I, Claudius

I, Claudius Robert Graves

Resenhas - I, Claudius

Marcos606 03/07/2023

Romance histórico de Robert Graves ambientado na Roma do século I d.C, escrito como um livro de memórias autobiográfico pelo imperador romano Cláudio, que é filho de um general romano, sobrinho do imperador Tibério e sobrinho neto do imperador Augusto. Fisicamente fraco, gago e com tendência a babar, Claudius é uma vergonha para sua família e é colocado em segundo plano nos assuntos imperiais. Os benefícios de sua aparente ineficácia são duplos: ele se torna um estudioso e historiador, fascinado pelas intrigas de seus contemporâneos, e é poupado das piores crueldades infligidas à família imperial por seus próprios membros durante os reinados de Augusto, Tibério e Calígula.

Intrigas palacianas e assassinatos - incluindo os do pai e irmão de Cláudio e dos filhos e netos de Augusto - o cercam. As maquinações resultam da ânsia de poder de seus familiares, do medo de perder o poder, de seus ciúmes e da crueldade e depravação inatas do insano Calígula. Lívia, esposa de Augusto e mãe de Tibério, é uma figura especialmente imponente entre o elenco de personagens complexos da história.

Robert Graves (1895-1985) foi poeta, romancista, tradutor, crítico e erudito clássico inglês, entre suas celebres traduções dos clássicos romanos estão Os Doze Césares (coleção de biografias históricas dos imperadores, importante para o enredo deste livro) e o Asno de Ouro.