Versos livres, como nós

Versos livres, como nós Kinaya Black

Resenhas - Versos livres, como nós

Gabriela Costa | @leia_preta 17/10/2021

Poesia empoderadora
O primeiro livro da autora reúne uma série de poemas sobre amor, questão racial, empoderamento e relacionamentos. Favoritei alguns poemas e acho que toda mulher negra se identificaria em várias passagens. Achei provocador e muito verdadeiro!

Alexandre | @estantedoale 05/08/2022

Versos fortes, como elas
Desde as primeiras páginas, “Versos Livres, Como Nós” é uma declaração de amor à negritude e ao feminismo negro. É possível detectar a força nas palavras de Kinaya Black, principalmente pelos poemas mostrarem muitas de suas vivências e conhecimentos.

Curtos, sem uma métrica específica, mas poderosos e tocantes: não há outra forma de descrever os poemas dessas 96 páginas. Não se deixe enganar por esse número; é uma escrita para ser apreciada.

Kinaya apresenta momentos que descrevem a montanha-russa que é a autoestima de uma mulher preta, pautando acontecimentos históricos, lutas, amor, sexo e certas frustrações.

Os últimos poemas deixam claras algumas dessas experiências, mas encerram o livro com a mesma intensidade que ele começou: forte. A autora também apresenta poemas que protestam contra a objetificação da mulher negra, principalmente quando mostra o quanto da História há nessas atitudes machistas.

Abaixo, alguns versos desse livro para apreciação.

“Escuto vozes
todos os dias
dos meus
que pularam dos navios
que fugiram das fazendas
que correram da polícia
tentando sobreviver
da extinção preta.”

É essa a poesia que gosto e que precisa chegar a todes leitores atentes.

site: instagram.com/estantedoale

Vlaxio 19/06/2019

Blog Silêncio Contagiante / @slcontagiante
E aí, leitores, tudo bem?

Me chamo Elânny, sou estudante de Jornalismo, tenho 20 anos e pra quem interesse sou do signo de áries. Nesse universo literário posso dizer que tenho afeição por livros de mistério. Sabe aqueles livros que você lê até no ônibus lotado só para saber o final? É, esses são os meus favoritos. Mas, para a minha primeira resenha no blog, escolhi um livro que define parte dos meus ideais. Sem mais delongas, vamos à resenha do dia em parceria com a Editora Letramento: Versos livres, como nós.

Por algum tempo havia esquecido o pensamento de ser uma mulher negra. Quando pequena, minha mãe sempre me enriquecia com palavras do tipo “você é linda e inteligente”, mas eu não me reconhecia dessa forma, talvez pela falta de representatividade que me causava estranheza. Não demorou para eu descobrir o porquê em alguns momentos o tratamento desigual, e aos 16 anos comecei a conhecer a realidade do que é ter uma pele escura e cabelo afro, e a enxergar o que desde criança me falavam para não dar importância.

Versos livros, como nós é uma obra que trata justamente sobre a vivência de uma mulher negra. Diria que antes de você ler é necessário se vestir com uma capa de empatia e sensibilidade. Apesar da escrita delicada, cada poema transmite uma sensação diferente, onde o leitor é convidado a conhecer características e partes da autora, que são baseadas em traumas, histórias, estereótipos e relações amorosas.

Escrito por Kinaya Black, pseudônimo de Gisele Souza Santos, a coletânea de poemas é dividida em três capítulos que têm em comum as memórias baseadas no passado. O primeiro contando sobre como a vivência e a resistência apesar de anos, o segundo com versos em busca do reconhecimento e construção de uma identidade, o terceiro e último, baseado nas tentativas de um vínculo amoroso, diante da sexualização do corpo negro e nos padrões impostos.

Para quem quer sentir um gosto das poesias de Kinaya, escolhi uma das minhas favoritas:
Escuto vozes
Todos os dias
Dos meus
Que pularam do navio
Que fugiram da fazenda
Que correram da polícia
Da extinção preta.

Sendo o meu primeiro contato com poemas afro-centrados, posso dizer que me envolvi em cada pedaço da escrita, como se compartilhasse da mesma história, as vivências da negritude feminina, na maior parte da vida são iguais. Com uma linguagem simples, a leitura de “Versos livres, como nós” é essencial e cativante, o tipo de livro que acabo lendo em dois dias, pelo peso reflexivo e sentimental que é exibido. Faço a recomendação para qualquer pessoa, mas principalmente para jovens negras, que ainda estão em processo de conhecimento.

E um até logo

site: https://www.skoob.com.br/atividades/post/user/5d0ac87a99d998f01a8c759a

@biaentreleituras 04/12/2019

Kinaya Black traz poemas intensos que nos mostram a realidade da mulher negra, através de palavras simples a autora nos permite sentir a leitura de uma maneira única. A cada nova página nós somos levados a refletir, são mensagens que nos tocam.

Versos Livres, Como Nós é divido em três partes, Existência, Essência e Convivência. Os poemas encontrados na obra retratam o cotidiano da mulher negra, seus medos, seus anseios, suas paixões, seus desejos. As dificuldades de cada dia, os traumas. E também fala sobre o amor, aquele amor profundo que faz com que nos entreguemos de corpo e alma sem - jamais - esquecermos de nos amar em primeiro lugar.

A autora desconstrói estereótipos racistas, traz a identidade negra e dá voz à mulheres negras no decorrer de sua obra. É uma leitura necessária e que desperta em nós diversas sensações, um livro ousado como deve ser.

MINHA IMPRESSÃO
Em seu primeiro livro, Kinaya Black traz poemas que contam a sua experiência como mulher negra. O feminismo negro vem ganhando força, mas eu conheço poucas poetisas negras e esse foi o meu primeiro contato com poemas que abordam - exclusivamente - a mulher negra. O que me levou a refletir e me fez entender que eu preciso ler mais obras como essa.

Agradeço à autora por me enviar um exemplar e me proporcionar uma experiência tão profunda, eu selecionei vários poemas e foi difícil escolher só três para colocar aqui na resenha. Confesso que terminei a leitura há muitos dias, mas foi uma obra que mexeu tanto comigo que eu não conseguia fazer a resenha, eu escrevia e apagava, pensava, reescrevia, apagava de novo.

Espero ler outros livros da autora, sejam eles de poesias ou não, eu gostei muito da sua escrita, ela nos transmite mensagens impactantes com simplicidade.

*Alguns poemas no blog > http://bit.ly/2DIMAmt

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/