Ética do amor livre

Ética do amor livre Janet W. Hardy...

Resenhas - Ética do amor livre

Tams Benetti 04/04/2024

Provavelmente o livro mais didático sobre o assunto, se você está começando essa é a melhor escolha. Leitura fácil, gostosa, com histórias reais envolventes para contextualizar.

luarapadilha 02/02/2024

As autoras escrevem como se estivessem em uma conversa com o leitor, é gostoso de ler, fluído.

Quanto ao conteúdo, acho importante mencionar que há leituras brasileiras (Geni Nunes, por exemplo) que politizam ainda mais a questão, considerando o colonialismo o que é extremamente nescessário. Porém penso que essa obra traz uma melhor abertura às possibilidades de se viver o amor, mostra alguns caminhos, alguns horizontes possíveis.

Logo no início as autoras escrevem algo como "pegue o que desejar, o que faz sentido pra você, para a sua experiência" e penso que aí é onde está a qualidade maior dessa leitura, a não imposição da teoria, há apenas a exposição das possibilidades.

jessdafre 08/12/2023

Nada descreve ele além de necessário
Não só atualmente, como acredito que ao longo de muitos séculos a traição sempre é vista como um grande erro, um absurdo, uma quebra de confiança e de fato o é, mas o que mais me impressiona é que por mais que esse fato seja mais normal do que a fidelidade, por que ainda fingimos que esse modelo de relacionamento é o ?normal?, por que ainda hoje ainda sentimos tanta dificuldade em aceitar que talvez ele não seja o único modelo de amor possível, por que um livro como esse é ainda hoje em pleno século 21 ainda tão chocante.
Lendo esse livro acredito que a monogamia não deveria ser o único modelo de relacionamento ou pelo menos não o modelo mandatório da sociedade, é ainda um modelo muito válido, mas ao iniciar uma relação as pessoas deveriam ter a coragem e clareza de sentar e discutir se tem plena capacidade de seguir isso, para que a relação não seja aberta só para um dos lados.
Mas de fato, isso exige muita coragem e ter esse esclarecimento de que outros tipos de relações são possíveis.
Acho o livro um pouco raso em alguns tópicos, visto que ele se propõe a falar sobre muitos assuntos, mas acho que é um livro perfeito para essa introdução a outras formas de amar e acho ele essencial para começarmos a ter vocabulário e recursos para lidar melhor com nossos sentimentos, vontades e desejos, que numa sociedade como a nossa é tão negado.

Livros como esse deveriam ser amplamente distribuídos para que pudéssemos ter mais leveza e honestidade em todas as relações, podendo assim ver a face mais bela do amor: sem prisões, sem ódio, sem ciúmes e sem todas as perversões que podem discorrer da parte ruim dele.

Lunardi 09/10/2023

Despolitizante
O guia se vende para "toda forma de amor livre" mas funciona apenas para casais que queiram abrir a relação. Extremamente vazio e despolitizante, nem ao menos enseja discutir o papel estrutural da monogamia na sociedade.
Mesmo sendo um guia "prático " isso reflete em muito no texto que não consegue politizar os corpos ou enxergá-los para além do estigma desejo-ciúmes.
Algumas partes soltas, como o capítulo sobre ciúmes são aproveitáveis, mas num geral é melhor usar outras fontes como genipapos ou não monogamia politica. O que, aliás, esse livro também carece, já que ao final nas recomendações de bibliografias não consegue recomendar nada atual e relevante no cenário br.
Dito isso, o trabalho da edição também deixou a desejar, já que o livro recomenda por exemplo que se pesquise no google coisas como "o nome da sua cidade+anor livre". Coisas num geral ultrapassadas, ou a depender da sua região, potencialmente perigosas.
Enfim, não recomendo para iniciantes e os não monogâmicos mais experientes vão achar uma porcaria.

Diego Santos 06/08/2023

Bom livro, mas...
Ótima obra para expandir a mente e entender que o amor livre é sim algo verdadeiro. Não-monogamia é uma forma de vida fantástica e muito séria.

Porém... a realidade do livro se pauta muito numa realidade de gente branca americana num contexto de classe média alta. Se você é de alguma minoria ou de alguma sociedade periférica, leia para absorver os conhecimentos não-mono, e não para se identificar com relatos e experiências contadas.

Madalena.Leite 28/03/2023

Todo mundo deveria ler
Esse é um livro muito indicado no meio não monogâmico, mas eu acho que mesmo pessoas mono iriam se beneficiar de ler. Ele propõe uma série de questionamentos sobre sexualidade, relacionamentos e ética. Ele acaba esclarecendo o que é a tal responsabilidade afetiva e dá diretrizes de como agir com ética nas relações amorosas/sexuais.

Marina 03/03/2023

Foi uma leitura interessante, me introduzindo varios aspectos que não conhecia e principalmente, me fazendo refletir em mim e também no meu relacionamento. Esse livro não é só para pessoas que desejam ou vivem um relacionamento aberto, afinal essas questões de relacionamento, como ciúmes, acordos, vontades fazem parte de qualquer relacionamento. No final, foi uma leitura do casal, o que se tornou mais um momento gostoso nosso!

paola-layber 12/01/2023

guia prático pra questionar a monogamia
As autoras trazem vários questionamentos acerca das formas de se relacionar romanticamente, que até hoje se resumem a um casal, preferencialmente hétero, que prometem fidelidade um ao outro - não necessariamente seguindo a risca esse acordo.

Indico pra quem está iniciando no tema. Esperava que fosse mais aprofundado.

Nicole 24/10/2022

Necessário.
Quando abrimos nossas cabeças para um mundo além de opostos, nos tornamos capazes de enxergar além da perfeição irrealista e dos conscientes de toda a variedade e diversidade maravilhosa que existe agora mesmo no mundo, bem aqui, no presente, disponível para nós.

A liberdade de amar nos ajuda a ver nossas vidas como realmente são, com honestidade de nos percebermos claramente e a fluidez para permitir que sigamos adiante conforme nossas necessidades se alteram, como um eu em transformação e crescimento, com parceiros mutantes e em amadurecimento, num mundo em transformação e expansão.
Sonhamos com um mundo onde ninguém esteja limitado por regras que ditam que eles sejam pessoas menores do que podem ser.

Tiago.Ropke 28/09/2022

Muito bom. Realmente um guia pratico. Fala muito sobre pratica e com dicas interessantes mesmo! Acho que o livro é perfeito pros casais que tão abrindo a relação. Fala também um pouco sobre minorias mas de uma forma bem liberal sem aprofundar deixando a desejar na parte política. Também parece que as autoras tem uma visão muito de casal ainda. Claro, casais livres, ou pessoas que casam com várias pessoas. Mas ainda sim não pensa sobre hierarquização das relações, por exemplo.

jadhe 17/08/2022

tem seus prós e contras, como a maioria dos livros. o pró é que é muito interessante ver relatos de pessoas que estão nesse modo de vida há muitos anos e têm dicas pra compartilhar. o contra é que é escrito por duas pessoas brancas e estadunidenses. senti muita falta de uma reflexão mais aprofundada da monogamia como um sistema-mundo que tem consequências catastróficas na vida e na mente das pessoas, muitas vezes. fico com um pé atrás nessa abordagem de que a monogamia pode ser uma escolha, porque tem muitas outras coisas em jogo além de escolhas individuais. nada é uma escolha individual e acho que é essa sacada que falta no livro, principalmente. mas vale a pena pra quem quer começar por algum lugar, sabendo filtrar o que serve e o que não serve. mesmo com seus erros, é gostoso ver que a não monogamia é um caminho possível e real a longo prazo pra quem se propõe a isso.

Lorena 06/07/2022

Para outras possibilidades
Como as autoras frizam bem durante toda a obra, este não é um livro anti-monogamia, mas pró-alternativas de viver amor, paixão e sexo nas mais diversas formas.

Uma linguagem bastante didática e aberta para falar de questões que são muitas vezes tratadas como tabu. As autoras fazem um percurso bastante específico sobre todas as variações de relacionamentos e como lidar com as implicações de cada um deles.

Um esclarecimento para curiosos, um guia para quem quiser tentar, aprendizado, de qualquer forma, sempre bem-vindo.

Eu imaginava encontrar um conteúdo mais histórico que didático, mas gostei da abordagem mesmo assim.

Mabeu 25/06/2022

Eu aprendi várias coisas mas ao mesmo tempo tenho VÁRIOS problemas sobre o livro. Acho que foi importante lê-lo e começar de algum lugar. Sinto que foi um bom ponta pé de reflexão para entender que existe mais possibilidades e que tem como pensar afetos para além de um binarismo monogâmico

Pilantrinha 10/03/2022

O filósofo Píton estava certo, tudo na vida depende do quanto você quer comer alguém?
Vem descobrir isso comigo.

Começo essa resenha falando que esse livro, dentro do que se propõe, funciona. É de fato um guia prático e traz o bê-a-bá de como iniciar nesse mundo de "promiscuidade ética". Muita coisa aqui é realmente importante, e as autoras se deram ao trabalho de escreverem algumas páginas sobres as questões do sexo seguro, problemas familiares e outros pontos que são problemáticos, mas que muitos adeptos do poliamor jogam para debaixo do tapete.

Sabendo disso, a minha primeira crítica é sobre a minha pessoa mesmo, escolhi o livro errado. Comecei a entrar em diversas discussões e conversas muito boas sobre a questão do poliamor, e queria me aprofundar no assunto, por mais que achasse uma belíssima de uma patacoada.

Mas esse livro é bem básico, introdutório mesmo, e não consegue levar a diante diversas problemáticas. Muita coisa é mascarada, muitos problemas desse modelo de vida são ignorados com a desculpa do "ah, mas na monogamia também é ruim", e é isso. O poliamor como crítica ao capitalismo ser mais um reforçador da política de consumo é algo que eu realmente queria ver ser discutido, mas as autoras se limitaram a uma mera citação. Mas como disse, erro meu, a obra não se propõe a isso.

Mas tenho que dizer que esse livro é um bom marco para mim, porque abriu minha visão para muitas coisas. Mesmo como um adepto da monogamia, nunca tentei diminuir o modelo poligâmico, mas sempre tive minhas críticas ao "endeusamento" da prática e a forma que ele é vendido quase como uma religião. Ter a oportunidade de ver o ponto de vista de duas mulheres que são adeptas da promiscuidade ética (esse termo é maravilhoso haha) há décadas fez com que eu entendesse muitas das motivações, o que me ajudou a ter uma visão mais realista e menos preconceituosa sobre o assunto.

Tentei chegar na obra como uma folha em branco, e fiz o possível para isso. Até em um trecho, onde é descrito que uma menina soube da existência de Deus ao tocar o próprio clitóris, eu fiz o possível para não dar nenhuma risadinha. Falhei, mas mesmo assim continuei na obra e tentei ao máximo não trazer meus conceitos pré-estabelecidos antes de conhecer os delas. E olha, funcionou, mesmo que com ressalvas.

Minha segunda crítica é ao livro mesmo, as motivações são muito fracas. Basicamente, tudo depende do quanto você quer transar com alguém. A ideia que as autoras passam é que o desejo é soberano a tudo, e que você deve simplesmente ouvi-lo e ir transar. Agora, se possível. Eu ia lendo e me perguntando "mas bicho, eu não sou um ser pensante que tomo minhas próprias decisões? Será que eu posso desejar algo e simplesmente falar um não?".

Além disso, a quantidade imoral de "regras" (elas não gostam de chamar assim, porque traz uma ideia de imposição, mas é praticamente isso) que devem ser seguidas nesse modelo são assustadoras. E não surpreende, porque quando você começa a lidar com um número grande de seres humanos, as variáveis do que pode acontecer vão para a casa do [*****]. Quando chegou no tópico da criação de filhos e famílias estendidas, eu só pensava em quem tinha tanta disposição para se meter em uma rede dessas por livre e espontânea vontade.

E esse pensamento me deixou feliz.

Quanto mais eu lia, mais eu via lógica em algumas linhas de raciocínio, mas também via muita coisa que não concordava e achava até absurda. Mas poder ter essa visão me deixou contente porque a capacidade de ver uma possibilidade é algo lindo. Tá, aquele modelo de vida não serve para mim, mas e pra Maria? Para o Rafael, o Zé? Talvez seja exatamente o que eles estavam esperando e agora podem viver suas potencialidades ao máximo, e que assim seja!

Quero continuar lendo sobre o assunto e talvez ganhe até mais críticas ao modelo e a forma que ele é repassado, mas fico muito feliz que existam outras formas de ser feliz por aí. Então seja monogâmico, poligâmico, o que desgraça você quiser ser, mas seja feliz e não encha o saco de ninguém.

No fim isso acabou mais sendo uma resenha sobre o poliamor do que o livro em si, mas acho que valeu a pena.

Bebam água, comam frutas e fechem o livro agora, hora de transar.

Valeu!

bellee 28/10/2021

uma leitura obrigatória
Ética do amor livre vai nos mostrar como é lindo o amor. Aqui, conhecemos mais sobre a poligamia e percebemos como a sociedade nos impõe pensamentos e crenças, que felizmente com muito autoconhecimento e amor podem ser serquebrados.
Essas autoras são simplesmente incríveis! O modo como explicam, como contam experiencias, como nos ajudam a normalizar o vocabulário.
Todos deveriam ler esse livro, não apenas as pessoas que se identificam com tal pensamento, mas sim, todos aqueles que querem saber mais sobre o amor.