Eric Clapton

Eric Clapton Eric Clapton

Resenhas - Eric Clapton

Fernando 17/06/2010

A energia e a simplicidade do blues transformada em palavras
Não é preciso ser um amante do blues para admirar Eric Clapton. Por sua genialidade e simplicidade. Por sua coragem e sua franqueza. Por sua humildade. A biografia neste livro é um retrato tão contundente de uma geração de músicos excepcionais e, acima de tudo, de um ser humano em busca de si mesmo, aceitando suas falhas e assumindo seus defeitos, digladiando-se com suas origens e reverenciando e desprezando seus amores, que deixa de ser um drama comovente para se tornar um bate papo à frente de uma lareira, numa noite fria.

De seus anos de vício frenético em heroína, seu amor desenfreado por Patty Boyd, os anos embalados pelo álcool, os erros na estrada, as músicas e músicos que o acompanharam na longa estrada... Está tudo lá. É uma confissão arrebatadora, sem desculpas.

O livro é mágico e visceral.

maria 28/11/2009

Minhas Impressões.
Parece que mergulhei nas confissões de menino criado pelos avôs, que seguia a risca o lema que todos conhecemos “sexo, droga e rock'n'roll”. É como se atrás das palavras, através da historia da vida dele, ele pudesse desculpar-se pelo o passado que teve, como se estivesse passando a limpo, livrando-se de uma historia difícil demais para se carregar.

Um desabafo de uma vida. De uma vida muito intensa e até mesmo sombria. A musica, é lógico que faz parte do livro em todos os momentos, mas livro não é sobre ela, e sim sobre de um menino que era inseguro e genial.

"Layla significou muito para mim, pois era sobre uma experiência emocional, sobre uma mulher pela qual tive um sentimento muito profundo, mas que não me deu bola"

Uma sinceridade absurda, uma analise profunda de si mesmo, de quem é aquela pessoa, confusa e infeliz e que foi idolatrado como Deus. A grande diferença entre autobiografia e biografia, é a intensidade da verdade e a forma como aborda os seus sentimentos, sua instabilidade emocional, sua facilidade de apaixonar-se e de repente desapaixonar-se de tudo. É simplesmente intenso demais, embora muitas vezes eu tenha percebido certa frieza e distanciamento, necessário aqueles que precisam se proteger.

Na década passada ele vive mais serenamente, já sem o vicio, mas mesmo assim é possível ver as cicatrizes do passado, criado pelos avôs acreditando que fossem seus pais verdadeiros, só conhece sua mãe aos 12 anos, mas ela é apresentada como irmã, descobre um pai de verdade, reconhece-se pai e perde o seu filho em um acidente, vive seu luto e larga o vicio da bebida por ele, ganha diversos GRAMMY, realiza alguns sonhos... e continua.

"Não quero criar limo”.

A trajetória de vida de um ser humano sobrevivente.

@quixotandocomadani 25/08/2021

Gostei muito dessa biografia! Achei que Eric Clapton foi sincero e aberto ao falar dos vários períodos de sua vida. Não é apenas sobre a sua carreira musical, mas principalmente sobre Eric como pessoa, as mudanças que passou, seu amadurecimento.

- a música foi a cura na vida dele.

· amizades: como os relacionamentos mudam ao longo da vida. Roger (empresário) foi o melhor amigo a vida toda e hoje não se falam.

· triangulo amoroso com Patty e George Harrison – cada relacionamento é único e tem suas particularidades e necessidades

· cada um tem seu caminho para encontrar sua fé. Do Eric, foi pelo vício em álcool e drogas.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

nino 07/01/2021

Uma leitura essencial.
Arrisco dizer que quando o assunto é biografia nem sempre o tiro acerta o alvo, o que não é o caso da autobiografia de Eric Clapton, narrada pelo próprio.

É muita história e das boas sendo tremendamente bem contada em seus pormenores detalhes.

Clapton veio da safra inglesa que assim como os Beatles e os Stones beberam na fonte do velho e poderosos blues e na sequência foram eletrizando tudo no volume máximo, foram tantas passagens marcantes por lendários mitos do rock inglês que a gente se perde ao tentar medir a relevância que cada projeto no qual ele fez parte teve como impacto na historia do rock.

Os momentos de auge, os momentos de quedas, nos levam junto a cada situação vivida pelo guitarrista em sua vida, a alegria e a tristeza são narrados de forma que afeta nossa própria vida e nos dá esperança quanto ao fato de que a superação é possível, mesmo quando tudo parece totalmente perdido.

Um dos livros mais verdadeiros e sinceros que li.

luana.Valvassori 25/02/2020

Leitura leve, uma verdadeira aula sobre música, musicos, blues e rock. Eric conta detalhadamente sua luta contra as drogas e o Álcool, abriu o coração no que diz respeito as mulheres e não se aprofundou muito no caso de seu filho Conor. Triste e inspirador.

Pimentinha 13/11/2021

Um livro ótimo.Mostra o lado humano de uma lenda do rock.Ele narra sua história de vida com muita sinceridade.

Eduardo 22/05/2012

Ótimo, umas das melhores biografias que li...
Ótima biografia, de fácil leitura, focada na intimidade de Clapton sem trata-lo como a estrela do rock/blues que é.

Começa com a história da sua mãe que engravidou de um soldado que nunca assumiu a paternidade. Como viviam em uma época conservadora e ela tinha somente 16 anos acabou assumindo a criança que foi criada pelos avos como se fossem os seus pais verdadeiros e a mãe biológica era tratada como sua irmã, fato que seria descoberto mais tarde e causado um trauma que o seguiu a vida inteira.

O livro relata sua facilidade para se tornar dependente das drogas e posteriormente do álcool. Passa por seus confusos e desastrosos relacionamentos amorosos, principalmente o triangulo amoroso entre ele, Pattie Boyd e George Harrison, mostra a criação do Cream e Derek and the Dominos, os seus altos e baixos financeiros, cita casos interessantes e curiosos envolvendo integrantes dos Beatles, Rolling Stones entre outras grandes bandas e músicos, fala da sua timidez em cantar e como foi praticamente obrigado a ter que fazê-lo, a perda do seu filho o que foi um divisor de águas em sua vida, até chegar a sua luta pela sobriedade, o casamento com Melia, suas filhas e seus medos e incertezas pelo futuro mostrando que ele é um ser normal como todos nós.

Recomendo a todos que querem uma boa leitura.

Wellington 31/05/2020

Vale a pena
Para quem gosta de Eric Clapton e se interessa em saber mais sobre a história desse músico, com certeza vai adorar a leitura. Vemos ai sua vida e carreira e essa edição da planeta tem um acervo de fotos bem legal.

Renata 20/10/2013

Uma enciclopédia
Conheci o som do Clapton sem querer, quando alguém "mais velho" esqueceu o cd "unplugged" dele no carro da minha mãe.
Lembro de que quando li "Eric Clapton" na capa, resolvi colocar pra tocar pelo simples fato do nome dele me soar familiar. Não fazia ideia de quem era.
O fato é que ouvi, curti, e a medida que fui conhecendo um pouco mais de blues passei a admirá-lo bastante.
Tive a oportunidade de ir a um show dele em São Paulo e fiquei muito feliz, apesar de achar que ele tem uma grande dificuldade de se comunicar com o público, o que me levou a crer que vê-lo ao vivo serviu mais para realizar um sonho e menos para "curtir o som de verdade".

Um amigo, sabendo que gostava muito dele, resolveu me emprestar sua autobiografia. Acabo de concluir sua leitura.

Apesar de tratar da história da vida do Clapton, o que mais me chamou a atenção e o que mais gostei nesse livro foi a possibilidade de compreender o significado da música na vida de pessoas como ele, além de poder "conhecer" um sem-número de músicos e bandas sobre os quais nunca havia ouvido falar, o que me fez sentir muito feliz e satisfeita.

A minha primeira reação à conclusão da leitura desse livro foi abrir o youtube e digitar "Please send me someone to love" de Percy Mayfield, uma das últimas canções que ele cita no livro. A minha reação foi pensar: "Como eu nunca havia ouvido isso?".

Enfim, se vc for um fã de música, especialmente de blues, e for curioso, leia esse livro e aprenda. É uma enciclopédia musical.

Metalfj 29/04/2023

Lágrimas no Céu
Amante de música desde pequeno (o qual comecei com Trem da alegria e atualmente nos mais diversos tipos de Rock, MPB, dentre outros), meu pai me apresentou - antes mesmo de gostar de rock propriamente dito, ao mestre Eric Clapton, conhecia as histórias por trás de Cocaine, Tears in Heaven, dentre outras... mas nada aprofundado.
Ganhei o livro dos meus pais, no natal provavelmente de 2007 (data da reimpressão da edição), talvez pouco depois... o que é pouco relevante neste momento. O ponto máximo é saber a história de ascensão (fama), declínio (drogas e algumas perdas) e superação (finalmente, deu a volta por cima) que esse grande músico passou...

obs: não quis entrar em detalhes pra não deixar spoilers... digo apenas uma coisa: leiam!

Nilson 04/02/2018

Especial
Já admirava este músico a muito tempo. Conhecer sua trajetória de vida foi uma viagem no tempo emocionante. Mais um ídolo, Mais um sobrevivente das drogas . Pior q isso faz parte do mundo artístico. Fui hippie...no fim dos anos 60 e vivenciei bem essas loucuras todas. SENTI certa falta de consideração ao seu amigo de todas as horas e empresário que lhe salvou nos piores momentos de sua vida pessoal e profissional(Roger)e não foi citado nos agradecimentos. Cita ele na pág.235 e da assim pra se ter ideia da importância q tinha em sua vida. Pra quem gosta de autobiografia é imperdivel este livro.

Alex 17/08/2020

História Interessante
Se você quer conhecer uma pouco mais de Eric Clapton ou da história das suas músicas, é um livro que vale a pena.

gabriel 27/10/2018

Clapton is God
Eric Clapton – a autobiografia é imperdível para quem é fã do músico, de música, de biografias...
O livro é um relato dolorido e cheio de sentimentos, um relato de quem viveu uma vida de excessos, e a honestidade e a humildade com que o guitarrista aborda esses assuntos no livro são muito comoventes.
Quem ainda não leu, corre ler, porque é ótimo.

Raffafust 27/06/2011

Lágrimas do início ao fim
Sempre gostei de Eric Clapton...em 1992 quando ele tocava a música Tears in Heaven e todo mundo lamentava a morte prematura do filho dele que havia caído da janela aos 3 anos de idade, eu achava a coisa mais linda o jeito como ele cantava emocionado essa canção.
Em 2008 ganhei esse livro de aniversário de meu namorado, ele acertou em cheio porque o autor de Layla é fantástico até em biografia. Gostei de saber como começou sua carreira artística, como foram suas re'lações com as drogas e também seu relacionamento com a primeira dama francesa Carla Bruni que o trocou por ( como assim?) Mick jagger dá a impressão de desabafo...fiquei com raiva dela, pelo relato dele ela era alguém meio sem coração que trocava de namorado famoso como quem troca de roupa!
Achei ele sincero em várias partes e de muita simplicidade o que me encamntou ainda mais, quando fala das ex esposas fala com carinho ( só não tem tanto carinho por ex companheiros de palco!)
Eu chorei em algumas partes, principalmente na dor da perda do filho.
Recomendo para quem é fã e para quem gosta de biografias em que sabemos como ele está hoje mas é muito legal saber tudo que ele fez para chegar até aqui.