A Produção da Crença

A Produção da Crença Pierre Bourdieu




Resenhas - A Produção da Crença


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Vinicius.Miranda 03/09/2023

Formação e disputas de um campo
Textos bem representativos do conceito de Campo e das suas disputas imanentes. Bom texto pra quem estuda arte ou disputas dentro de um campo.
comentários(0)comente



Kyririm 08/05/2021

Conjuntura Bourdiesiana: O Fetiche dominante.
Bourdieu introduz como uma conjuntura de hierarquização política que controla a ação social (WEBER, 1937) dentro da sociedade pós-moderna; por conta de sua organização social, reconhece também que essas conjunturas já estão instaladas no indivíduo em si, portanto admitindo a ausência de agentes que o dominem uma vez que a cultura já desempenhe esse papel de uma maneira inata, com essa introdução, é possível tornar mais visível o papel do Estado nesse processo de "fetichização" do capitalismo durante esse processo de dominância. O indivíduo acaba possuindo essa capacidade de dominar por sofrer a influência do capital institucionalizado - na interação social que se fazem propagador dessa ação que estão em constante mudanças a cada movimento - e também são ?mediatizadas por mecanismo objetivos e institucionalizados?: ?[...] Se alguém pode vangloriar-se desta ou daquela manobra bem-sucedida à custa de um estrangeiro, pode também se orgulhar de ter efetuado uma compra a um preço exorbitante, por motivo de honra, para "mostrar que podia fazê-Io" ou, ainda, ter conseguido concluir um negócio sem desembolsar um centavo, mobilizando um certo número de fiadores? (BOURDIEU, 2002, p. 195).
comentários(0)comente



kiverdego 26/11/2018

Uma extensão ao fetichismo da mercadoria marxista
quem gosta de se aprofundar dos processos de fetichismo da mercadoria, este livro mostra. não se trata de um manual e sim de como os valores das artes tem valores intrínsecos. cabe ao artista traçar uma noção do que é belo de tal maneira que a demanda absorva essa crença posta por ele. alem disso, a violência simbólica dos bens simbólicos é um fator marcante para criar valor.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR