Mil sóis

Mil sóis Primo Levi

Resenhas - Mil sóis

Douglas Finger 12/01/2022

Mil sóis - Primo Levi
Seleção de poemas em ediçao bilingue (italiano/portugues) do grande autor de ?É isto um homem?? não dava para esperar menor genialidade e profundidade! A ordem escolhida para as poesias foram as datas cronologicas, o que faz a reuniao parecer um pouco confusa e desconexa. Mas foi exatamente assim que foram escritos esses versos: espasmos aleatórios de criativadade do mestre da prosa em sua forma poética.
Não dá pra ser mais claro do que copiando aqui um dos mais pertubadores e belos poemas dessa seleçao:

?Shemá

Vós que viveis seguros
Em vossas casas aquecidas
Vós que achais voltando à noite
Comida quente e rostos amigos

Considerai se isso é um homem,
Que trabalha na lama
Que não conhece paz
Que luta por um naco de pão
Que morre por um sim ou por um não.

Considerai se isto é uma mulher,
Sem cabelos e sem nome
Sem mais força de recordar
Vazios os olhos e frio o ventre
Como uma rã no inverno
Meditai que isto aconteceu:
Vos comando essas palavras.

Gravai-as em vossos corações
Estando em casa, caminhando na rua,
Deitando, levantando:
Repeti-las a vossos filhos
Ou que vossa casa se desfaça,
A doença vos impeça,
Vossa prole desvie o rosto de vós

10 de Janeiro de 1946? p. 37
Isis243 07/02/2022minha estante
Uau ! Quanta potência !

Mariana Dal Chico 19/02/2020

“Mil sóis. Poemas escolhidos” de Primo Levi foi publicado no Brasil pela editora @todavialivros e me acompanhou por muitas manhãs no projeto #cafécompoesia

Primo Levi é mais conhecido por sua prosa, onde ele ajudou a fixar o gênero “literatura de testemunho”. Eu tive meu primeiro contato com sua escrita pelo livro “É isto um homem?” que entrou para a lista de favoritos da vida e se você ainda não o leu, corre!

Sua produção poética foi inconstante, sem qualquer método, nascida entre arroubos de inspiração em meio à prosa. Os poemas são datados e foram agrupados em ordem cronológica nesse livro, o que deixa a sensação de diário poético.

Não se engane pela foto, o café em formato de coração e o brigadeiro não vão ser capazes de adoçar sua experiência. Ela vai ser dura, triste e amarga.

Os temas mais frequentes são desumanização, deportação, solidão, a necessidade de se lembrar dos horrores vistos e vividos.

Primo Levi traduz em palavras a experiência da destruição e degradação humana de uma forma tão simples e brutal, que temos a necessidade de tentar desviar o olhar para não nos ferir. Mas é claro que não conseguimos olhar para o outro lado, muito pelo contrário, nos aproximamos na tentativa de desvendar e compreender tamanho horror.

Essa foi uma leitura muito sensorial, em momentos precisei parar a leitura e respirar porque ao me colocar no lugar do outro, a dor dominava meus sentidos só de imaginar no que aconteceu com pessoas inocentes. O que elas sentiram de fato, nunca conseguirei pensar em mensurar.

Shemà é de 10 de janeiro de 1946 e me tirou o ar, reli tantas vezes que perdi a conta. O mesmo aconteceu com Para Adolf Eichmann de 20 de julho de 1960 e Canto dos mortos em vão, de 14 de janeiro de 1985.

Outras poesias que merecem destaque são: Espera, Eram Cem, A menina de Pompeia, 12 de julho de 1980, Vozes, A obra, Um Ofício e Um vale

Leitura mais que recomendada!
Se você gosta de ler sobre o tema Segunda Guerra Mundial e quer se aproximar da poesia, esse é o livro ideal para você.

site: https://www.instagram.com/p/B8j6uM1B8Rr/

Raquel S. Ramos 30/04/2022

Mil sóis é uma seleção de poemas de Primo Levi, químico italiano, sobrevivente de Auschwitz e responsável pelo primeiro grande livro de memórias sobre os campos de concentração da Segunda Guerra: "É isto um homem?". Em Mil sóis, o tradutor Maurício Santana Dias, dispõe em ordem cronológica os poemas carregados de memórias e críticas sociais de Primo Levi. Por ser em ordem cronológica, acompanhamos diversas fases da vida pós guerra do autor, como os poemas escritos ainda na década de 40 e 50, cheios de tristeza e referências à morte e aos campos de batalha, ou os textos na década de 80 com um cansaço típico de um idoso que já passou por muito na vida e agora apenas lhe resta observar as trivialidades da vida, como o vazio da cidade no mês de agosto. Por mais que seja um livro de poesia é, ainda, um relato autobiográfico, se lido com olhos atentos.

Ricardo 14/05/2022

Luz perante a escuridão
Mil sóis, Primo Levi (??)
Pp. 160, Todavia (2019)

Uma tentativa de conciliar o terror de sua história com a vida que irremediavelmente segue; a constante busca pela luz enquanto imerso nas trevas, uma tentativa de expor o sentimento de perseguição para que, por meio da sua obra, jamais seja esquecido.

Meu segundo contato com a obra de Levi e, pelos seus outros textos, acho que esperava um pouco mais. É o tipo de obra poética, acredito, que foi reunida também pela sua inata qualidade, mas, em primeiro plano, pela fama da prosa do autor. Levi não foi um poeta muito prolífico, mas esporadicamente escrevia poemas sobre os mais diversos temas. Dentro dessa coletânea, há verdadeiras jóias poéticas, como: ?24 de fevereiro de 1944?, ?Shemá?, ?Espera?, ?Para Adolf Eichmann?, ?A menina de Pompeia?, ?Huayna Capac?, ?Anunciação?, ?Autobiografia?, ?Aracne?, ?Agave?, ?Um ofício? e ?Xadrez?. Principalmente gostei dos poemas que tratavam da natureza e do Holocausto. Eles pareciam ser mais genuínos ou orgânicos, como se fossem os que tivessem mais propósito. Esses, ele claramente não escreveu por escrever, mas porque algo ardia em sua alma: o amor por todas as coisas e a necessidade de expressar o que ele passou no campo de concentração de Auschwitz.

A edição em si agrega à experiência: o título foi atribuído pelo tradutor e eu acho que se encaixou perfeitamente; a capa é atraente e trata-se de uma edição bilíngue com os poemas em italiano na página esquerda ? além de conter notas de rodapé esclarecendo impossibilidades de tradução e conectando com trechos de outras obras que teriam inspirado Levi. Há um curto prefácio de introdução dando contexto à obra.

Ao fim desta resenha, tendo rememorado os poemas de qualidade superior, percebo Levi como um poeta distinto. Com outros olhos, digo: vale a leitura, mas comecem por sua obra principal, ?É isto um homem??.

Sem grandes cerimônias, por motivos pessoais 3,5/5

Arthur 03/05/2022

Surpreendente.
Sempre percebi a poesia como uma extensão da alma de quem escreve. E aqui eu consegui perceber isso com bastante veracidade e vivacidade. Primo Levi e um escritor magnífico na sua prosa, e com certeza a sua poesia irá surpreender com beleza e sinceridade.

Daiane499 16/06/2022

Mil sóis: poemas escolhidos
Muito lindo. A escrita do autor é extremamente rica. Vale muito a leitura. Tem uns poemas bastante necessários.

"A cada obra que nasce você morre um pouco."

Adriana Scarpin 13/08/2022

Primo Levi era um tremendo escritor em todas as frentes possíveis, dos contos à autobiografia. Aqui foquemos na sua grande poesia, ao contrário da maioria que gosta mais de seus poemas quando escritos na juventude e recém saído de Auschwitz (talvez pelo seu teor mais emotivo)., gosto mais de sua poesia de maturidade, as dos anos 70 e 80. Não sei, elas me parecem mais pungentes como um todo na descrição da vida por metáforas, enquanto as da juventude são esperadamente menos polidas.

Ederson 15/02/2020

Poemas urgentes e necessários nestes tempos
Vivemos tempos onde os racistas estão saindo do armário, deixando de ter vergonha de se apresentarem como nazistas e preconceituosos. Os poemas de Levi, mas do que nunca, precisam ser lidos em voz alta, indicados em salas de aula e rodas de conversa. Não tem como ficar impassível diante de palavras tão belas e angustiantes baseadas na triste história do autor, que sobreviveu ao Holocausto.

Beckett 28/07/2019

Memória.
Para que nada mais daquele Horror se dê novamente.
Inaugurador da Literatura do testemunho, Levi nos deixa seus poemas densos, esperançosos e realistas como quem toca um sino numa tarde que já se esfria e é preciso correr à casa para fazer a sopa.

Klelber 16/07/2021

Versos soltos
Como próprio autor disse, este livro foi escrito sem roteiro, mas são poesias bonitas, têm muito que dizer.

Bruna 14/02/2022

Leitura fácil apesar do uso de linguagem formal. Alguns poemas chocam bastante com uma mensagem bem clara, outros são abertos para interpretação.

Vicente 07/02/2021

Gênio
Adorei o livro mesmo poesia não ser o meu forte. Um bom detalhe da edição é que é bilíngue. Dá pra ler o original e a tradução.