Sim, a psicanálise cura!

Sim, a psicanálise cura! J.-D. Nasio

Resenhas -

Rafa 10/09/2020

A cura tem um limite...
Não concordei com alguns pontos, mas o Násio sabe do que fala...
Achei bem legal ele mostrar onde a psicanálise cura, mas também dizer que, não existe vida sem sofrimento. Certa dose de sofrimento é inerente ao ser humano, e faz parte da vida. Realmente, não existe uma vida plena, só de felicidade.
Mas a cura continua sendo um enigma...

MaywormIsa 12/03/2024

Este livro entrega ouro
Que maravilha poder chegar ao fim de uma leitura e estar satisfeita e feliz com a experiência de adquirir conhecimento de um de meus assuntos preferidos.

Neste livro, J.-D. Nasio irá, de forma didática e muito poética, explicar o processo de escuta psicanalítica e como o protocolo terapêutico dessa abordagem afeta o paciente. Sua intenção é nos mostrar, através de explicações técnicas e sucinta análise de alguns casos clínicos, que é possível chegar a uma cura através da psicanálise, abordagem essa que é muito "atacada" quando posta em cheque sobre ser ou não ser uma pseudociência.

Pontos positivos do livro:
- Escrita leve e didática, sem uso de termos rebuscados e alegorias que só profissionais entendem.
- Casos clínicos muito interessantes
- Aprofundamento dos conceitos expostos e resumo ao fim de cada capítulo.

Pontos negativos:
- As páginas são grossas e sempre dão a sensação de que o livro é maior.
- As páginas são brancas.
- A diagramação deixou MUITO a desejar.
- Muitas palavras, frases e até parágrafos inteiros em negrito, dificultando o leitor de marcar aquilo que ele julga mais importante de ser destacado.
- Apesar de Nasio escrever bem, a organização dos capítulos foi muito confusa.
- Tive a impressão de que a escolha da página grossa, de páginas inteiras usadas só para conter uma frase e algumas páginas terem a disposição do texto em coluna vertical, foi uma tentativa (da editora?) de aumentar a quantidade de páginas, pois o livro em si tem apenas 105, já contando com o prefácio.
Fabio 13/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Isa!!!???

MaywormIsa 13/03/2024minha estante
Obrigada Fábio!

Cesinha 03/05/2021

Para se refletir sobre a clínica (não para se seguir)
J. -D. Nasio explicita (talvez de forma implícita no texto) o fato de que a teoria psicanalítica formaliza respostas para diferentes perguntas, e por isso há "escolas" freudianas, lacanianas, kleinianas, etc., já que cada um deles enfatizou sua pesquisa em perguntas diferentes (por isso, alíás, não faz sentido haver rivalidade entre "escolas"), porém apesar de haver teorias muitas vezes bem uniformes dentro de si mesmas o caos que o paciente traz ao consultório exige mais do psicanalista que a simples aplicação de um método rígido.

Muitas vezes estranhei posturas tomadas por Nasio em livros e entrevistas ("estranho ouvir isso de um psicanalista"), porém acredito que é um trabalho interessante tomar esse estranhamento como tema de estudo para um futuro psicanalista e quem sabe futuramente poder ter alguma conclusão mais empática.

Lara 30/07/2019

Perfeito material de estudo
Para quem quer entender mais da técnica da psicanálise. Os capítulos são muito didáticos. E o livro traz casos clínicos. Indico para estudantes e profissionais que trabalham com a psicanálise. Ótimo material de estudos, assim como os demais livros desse autor. Contém pouco mais de 100 páginas, mas é bem denso em informações e conhecimento.

Line 07/02/2022

Sim, a psicanálise cura
Um livro bem didático, voltado para o atendimento clínico. O autor trás, junto com a teoria, exemplos práticos de manejo e cura clínica através da psicanálise. Prepare o marcador e post-it.

Ana 03/09/2020

Bom, linguagem acessível
Esse livro tem uma linguagem acessível já que busca atingir todos os públicos e não apenas estudantes/profissionais da psicanálise. Entretanto, é preciso ter cuidado, porque em muitos momentos ele passa uma ideia bem generalista e as coisas em psicanálise não são assim tão fechadas.

AliceFonseca.25 31/12/2023

"Sim, a psicanálise cura "
Juan David Nasio, renomado psicanalista, aborda a eficácia da psicanálise na obra "Sim, a Psicanálise Cura". Destacando a importância do questionamento e da transformação mental, Nasio enfatiza que a cura não é ausência total de sofrimento, mas uma mudança na relação com ele. A abordagem da escuta psicanalítica e a ênfase na interpretação para dar sentido aos traumas são pontos centrais. No entanto, a visão de que a cura implica na capacidade de amar e na transformação completa pode ser interpretada como idealista, levantando questões sobre a generalização desses conceitos para diferentes indivíduos e condições.

Rebeca Tavares 15/08/2020

A psicanalise cura sim!
Como todos os livros de Nasio, o autor expõe de forma simples e didática seus relatos de experiência e constata que a psicanalise cura sim, de uma forma única, com teoria e prática o autor explica que com o desejo do paciente e a técnica do analista a psicanálise proporciona cura a quem se implica nesse processo de autoconhecimento

Tamiris 29/12/2020

Sim, a psicanálise cura!
Primeiro livro que leio do Nasio e já quero ler outros. Achei incrível sua sensibilidade de analista e a generosidade em compartilhar sua experiência e mostrar o valor de uma análise!

Aninha ð¤ 29/12/2023

Gostoso de ler, fiel aos princípios da psicanálise e cheio de casos clínicos interessantes. A psicanálise cura! Mesmo que não saibamos dizer a razão exata depois de seguirmos o protocolo analítico.

Karol 01/06/2022

Um livro pequeno, mas rico
É um livro rápido, leve, mas acredito que seja voltado à profissionais da área, pois aborda bastante termos técnicos que acredito que outras pessoas poderiam flutuar um pouco no assunto.

Sou psicóloga, atuo na abordagem psicanalítica, porém encontrei algumas ideias dentro do livro que nao consigo acreditar que NA ATUALIDADE possam funcionar ou ser bem aceitas dentro da clinica contemporânea e tenho um pouco de receio dessas ideias e comportamentos colaborarem para aquele estigma que a psicanálise acaba carregando. No entanto, é um livro riquíssimo que traz bastante coisa boa e algumas visões interessantes, principalmente em alguns casos citados por Nasio. Quero ler outras obras dele para me aprofundar um pouco mais em sua linha de raciocínio (e criar a minha própria).

Sarah587 16/12/2022

Livro incrível!
Esse livro é essencial para aqueles que,como eu, amam
a Psicanálise, e é essencial também para os que dizem que a Psicanálise não passa de uma pseudociência.
O Nasio mostra claramente nesse livro como ele ajudou algum de seus pacientes chegarem a cura, ainda que essa cura seja um enigma, pois o psicanalista tem um papel essencial de tratar e levar o paciente a cura, ainda que o processo de cura seja desconhecido. Achei o livro um pouco abstrato em alguns pontos, não conseguia ver alguns conceitos sendo aplicado na prática da clínica. Mas posso afirmar que Psicanálise cura e deve ser valorizada, pois desde Freud até os psicanalistas mais atuais percebemos o efeito benéfico que ela trouxe para vida de várias pessoas.
Recomendadíssimo!

Caroline.Michel 28/03/2023

Sim! A Psicanálise cura.
Um livro interessante, principalmente para quem gosta de Psicanálise e busca prática clínica.
No decorrer das páginas Násio compartilha, de forma generosa, alguns casos de pacientes e suas intervenções, facilitando o entendimento do leitor sobre os benefícios da Psicanálise.

Rossandra.Santos 13/09/2023

Um bom livro
É um livro bem didático. Tem terminologia voltado pra quem é da área de psicologia. Aponta propostas de psicoterapia adquiridas com a experiência do autor. Descreve bem os pontos abordados.

Sofi 03/05/2022

Interessante
Pra quem gosta de psicanálise é um livro que eu recomendo. É bem curtinho, mas traz uma perspectiva linda acerca da clínica. Para iniciantes, como eu, achei uma leitura muito válida.