O Governo João Goulart

Moniz Bandeira

Resenhas - O governo João Goulart

Igor13 22/04/2021

Acadêmico/ativista
Esse é 5º livro que leio desse autor. Quem o conhece, sabe que avalia os fatos histórico com um viés, nada discreto, marxista. Isso incomoda mais em umas obras do que outras. O problema é que ele acabada tendo que destorcer, simplificar, omitir, diversos fatos para que os acontecimentos históricos se ajustem as conclusões marxistas. Aí ele deixa de ser um historiador e passa a ser um ativista. O que é uma pena, porque o professor escreve muito bem e traz muita informação interessante.

Só pra ilustrar a questão, olha o que ele escreve já na penúltima página do livro (p. 186): "Banqueiros, industriais, comerciantes, latifundiários, ricos e privilegiados, todos os exploradores e todos os parasitas festejam a vitória. Menos os trabalhadores. Eram os derrotados."

Tive que ouvir e ler essas coisas em aulas de história e depois na universidade. Sério mesmo? É tão simples assim? Nesse raciocínio, todos nós ao usarmos esse site, estamos, de certa forma, contribuindo para o enriquecimento dos criadores e administradores daqui. Sim, porque tem propaganda e estimula venda de livros. Há lucro. Há exploração. É isso? Parece mais discurso ideológico/doutrinário, muito parecido com dogmas religiosos. Uma pena.
Art89 12/10/2021minha estante
O livro é muito bom, com linguagem simples e com uma vasta referência bibliográfica e documental. Deve fazer parte da lista de livros de quem busca querer entender o golpe de 1964 que estabelece os pilares dos entraves do desenvolvimento brasileiro.

Igor13 13/10/2021minha estante
Sim. Mas deixa de ser honesto quando distorce fatos e dá opiniões dogmáticas parciais ao invés de fazer uma análise mais 'adulta'. Acho que esse autor tão enviesado que nem perco mais tempo com ele. Que o falecido descanse em paz.