O desaparecimento de Josef Mengele

O desaparecimento de Josef Mengele Olivier Guez

Resenhas - O desaparecimento de Josef Mengele

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari Mignac 08/07/2021

Que Josef Mengele era uma idiota sem coração e amor ao próximo todo mundo já sabe, mas esse livro mostro que ele era muito mais do que isso! Ele era babaca, preconceituoso, machistas, covarde, etc.Não é uma leitura divertida, muito menos agradável (apesar de só relatar em poucas partes as atrocidades promovidas pelo anjo da morte). O livro relata a fuga dele pela América de sul e como ele era capaz de manipular e conseguir ajuda de ?amigos?( acredito que a maioria tbm era adeptos ao horror do regime nazista) por onde chegava. O diálogo com o filho dele foi horrível e acho que a parte mais chocante do livro, não consigo acreditar que mesmo depois de tudo o que aconteceu ele não foi nem capaz de se arrepender! Minha solidariedade à todos ( e às famílias) que de alguma forma de foram/são afetados por esse período tao horrível na história.
Paula Khargy 09/07/2021minha estante
Acabei de ler esse livro, e meu Deus! Senti náusea em mtas páginas, leitura difícil ?

R.Sanches 28/04/2021

Os caminhos do Anjo da morte na América do Sul.
Um livro que relata a história da vida de Josef Mengele na América do Sul, sua vida na Argentina, Paraguai e Brasil. O escritor traz uma forma de escrita dada ao romance com fatos e projetando as visões e convicções de um nazista.

Catarine Heiter 30/01/2022

Já fazia uns bons meses que eu não pegava para ler um livro sobre esta temática e que me envolvesse tanto! Considero uma excelente obra de introdução aos estudos sobre a vida de Mengele, pelas informações selecionadas e pela escrita fácil e ágil. Neste livro temos ênfase nos seus passos após a fuga para a América Latina e o acompanhamos até a sua morte, conhecendo um pouco mais dos bastidores do nazismo por aqui. Apesar de sempre preferir obras não ficcionais quando se trata deste contexto, me surpreendi sendo envolvida pelas partes romanceadas que o autor introduz para fazer a conexão com os elementos biográficos. Muito interessante!

Esta leitura foi inspirada pelo desafio DLL 2022, na categoria ‘Escolhido pelo título’

Silmara | Momentum da Leitura 15/06/2021

A parte romanceada me incomodou um pouco, mas gostei dos fatos apresentados.
O livro cumpre com o propósito e me deixou com mais vontade de conhecer afundo a biografia do Mengele e principalmente do Rolf, o filho rebelde que era chamado de comunista pelos primos 😂

PedroSF 08/12/2021

De temido em Auschwitz para velho ranzinza da vizinhança.
Livro muito bem escrito. Suas partes pesadas, que contam do passado em Auschwitz, são de gelar a espinha. É triste pensar que, por mais que tenha morrido amargurado e totalmente defasado, não sofreu nem 1/10 do que merecia. Assustador ver os bastidores do nazismo aqui na América do Sul.

Will 30/06/2022

Uma tragédia descrita com maestria.
Ótimo livro, escrita muito bonita, já conhecia a história de Mengele que li recentemente, mas me agradou ler no formato romance. O escritor conseguiu criar um Mengele bem factível, trouxe o temperamento e tentativas dúbias de explicar as razões de seus atos assombrosos. Acompanhar o Anjo da Morte definhando em sua tentativa de escapar de perseguições, sejam reais ou imaginárias, é um tanto satisfatório. Ver alguém tido como essencial na máquina de morte nazista e no plano de eliminação das outras raças e ameaças ao sistema, alguém que deixou um rastro de sangue e brutalidade inimagináveis até mesmo aos padrões do Reich, que manteve a mente isenta de culpa, arrogante em sua superioridade, terminar a vida miserável, envolto em dores, reclamações e com as pessoas virando as costas, encontrando a morte insignificante e anônimo. Não foi a punição ideal, mas deve ter sido penoso pra uma personalidade como a dele. Um livro breve e bem agradável de ler, principalmente pela escrita impecável.

Kleber 24/05/2021

Um relato de impunidade
Impossível ler esse livro e não ficar chocado e indignado com as atrocidades cometidas pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. As crueldades acometidas aos judeus nos campos de concentração pelas mãos diabólicas do médico nazista Josef Mengele são de cortar o coração e de aterrorizar qualquer um com o mínimo de compaixão e humanidade.

Dito isso, fica claro que essa não foi uma leitura fácil, sobretudo vendo o maldito Mengele de safar ileso por tanto tempo da justiça. É realmente revoltante ver a impunidade dele e dos seus comparsas, que o ajudaram a se ocultar na América do Sul por tantas décadas. Os únicos momentos prazerosos nessa leitura são as passagens em que o inescrupuloso doutor se dá mal, e se vê paranoico e acuado por todos os lados, além de extremamente solitário, já que até mesmo os seus leais amigos não suportam a chatice esgotante de ter que conviver com ele.

Essa foi uma leitura importante, que me gerou o interesse de procurar mais obras a respeito da Segunda Guerra e do Holocausto, o que farei em breve.

Tamara Mendes 10/10/2021

O homem é uma criatura maleável, devemos desconfiar dos homens.
Josef Mengele nasceu na Alemanha em 1911 e faleceu no Brasil em 1979. Foi um oficial alemão SS durante a Segunda Guerra Mundial e médico no campo de concentração de Auschwitz. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos cruéis em prisioneiros, conhecido como o Anjo da Morte, ou às vezes como o Anjo Branco, devido à sua frieza cruel nas seleções de prisioneiros já na rampa de entrada.

Cientista especialmente interessado em estudos com gêmeos, e defensor fervoroso das políticas de “higiene racial” instituídas por Hitler, investigava a influência de variáveis genéticas, ou seja, averiguava sobre a hereditariedade, heterocromia (recolhia e guardava os olhos das vítimas por ele assassinadas). Seus estudos também incluíam anões, gigantes, ou qualquer pessoa com deformidade e/ou deficiência física.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e considerado um criminoso de guerra nazista, o “médico” se esconde por alguns meses em uma fazenda e como a Argentina era um grande refúgio nazista, ele se sente a vontade em fugir para o país de Perón e ficar escondido debaixo da guarda do presidente por vários anos e pseudônimos. Depois de alguns anos prósperos que resultaram na expansão do negócio de máquinas agrícolas de sua família para a América do Sul, as acusações das atrocidades cometidas em Auschwitz começam a vir à tona e Josef foi obrigado a fugir, passando seus últimos anos na América do Sul, e mesmo sendo procurado, ele conseguiu 'desaparecer'. Contando com alguns amigos e com familiares que lhe propicia as despesas, finalmente O Anjo da Morte morre em território brasileiro em 1979, sem infelizmente ter pago pelos seus crimes bárbaros e hediondos.

# Nota Pessoal - O Desaparecimento de Josef Mengele é uma história de não ficção escrita pelo jornalista francês Olivier Guez. A princípio, o livro me chamou a atenção por dois motivos: por ser uma história real e por estar relacionada à Segunda Guerra Mundial. A maneira como o autor desconstrói a imagem autoritária de Mengele e vai nos mostrando sua vulnerabilidade deixa a leitura cada vez mais interessante e faz com que queiramos devorar a história para saber até onde vai a monstruosidade do “Anjo da Morte”.

Porto 12/09/2021

Quimeras longe de nós
Josef Mengele, um homem sem escrúpulos que deparou com a ideologia nazista e se lambuzou até seus últimos dias nessa ideia mortífera cheia de vaidade e repleta de crimes.

Kaprãn 23/08/2021

Essencial
A primeira parte do livro é cansativa por apresentar todos os nomes e ligações entre os "personagens". Mas depois a história de horror é apresentada e vc fica preso. Devido ao grau de insanidade e crueldade muitas vezes me peguei pensando que seria um livro de ficção, mas com grande tristeza sabemos que não. É um livro muito forte, mas de alguma maneira necessário, essa história é preciso ser dita e redita quantas vezes possível, precisamos manter o passado vivo para que não façamos igual no futuro.

Aline 09/07/2022

Revoltante pensar que uma pessoa dessas, que cometeu tantas atrocidades, teve tanta ajuda por tantos anos, acabou impune e nunca se arrependeu dos seus atos!

freitaskoober 17/07/2021

É sempre inacreditável...
...ler a respeito de Mengele ou quaisquer outros relatos sobre o Holocausto. Embora já soubesse o fim do Anjo da Morte este exemplar foi necessário.

É muito triste e incompreensível tais fatos sobre as atrocidades que ele e tantos outros cometeram tirando a vida de tantas pessoas.

Ler sobre a Segunda Guerra é sempre triste e marcante mas eu também acho fundamental! Que nunca esqueçamos do que houve. Que jamais se repita e que o respeito à vida e a qualquer diferença entre nós prevaleça.

Isis.Piasson 13/03/2021

Um livro muito detalhado da trajetória desse homem, que mesmo após ter perdido tudo nunca se arrependeu do que fez

Grailson 29/05/2021

Uma leitura necessária, porém difícil. É interessante e necessário compreender esse período tão obscuro da história que foi o Holocausto, mas as leituras sobre o tema nunca são fáceis.
Neste livro, é discorrida a trajetória de Mengele, refugiando-se pela América do Sul após todas as crueldades cometidas nos campos de concentração.
É realmente revoltante saber que ele conseguiu escapar da justiça por tanto tempo, saber que a Argentina acolheu nazistas por tanto tempo e de modo geral, revoltante tudo apresentado aqui, além de embrulhar o estômago ao perceber que Mengele e muitos outros, jamais sentiram qualquer remorso por tudo que fizeram.
Os poucos momentos de prazer na leitura são as passagens em que é mencionado o desespero e a loucura do anjo da morte, paranóico com a ideia de ser descoberto e julgado.
Com certeza, uma leitura intensa e necessária.

Geovanna.Holanda 01/02/2022

Difícil
É difícil ler a trajetória de um monstro, suas justificativas sem sentido para atos tão hediondos. Como o próprio autor afirma ao final, se não fosse pela acréscimos romantizado na história, haveria muitos espaços sem resposta ao longo da história, logo, é possível perceber muito do que foi acrescentado, porém não torna a narrativa ruim.
E tratando da narrativa, é muito diferente do que estava acostumada, além dos vários nomes citados que as vezes confundem. No geral, é um livro muito interessante para quem gosta do assunto, entretanto, continua sendo horrível ler o que seriam as justificativas desse monstro que se foi de forma muito fácil. É lamentável que não tenha sido preso e julgado.

Enfim, um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6