A Alma do Homem Sob o Socialismo

A Alma do Homem Sob o Socialismo Oscar Wilde

Resenhas -

LSV 14/01/2021

Primeiro acho importante dizer que eu adoro a escrita do Oscar Wilde, e novamente, o escritor não falhou com os leitores nesse quesito quando escreveu esse ensaio.
Porém, preciso alertar aos futuros leitores que Wilde disserta sobre o socialismo apenas no início do livro, após algumas paginas o tema é completamente esquecido, ao mesmo tempo em que o escritor passa a discorrer sobre o papel do artista na sociedade.
Acredito que seja equivocado considerar a obra como algum tipo
de artefato histórico-cultural pertencente à vertente socialista, visto que a visão utópica e elitista do escritor vitoriano não refletem o movimento quase que em nenhum aspecto.
Entretanto, recomendo o livro, pois apesar de tudo... Wilde continua sendo Wilde, e seu encanto permanece presente da primeira até a última página deste livro, valendo a pena a leitura.

Madu | O corvo livros 31/08/2021

Oscar Wilde pra mim é a definição de ARTISTA: Alma sensível, senso crítico, criativo e sem medo de ser o que foi. Esse livro é muito interessante, ele se posiciona de uma forma que te faz compreender seu pensamento e pensar "faz sentido", ainda que sua opinião seja outra. Se você já leu outros trabalhos do autor, como O retrato de Dorian Gray ou algum dos contos, vale muito a pena conhecer seus ensaios.

alanamendesm 23/08/2021

faz uns cinco dias que terminei e esqueci de colocar aqui ?

gostei bastante, tô com muita vontade de ler todas as obras do oscar wilde, me apaixonei pela escrita dele.

esse livro vai falar sobre o socialismo ideal na visão do autor e porque na sociedade inglesa da época seria quase impossível o socialismo dar certo, visto que as pessoas eram extremamente egoístas. também vai falar sobre o individualismo, um dos temas centrais no ensaio, e como é necessário mas ao mesmo tempo é o que "prejudica" o funcionamento de uma sociedade harmoniosa.

achei meio repetitivo em algumas partes mas a leitura vale muito a pena.