A Sétima Ordem Michelly Gassmann

Resenhas - A Sétima Ordem

Perrelli 20/05/2021

SÉTIMA ORDEM
A Sétima Ordem, livro brasileiro publicado no ano de 2019 é um thriller de suspense com algumas pitadas de fantasia, que cativa e prende o leitor em seu mistério.

Nele conhecemos Lavínia, jovem que aparentemente não possui parentes e foi adotada por Martha logo após seu nascimento. Contudo, a vida pacata da jovem começa a ter uma reviravolta logo após a morte de Martha e a descoberta de um diário com diversos símbolos em um armário.

O que Lavínia não sabia era que esse objeto estaria ligado a uma seita, conhecida como Sétima Ordem, e que os mesmos estão buscando a sexta grande extinção no planeta terra. Porém, por que Lavínia é tão importante para seita?; Como sua mãe adotiva conseguiu esse diário?; Que segredos estão escondidos nos símbolos?

O enredo do livro é bom, fácil de ser desenvolvido e bem construído. Todo o desenvolvimento da narrativa tem como foco principal o diário e a relação que o mesmo possui com a protagonista.

Esta por sua vez foi muito boa, não conseguindo fugir muito dos clichês, mas, que conseguiu de maneira própria cativar o leitor. A ressalva vale para os outros personagens, todos que tiveram um pouco mais de protagonismo conseguiram obter êxito com os seus desenvolvimentos.

A trama em si, tinha bastante potencial, mas, a forma com que foi desenvolvida fez lembrar de um filme de “sessão da tarde”. Além desse fator, o arrastamento do enredo em alguns pontos, não em todos, apenas em algumas partes fez com que o “time” de revelação dos “plots twist” fossem comprometidos.

Em suma a livro é bom, com alguns pontos de ressalva é claro, mas que mesmo assim, consegue cativar e prender o leitor até o final

Sofia 03/06/2023

Esperava mais
A temática do livro prometia MUITO, uma seita secreta e mistérios que envolvem símbolos, mas a realidade é decepcionante, por mais que seja legal ver o desenvolvimento dos personagens não era essa a temática que se prometia, sem contar que o livro não tem aquela coisa que te prende, não desenvolve bem, o que seria interessante ser alongado e mais explicado não é.
Enfim, esperava muito mais dele.

Bárbara 24/02/2020

Ótimo nacional!
E se você, um dia, descobrisse que é uma peça chave numa seita, e que sua vida corre perigo?

Lavínia é uma jovem de 17 anos que acaba de perder sua mãe adotiva, Martha. É a primeira vez que ela se vê sozinha no mundo. Passados alguns dias do enterro, acaba descobrindo um diário peculiar. De capa preta, a única coisa legível era: "Liz, Edimburgo, dezembro, 1985". Em todas as demais páginas, nada mais havia, exceto caracteres estranhos.

Certo dia, comenta com sua melhor amiga e confidente, Alanis, a descoberta do diário, e esta lhe diz para investigar a respeito na biblioteca da cidade. Perdida entre os livros antigos, Lavínia conhece Logan, um rapaz, atraente e solícito. Em pouco tempo, eles começam a namorar. Aos poucos, Lavínia percebe que o namorado passa a ter comportamento estranho, especialmente depois de saber sobre o diário.

Nesse meio tempo, Lavínia é convocada ao hospital por ter compatibilidade para doação de medula óssea. Ela conhece Alice, a garota que precisa da doação, e também Estevão e Saulo. Após a cirurgia, eles acabam cultivando uma amizade, que renderia mais frutos do que Lavínia poderia um dia sonhar. É com o convívio com Estevão e Saulo que a garota começa a desvendar quem era Liz, a autora do diário, e o que todos aqueles símbolos significavam. Ela só não imaginava que tudo tinha relação com seu passado e seus pais biológicos.

Com uma escrita incrível, somos facilmente imersos na cidade de Chantal, e acompanhamos Lavínia na busca por suas origens, na descoberta dos segredos de uma seita envolvendo poderosos, no descobrimento da verdade. Aliado a tudo isso, o amor, capaz de reconstituir caminhos e relações. Com muito suspense envolvido, é impossível não ler de uma única vez!

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

jenni 16/01/2022

a sétima ordem
demorei pouco mais de um mês pra ler já que o comecinho era meio desinteressante. acho que só começou a ficar realmente legal no capítulo 11, já que consegui ler do 11 até o 21 em um dia.
tirando o comecinho meio arrastado, achei o livro muito bom e tive várias emoções diferentes lendo.

Victoria1022 18/07/2022

Universo impecável, mas tem problemas de redação e conteúdo
"A Sétima Ordem", de Michelly Gassmann tem um dos universos mais interessantes que já vi. A autora pensou em toda uma história, motivações, origens, tudo! Achei incrível.

Mas há problemas. Para começar, os pequenos problemas de redação quebram a imersão.

Em segundo lugar, o começo do livro é CHEIO de acontecimentos desnecessários que dão vontade de largar o livro. Só depois de uns 80% que começou a me dar aquela vontade de ler para saber o que ia acontecer. Faltou ritmo.

Em terceiro lugar, algumas atitudes e alguns acontecimentos chegam a ser infantis. Tem um relacionamento que surge do nada e não tem desenvolvimento, a personagem principal sendo super ingênua, um plot twist meio sem sentido... Senti falta de desenvolvimento pros personagens, na verdade. Tanto os protagonistas quanto os secundários. Quais são os interesses? O que fazem? E outra: não contar exatamente, mas mostrar. Tem muito acontecimento jogado e muitas pessoas mencionadas, mas é meio raso.

Volto a dizer: o Universo é bem construído. O mistério é interessante (se bem que tem uma coisinha que foi previsível), os recuursos visuais são bem bacanas.

Um pequeno incômodo: alguns personagens têm nomes brasileiros, tipo Saulo e Lavínia, mas o livro se passa em algum lugar que fala Inglês. Eu acho que se fosse ambientado no Brasil, seria ainda mais interessante, mas isso não influencia na história. Pessoalmente, acho bacana ler autores brasileiros que ambientam seus livros no Brasil.

É um livro legal, mas esses problemas que citei fazem com que ele seja fácil de esquecer, sabe? Acho que ele deveria passar por uma boa edição (de conteúdo e de gramática), mas a autora tem ideias incríveis e um desenvolvimento bacana.

Polly 27/11/2022

Adorei
A sinopse faz com que entramos com muita expectativa o começo é um pouco parado por ainda estarmos conhecendo o cenário que é muito bem construído. É incrível

@livrodores 16/10/2019

A Sétima Ordem
Eu nunca vou cansar de exaltar os autores nacionais, cada nova história que conheço é uma surpresa diferente, assim como foi com essa trama mirabolante que envolve segredos e seitas!
A personagem central é Lavínia, uma jovem batalhadora, depois da morte de sua mãe adotiva descobre um diário misterioso cheio de símbolos em seus pertences e com o tempo acaba sendo esquecido, mas é com a aproximação de Logan, um jovem misterioso que ela começa a ter novas revelações, começam uma relação onde no início tudo são encantos!
Lavínia fez uma boa ação e aos poucos vai sendo inserida na família de Alice. Saulo é amigo da família e desperta em Lavínia bons sentimento, quanto mais as relações entre eles vão se aprofundando vamos percebemos entre os diálogos sentimentos velados, temores e até sonhos!
A família mantém oculto um segredo que fará toda a diferença é irá impactar Lavínia, isso também está relacionado aos segredos que envolvem sua vida, e a principal envolvida é sua mãe biológica.
Vamos embarcar junto de Lavínia em uma busca por verdades, em busca das suas verdades, sobre sua vida e as respostas que lhe foram tiradas desde muito nova! Enquanto a relação com Logan começa a ficar assustadora, com Saulo tudo vai se tornando mais natural e amável!
A escrita da autora é perfeita, vamos nos deliciando com essa trama a cada nova descoberta. Uma história que traz crenças absurdas, revelações impactantes, relações familiares que morrem e nascem e acima de tudo traz o amor em sua forma mais linda, real e protetora!

@emcadacapa 07/10/2021

Bem desenvolvido!
Lavínia, após a morte de Martha, encontra um diário estranho nas gavetas da mulher que tinha como mãe, todo escrito em símbolos desconhecidos por ela, e que curiosamente terminava no dia anterior ao seu nascimento. Além do misterioso diário, temos um acidente, algo sobrenatural que pode estar dentro da casa dela a vigiando, a chegada repentina de Logan, uma coincidência que pode levar Lavínia a conhecer sua família biologia? tudo aqui é um mistério a ser desvendado.

Em uma narrativa feita para prender o leitor de forma gradativa, A Sétima Ordem vai colocando aos poucos informações e pessoas que estão sempre interligadas. O mistério do diário vai se unindo a um crime que aconteceu em uma ilha onde 30 pessoas morreram em um local onde perece ser a sede de uma seita.

Quanto mais vamos nos aproximando do final do livro, mais você quer ler, tudo vai se encaixando, mascaras vão caindo, segredos vão sendo revelados e você não faz ideia das reviravoltas que te aguardam.

Nada nessa história é colocada sem um motivo, é preciso estar atento sempre aos detalhes, tanto da narrativa quanto aos diálogos dos personagens. E não espere aquela trama rápida, aqui o processo se dá lentamente, então paciência e atenção, muita atenção.

Então se você gosta de um thriller que vai se desenvolvendo aos poucos e colocando pistas ao longo da narrativa, uma história que fala sobre amizade, amor, segredos e esse é o seu livro.

Nininha 26/11/2022

Amei
É uma história muito gostosinha se ler! A ambientação é boa e o enredo prende agente do início ao fim. Os principais são muito bons e eu amei toda a construção da personalidade deles

Suka 30/09/2019

Podia ter tido menos enrolação pq o livro só se desenvolveu a história lá pelo capítulo 12 por ai. Podia te descrevido menos algumas cenas e já ia pro fatos da história.

Carol Vasconcelos 14/10/2021

A Sétima Ordem
🦋Lavínia nunca conheceu os pais, foi criada por uma enfermeira, Martha, que só lhe contou que foi abandonada no hospital. Quando sua cuidadora morre, ela se vê sozinha e obrigada a cuidar do lugar onde antes as duas viviam, e assim encontra uma caixa bem escondida com um diário misterioso, escrito todo em runas.

🦋Já na sinopse do livro descobrimos que esse diário será muito importante para a história, o que deixa o leitor ainda mais curioso. As runas que estavam no diário não estavam sendo encontradas em lugar nenhum, nem mesmo na internet. O que o leitor não estava esperando é que a Lavínia e seus amigos sofressem um acidente de carro, e que no hospital, ela permitiu fazer teste de compatibilidade para doação de medula óssea.

🦋Lavínia foi compatível para doação e conheceu a família da menina que receberia sua medula. Também conheceu Logan, que se torna se namorado. Essas partes da história foram muito bem desenvolvidas, ainda trazendo o diário como tema.

🦋O livro toma direções que o leitor não está esperando e se surpreende como esses fatos vão interferir na história. Tem vários plot twists, surpreendendo o leitor a cada capítulo. Sem falar que esse livro é lindo! Tendo em todos os títulos, runas correspondentes em baixo.

🦋A premissa da obra é focada no diário, mas como enredo foi muito bem trabalhado, até achei que não teria muita importância na livro. Como disse a história tem muitos plot twists e o desfecho surpreende, assim como todas as aventuras que Lavínia viveu atrás de pistas sobre o significado das runas e os personagens secundários. A escrita é fluida e tem um texto muito bem trabalhado com referências, permitindo o leitor saber a ambientação das cenas sem deixar a linguagem complexa. Esse livro te prende do início ao fim, fazendo você ler os capítulos para descobrir sobre o diário e sobre a Lavínia.

site: https://www.instagram.com/p/CT8BXbWvir5/

Maria 25/11/2021

A escrita do livro é bem envolvente, principalmente quando as história começa a desenrolar, mas demora um pouco para as revelações e os acontecimentos chegarem.
Foi uma boa leitura, história bem desenvolvida.

Gg 23/06/2022

Sabe bem como te prender
Apesar de não ter grandes plots e da história em alguns momentos ser bem chatinha principalmente no começo, ela consegue te prender de uma forma que você não consegue parar de ler gostei muito de como foi organizado e de como tudo no final foi coligado.

Belly 26/11/2022

Amei
Eu amei demais esse livro! Pra mim a autora deu uma construção incrível para os personagens, que foram muito bem desenvolvidos dentro da história. Fora que o livro tem uma ambientação muito boa