O Campeão de Audiência

O Campeão de Audiência Walter Clark...

Resenhas - O Campeão de Audiência

Luis 15/01/2010

A Globo era ele.
Na metade final da década de 50, uma pequena emissora de televisão carioca , alocada no canal 13, vinha sedimentando o hábito de ver TV entre os habitantes do Rio de Janeiro. Por trás daquela verdadeira revolução, estava a genialidade de seu jovem diretor, que nos anos seguintes faria fama e fortuna como um dos maiores homens de comunicação de seu tempo : Walter Clark.
Hoje, quando se fala da potência televisiva que é a Rede Globo, o nome de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, é mencionado quase que como único responsável pelo grau de hegemonia de que hoje a empresa dos Marinho desfruta. Pura injustiça. Todo o poderio da maior rede de televisão do país era inimaginável ao final de 1965, quando o humilde canal 04 do Jardim Botânico, inaugurado em abril daquele ano, estava prestes a falir. Roberto Marinho, um homem reconhecidamente de jornal, sem maiores conhecimentos sobre mídia eletrônica, depositou o futuro, aquela altura incerto, de sua jovem estação no colo de Walter, que andava insatisfeito na TV Rio, onde já havia virado lenda. Aconselhado por Nelson Rodrigues, Clark topa o desafio e em cerca de 3 anos pôe a Globo no topo, onde até hoje permanece.
A obra é uma história fantástica e surpreendente sobre o desenvolvimento da TV popular no Brasil, contada com uma rara franqueza em autobiografias. Um trabalho de primeira que , infelizmente, não teve a repercussão que merecia. Recentemente, a Revista Piauí ao publicar um perfil de Luiz Carlos Barreto, que durante algum tempo foi sócio de Clark em uma produtora cinematográfica, citou trechos do livro, ressaltando assim a sua importância.
Walter Clark morreu em 1997, seis anos após a publicação de “O Campeão de Audiência”. Não me espantaria se em seus momentos derradeiros, ele invocasse Flaubert e declarasse “A Globo sou eu.” Durante muito tempo foi mesmo.