The Poppy War

Resenhas -

Jenni Pradera 27/10/2020

Uma leitura incrível
"Um conselho, pequena guerreira,
o preço do poder é dor."

-> Fantasia em uma escola militar.
-> Um mundo rico e baseado na história chinesa moderna.
-> Shaman e deuses.
-> Personagens profundos e inesquecíveis.
-> Mentores fofos e viciados em opium

Esse livro foi incrível e fazia muito que um livro não me suga para dentro de sua história. O mundo é tão complexo e profundo que parecia que estava lá com a personagem principal.
Mas vou deixar um aviso que essa é uma história sobre guerra, então o tema é violento sombrio e carregado de gatilhos: Auto-mutilação, uso de drogas, estupro, etc.
É um livro dark!

alice 11/10/2021

the poppy war
Comprei "The Poppy War" com uma expectativa imensa pelo tanto que falavam desse livro lá fora, e eu sei que normalmente isso é receita pra desastre, mas isso não podia estar mais errado com esse livro. Ele foi tudo que me foi prometido, e admito que ainda foi além.

SINOPSE
O livro vai acompanhar a história da Rin, uma orfã de guerra que é adotada ainda criança pelos Fang, um casal contrabandista de ópio numa cidadezinha em Nikara. Basicamente, Rin é tratada como uma "outsider", uma estrangeira, e não é muito aceita na província, muito menos pela família adotiva, que quer vendê-la a um mercador em troca de contrabando. Para fugir de ser esposa do homem, Rin se candidata ao Keju, um teste feito em todo o país para selecionar os melhores e mais inteligentes jovens, que poderão ser treinados em Academias Militares por todo o país.

Rin, obviamente, passa, mas não só isso, ela consegue ir para a mais prestigiada de todas elas, a Academia de Sinegard, na capital do império. E Rin, contra todas as estatísticas, preconceitos e pobreza, vai parar na escola elitista, onde deve aprender sobre estratégia, combate, para virar parte do exército de Nikara, numa guerra de décadas com a chamada Federação.

A partir daí entram os deuses, os poderes, os problemas, as mortes e a guerra em si.

Se eu fosse continuar falando, o enredo não pararia mais, porque esse é um livro que acontece MUITA coisa, mas muita coisa mesmo. Nunca está muito parado, a não ser que seja situações de tensão, mas mesmo assim você fica realmente preso na história.

Sobre os PERSONAGENS, eu digo que vale a pena ler só por eles. São muito bem construídos, especialmente a principal. Ela é uma personagem verdadeira, crua, conseguimos ver seu lado bom e ruim, e o interessante é que o livro te deixa aberto a sua interpretação sobre a eticidade das ações da Rin.

Durante o livro inteiro eu ficava me perguntando em quê acreditar, em como ver o que o livro me apresentava, ele não para de te fazer questionar, e não só isso, mas haviam situações tão cinzas (eticamente) que eu realmente não sabia o que esperar da resolução daquela situação.

Por fim, vale destacar que o livro é cheio de GATILHOS, com as cenas de guerra detalhadamente retratadas. E o pior é ainda imaginar que a maior parte delas realmente aconteceram, uma vez que, como a autora fala ao final do livro, o contexto foi baseado nas guerras entre China e Japão, no período da guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.

Damy 27/01/2021

pesado
Brutal! No começo eu tava ?ah okay mais um livro de adolescentes que vão pra uma escola aprender a lutar?, mas chegou na metade e eu ja tava ??? MDS OQ TA ACONTECENDO AQUI NÃO TAVA PREPARADA!! Tem muita cena pesada, a autora não poupou detalhes pra descrever as brutalidades da guerra e teve certas partes que eu levei um tempo pra ler de tão horríveis que eram.
Enfim, me destruiu e eu amei!

Lua 24/05/2022

Fui ler achando q era enemies to lovers e sai traumatizada
Nao me entenda mal, o livro é muitooo bom. Eu adorei os personagens, o desenvolvimento e, principalmete, como aborda guerra de uma forma veridica. Nao tem romantizacao, nao tem eufemismo. A autora fala de tortura, estupro, genocidio sem escrupulos.
So que, ao mesmo tempo que essa é uma das melhores partes do livro, tambem é uma das piores. Eu nao sabia q teria cenas Fortes como teve e gostaria de ter sabido antws pra estar psicologicamente preparada.

Nicoli 04/03/2023

Incrível
Nunca tinha lido nada da escritora e me surpreendi, li em inglês e achei a escrita um pouco mais "formal" que o normal, mas isso foi muito enriquecedor para o meu inglês.
Eu gostei dos personagens, amei o desenvolvimento da protagonista e gostei muito da personalidade dela.
Achei ela super determinada e a jornada dela foi muito f0d4 na minha opinião, quase me senti lendo um livro de história de tão plausível que achei os conflitos.
Teve algumas cenas pesadas de abus0 e t0rtur4 mas depois que eu terminei a leitura eu nem me lembrava mais da sensação ruim que tive ao ler aquelas passagens, tamanha a grandeza da história.
Com certeza vou terminar a trilogia e espero que não decaia em qualidade pois o primeiro livro realmente me conquistou.
Uma última coisa que me encantou demais foi o fato de não ter paixão/ou sexo, coisas q eu estava um pouco enjoada já de tanto ler sjm. Não aguentava mais ler fantasias/distopias com triângulos amorosos ou protagonistas emburrecidas pela paixão adolescente, a história foi bem focada nos deuses e na guerra, eu amei.

Any 30/03/2023

A Guerra da Papoula
Eu não sei o que dizer, é um livro difícil de descrever ou dar opiniões sem falar demais.

Tudo o que posso dizer é que ele é um evento, é um sentimento.

Maria Laura 16/02/2023

Misto de emoções
A história é muito bem construída, mas, apesar disso tem cenas que ocorrem de maneira muito rápida e tem cenas que são muito demoradas. Gostei das personagens, mas sinto que preciso dos próximos livros para realmente conseguir me conectar com todos. Comecei amando a Rin e a sua determinação e terminei super confusa e sem saber muito bem o que achar, não de uma maneira ruim, apenas me fez pensar um pouco além do livro. Gostei muito e toda hora que não estava lendo me pegava pensando sobre ele e sobre o que viria acontecer. Apesar de sentir raiva em diversos momentos, senti que esse livro cumpriu seu objetivo de me fazer sair da realidade, refletir e sentir.

Isabela.Cavalcanti 02/04/2023

Muito bom o livro ! acho q não foi perfeito porque li em inglês e achei um pouco dificil a linguagem, muitas vezes me perdia e não me conectava muito c a cena - sinto q foi mais uma questão minha do que do livro