 anos teria feito mais sentido.

Mai 13/03/2024

Me apaixonei por essa história!
Ouvi o livro narrado pela Storytel, o que me deixou muito mais emocionada e imersa na história! Que já é linda, e emocionante por natureza! Eu amei demais!!!

nath 13/03/2024

?Chegou a hora. Obrigado por ter brilhado pra mim. Quando o sol esquentar a sua pele, lembre-se de mim, porque sempre pensarei em você?. Acho que eu não preciso dizer mais nada né, esse autor não faz livros ruins.

aikllmy1 08/03/2024

Livro brilhante!
Ler esse livro como sendo uma prece do autor, um testemunho (se assim pudermos colocar), fez toda a diferença! A história de Cícero e Vicente dialoga com alguns livros que eu já tive a oportunidade de ler, como "Tipo uma história de amor" e "Os dois morrem no final". A iminência do fim do mundo pelo "bug do milênio" ou, como o Vicente diria, o "Armagedom" faz os dois garotos viverem suas vidas sem pensar nas consequências que isso traria, o que nos preocupa e nos envolve completamente na trama. Todo o contexto dos anos 90 relacionado à questão de pessoas homossexuais e seus desafios é muito bem falado no livro, o que nos faz perceber que, apesar de ainda existir, o mundo mudou, assim como Cícero achava que mudaria. Eu amei completamente tudo sobre esse livro, a tensão, a maneira como os personagens dialogam entre si, a forma mais pura de amor e devoção. Tenho certeza que daqui a alguns anos ainda estarei pensando nele...

Vitor3837 07/03/2024

Me apaixonei por essa história e por esses personagens
QUE LIVRO INCRÍVEL!
Uma história fantástica sobre se apaixonar e conhecer a si mesmo.
Vicente e Cícero são demais.
Eu ri com eles,chorei com eles,me senti mal com eles e me apaixonei com eles.
Já quero ler todos os outros livros do Vinícius Grossos.

"Eu sorri.
Ele sorriu.
E nós dois brilhamos,porque éramos feitos de sol"

_.lukelucas._ 05/03/2024

Mds foi um livro q desgraçou a minha mente em tantos níveis q pqp... eh um dos meus livros favoritos
chorei demais gente, nao dá
LEIAM
e o autor eh um querido pq fui pertubar ele na dm

Fê Aljarilla 29/02/2024

Gostosinho de ler
Foi uma leitura fluída e bem gostosa de ler... Protagonistas fofos e enredo até que interessante.
Confesso que algumas situações e diálogos eu achei muito fora da realidade, umas falas partindo de um adolescente mas que pareciam que estavam sendo ditas por um adulto.
Recomendo a leitura para quem se interessa pelo tema.

liv 25/02/2024

Feitos de sol
"Eu sorri.
Ele sorriu.
E nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol."
?????
demorei mais que o previsto pra terminar, mas é livro lindo! adorei!