Forças armadas e política no Brasil

Forças armadas e política no Brasil José Murilo de Carvalho

Resenhas - Forças Armadas e política no Brasil

Luís Gustavo 06/08/2020

Excelente
José Murilo de Carvalho, nesse livro, tenta responder a algumas perguntas: como se deu o processo de politização das Forças Armadas no Brasil? Por que o golpe se consolidou em 1964? Por que se estuda tão pouco a história militar no Brasil? Como se consolidou a imagem dos militares no Brasil? Além de buscar responder essas perguntas, o livro também serve como um registro histórico do espírito do tempo em que cada ensaio foi escrito. Isso porque o livro é composto por diversos textos escritos em décadas diferentes; cada um contém as esperanças do autor para o futuro e, como sabemos onde nos encontramos hoje, a leitura fica ainda mais interessante.
José Murilo de Carvalho é um baita historiador e sociólogo que eu recomendo bastante a leitura!

luanivea 07/05/2023

Nesse livro, o autor levanta questões muito importantes a respeito das forças armadas e trouxe bastante evidência de como esse assunto ainda é precário no Brasil.
Nos últimos capítulos o livro se arrasta e não se aprofunda muito.
Apesar disso, a experiência foi muito boa.