Batman Sr. Frio

Batman Sr. Frio John Francis Moore...

Resenhas - Batman Sr. Frio

HARRY BOSCH 17/03/2022

Batman Sr. Frio
Publicada pela primeira vez em Batman: Mr. Freeze (1997)/1997 - DC Comics
Victor Fries, o Sr. Frio, quer vingança pela morte da esposa, culpando o Batman pelo ocorrido. Insano, congela Robin e gera um caos em Gotham, matando todos que cruzarem seu caminho.

André 11/07/2016

O Homem Morcego tem uma das mais interessantes - e perturbadas - galeria de vilões dos quadrinhos. De palhaços desequilibrados à promotores deformados, passando por todo tipo de mafioso estranho que se possa imaginar. No início dos anos 2000 a editora Mythos publicava histórias da DC Comics, mas com uma pegada diferente. A maioria das obras daquela época tratamse de mundos alternativos (fora da cronologia oficial), ou são focada em vilões - o que permitiu um aprofundamento maior nesses personagens. É o que acontece em Batman: Sr. Frio (2003), história de John Francis Moore, focada em Victor Fries, o Senhor Frio. O vilão foi criado por Bob Kane em 1959, e chegou a ser adaptado para o cinema em Batmam e Robin (1997), vivido por Arnold Schwarzenegger. Embora a qualidade do filme de Joel Schumacher seja bem duvidosa, o personagem Senhor Frio tem um background incrível que foi explorado com maestria nessa edição. Enquanto espalha uma onde congelante de crimes em Gothan, a história recapitula a infância de Victor, uma criança solitária com pais violentos. Talvez por isso o menino tenha começado uma prática um tanto incomum: colocar insetos em fôrmas de gelo para "preservá-los". O pai acredita que o menino é doente mental quando ele tenta fazer isso com mamíferos, demonstrando que possui, sim, uma obsessão anormal com o gelo.
A história prossegue com a adolescência solitária de Fries, até que ele conhece Nora. Por mais improvável que seja, os dois se apaixonam, se casam e vivem uma vida feliz, até que uma grave doença ameaça tirar a vida da mulher que ele ama, e coloca Victor Fries em um caminho para salvá-la, que vai acabar por transformá-lo no terrível vilão Senhor Frio.
Como acontece na maioria dessas edições especiais, Batman é um mero coadjuvante na trama, que é totalmente focada no lado humano do Sr. Frio, ao ponto de realmente simpatizarmos com sua triste história e suas motivações - até mesmo justificando seu desejo de vingança contra o Batman e contra Gothan.
Essa edição é altamente recomendada para quem é fã do Homem Morcego e quer conhecer mais a fundo a rica história dos personagens que compõe esse universo.

site: http://filmesquadrinhosemaisalem.blogspot.com.br/2016/07/review-batman-sr-frio.html

z..... 09/02/2017

Nos dias atuais - de tanta corrupção - não é desejo de muitos fazer justiça com as próprias mãos? Sim e aqueles que tem essa disposição acabam também, muitas vezes, se tornando criminosos, pondo em prática o que já alertava um certo Jacó no passado quando exortou seus filhos (justiceiros vingadores) da seguinte maneira: "maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura". A HQ me trouxe essa lembrança por mostrar mais uma história de origem de inimigo do Batman, dominado pelo desejo justiceiro, à margem de qualquer bom senso, exatamente nas mesmas disposições dos filhos de Jacó.

Estamos falando do Sr. Frio e de sua trajetória. A obra revela seu passado, descontentamentos e a disposição de mudar as coisas conforme o que julga ideal. Se alguém tiver interesse em conhecer, é o que a HQ mostra.

Acho interessante a construção do Batman, porque ele também teve os mesmos estímulos de alguns de seus maiores inimigos, mas não desiste de seus ideais. Sua biografia mostra trauma familiar, cidade corrupta, solidão, bandidagem infiltrada na polícia, injustiça, crueldades contra inocentes ou pessoas próximas e ele transforma tudo numa busca e persistência na justiça, procurando ser um cooperador com ela, tentando fazer com que se cumpra, mas sem ser um criminoso.

Murillo Bertolini 23/04/2024

Faltou mais inspiração
Apesar de escrita por Paul Dini, a principal mente por trás da série animada do Batman e responsável pela reformulação de Frio como conhecemos hoje, Batman: Sr Frio carece de criatividade e inspiração na hora de contar a origem de um dos vilões mais interessantes do homem-morcego.

Na história, vemos que Victor Fries é desde pequeno uma mente perturbada, recorrendo aos clichês básicos de "criança estranha fissurada em algo que tornará sua marca de vilão no futuro". Aqui, no caso, é o hábito de congelar animais para que eles fiquem para sempre protegidos. Apesar da justificar ser interessante e ecoar tanto com os problemas de sua criação quanto com o fato de sua eposa, Nora, ter sido congelada pelos mesmos motivos, o desenvolvimento do personagem segue uma vertente muito mais vilão do que alguém com boas intenções mas traumas e problemas mentais, o que seria muito mais interessante.

Além disso, a história se desenvolve de maneira pouco linear, com alguns cortes confusos, recorrendo a um desenvolvimento previsível e clichê ao seu fim. Também não me agradou o fato de que, na história, Nora havia morrido, tirando ainda mais um dos fatores mais interessantes do vilão.

Enfim, é uma leitura que funciona, apesar de pouco inspirada e bastante caricata, com um desenho também qualquer nota.